Buscar

0_questões de R veterinária RAD7

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1. A radiologia veterinária possui utilização em diversas áreas da radiologianos animais seja para práticas de diagnóstico e terapia de patologias.Sabendo disso, quais são essas aplicações na radiologia veterinária?
Resposta: A radiologia veterinária é uma técnica de diagnóstica por imagem  bastante procurada na clínica de pequenos animais. Trata-se, de modo geral, da aplicação de radiações ionizantes e não-ionizantes para práticas de diagnóstico de patologias diversas e alguns tipos de terapia. 
Ao contrário do muitos pensam, a área de radiologia veterinária não engloba apenas a técnica de Raio X, apesar de ser uma das principais. Mais do que isso, é uma área abrangente e essencial no dia a dia da clínica veterinária. Podemos dizer que está se desenvolvendo a passos largos e suas aplicações tem se tornado cada vez mais presentes no dia a dia do médico veterinário. Hoje, os principais tipos de exame utilizados são: Raio-x, tomografia computadorizada, ressonância magnética, radioterapia e medicina nuclear.
  A radiologia veterinária utiliza radiações para fazer avaliações sobre estruturas internas do corpo dos pacientes com o auxílio de equipamentos. Portanto, essa é uma técnica essencial no diagnóstico, acompanhamento e tratamento de patologias diversas. 
2. Sobre a aplicação da Medicina Nuclear em animais qual o radioisótopomais usado para o exame veterinário nuclear?
Resposta: Para o diagnóstico, as imagens da medicina nuclear permitem uma visualização da anatomia e da fisiologia dos animais, assim como é a medicina nuclear em humanos. O radioisótopo mais utilizado para o diagnóstico veterinário nuclear é Tecnécio 99m, que tem uma meia vida de 6 horas e é eliminado do organismo em 24 horas.
3. Entre os vários exames de medicina nuclear, cite os principais:
Resposta: Os exames comumente utilizados em medicina nuclear são: Cintilografia óssea. Gamagrafia com gálio. Tomografia por emissão de pósitrons (PET scan).
4. Qual o método de tratamento para animais diagnosticados com câncer naradiologia veterinária?
Resposta: Radioterapia na Radiologia Veterinária Isto porque o câncer é a causa mais comum de morte de animais pequenos com mais de 10 anos. Sendo diagnosticado no inicio da doença, o tratamento radioterápico consegue erradicar o tumor e fazer com que o animal tenha uma melhor qualidade de vida.
5. Quais são os equipamentos de raio X usados na radiologia veterinária?
Resposta: Os equipamentos são praticamente os mesmos de tomografias, ultrassons, raios-x, ressonâncias magnéticas, radioterapias e medicina nuclear. É claro que a escolha pelo exame a ser utilizado cabe ao especialista, e ele pode levar em conta, além da suspeita para o diagnóstico, o método de mais fácil de aplicação.
6. Os parâmetros básicos de exposição, para uma radiografia veterinária são?
Resposta: Sabemos que para uma boa radiografia devemos ter para uma boa qualidade o contraste e nitidez radiográfica, sendo esses itens subdivididos como:
· Contraste = objetivo e subjetivo.
· Nitidez = objetiva e subjetiva.
7. Qual o objetivo dos métodos de contenção?
Resposta: A contenção de bovinos é o ato de imobilizar os animais com a finalidade de restringir seus movimentos de forma segura, o que é fundamental para garantir segurança para os animais e para as pessoas responsáveis pela execução do procedimento.
8. Dê exemplos de métodos de contenção exemplificando-os.
Resposta: Contenção Primária e Contenção Secundária métodos que formam a base da biossegurança.
Tem como principal objetivo criar um ambiente de trabalho do qual se promova a contenção do risco de  exposição a agentes potencialmente nocivos ao trabalhador, pacientes e meio ambiente.
Contenção primária: é a proteção do trabalhador e do ambiente de trabalho contra a exposição a  agentes infecciosos. Obtida através das práticas microbiológicas seguras e pelo uso adequado dos  equipamentos de segurança. Como por exemplo, uso de vacinas, luvas e assepsia.  
Contenção secundária: é a proteção do ambiente externo contra a contaminação proveniente do  laboratório e/ou setores que  manipulam agentes nocivos. Por exemplo: descarte de resíduos  sólidos, limpeza e desinfecção de materiais e áreas.
9. Quais parâmetros necessários para a proteção radiológica na radiologiaveterinária?
Resposta: Radiologia Veterinária - Proteção radiológica individual
Avental de chumbo padrão. Avental de chumbo (borracha plumbífera) padrão, diversas cores - Norma NBR IEC 61331-3: 2004.
Luva de chumbo tipo escudo. ...
Óculos vidro chumbo proteção frontal RX 740. ...
Óculos vidro chumbo proteção frontal e lateral. ...
Óculos vidro chumbo proteção frontal RX 710. ...
Protetor de tireóide adulto.
10.Quais os requisitos necessários para a sala de exames em radiologiaveterinária?
Resposta : Manter o setor de diagnóstico na própria clínica veterinária, pode ser sinônimo de conforto para seu cliente, que teria a disposição todos os serviços que necessita agregado em apenas um local. Além disto é uma opção de investimento que lhe trará resultados financeiro positivos a longo prazo, na medida em que você deixa de terceirizar esta atividade, e um bom tutor não poupa dinheiro na hora de cuidar da saúde de seu pet.
Para isso, é necessário entender como é a estrutura e equipamentos necessários para montar a sua sala de raio x veterinário. Leia a seguir algumas dicas que preparamos para você montar e alcançar o sucesso com sua sala de raios x.
Os ambientes são divididos em setores, e cada um é responsável por uma etapa.
A câmara clara ou sala de raio X, é o local onde é realizado os exames e verificação da nitidez da radiografia. São essenciais neste local os equipamentos:
· Aparelho de raio x,
· Mesa bucky,
· Grade anti difusora,
· Biombo fixo ou móvel,
· Negatoscópio,
· Chassis radiográfico,
· Écrans,
· Sinaleiro,
· Alfabeto e números,
Após realizado o exame, o setor responsável pela revelação dos filmes é a câmara escura. Neste local são necessários os equipamentos:
· Tanque,
· Lanternas de segurança,
· Exaustor,
· Identificador,
· Colgaduras,
· Revelador e Fixador,
Todos os indivíduos envolvidos em um procedimento radiológico devem usar EPIs para sua proteção radiológica. São eles:
· Avental Plumbíferos,
· Luvas,
· Protetores ovarianos, testicular e tireoide,
· Óculos Plumbíferos.
Aluno: Emerson Amancio do Nascimento RAD7
Professor: Whoody

Continue navegando