Buscar

DISCURSIVAS - DIMENSÃO MARXISTA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Dimensão Marxista
1. Os teóricos afirmavam que a fonte da riqueza da sociedade é o trabalho. Porém, aos interesses de qual classe seus estudos se alinhavam? (AULA 1, TEMA 4)
Sua análise mantinha-se nos marcos do pensamento liberal, apresentando argumentos da lógica capitalista de produção e da concentração da riqueza em mãos dos proletariados burgueses
2. Descreva o fenômeno alienação. 
(AULA 1, TEMA 5)
Entendemos que a alienação ocorre através de um processo de exteriorização de algo que só a essência humana pode realizar a do não conhecimento desta atividade enquanto tal. Sendo assim, uma vez estabelecido todo processo de trabalho até o seu final, o produto do processo se transforma em algo estranho ao seu produtor. 
3. Segundo Marx, como acontece a relação de classe entre burguesia e o proletariado? (AULA 2, TEMA 2)
A burguesia detentora dos meios de produção compra a força de trabalho do proletariado que não possui outra alternativa de sobrevivência e paga para ele através do salário. Já o proletariado vende sua força de trabalho de maneira consciente ou não, se submete à condição de exploração como a única Alternativa de sobrevivência tendo em vista que os bens de consumo necessários para manutenção de sua sobrevivência são adquiridos através de seu tempo de trabalho
4. Conforme a análise Marxiana, como acontece à exploração da força de trabalho no modo de produção capitalista. (AULA 2, TEMA 2)
O trabalhador vende sua força de trabalho no mercado em troca de um salário, que é determinado pelo tempo de trabalho dispensado para produção de um objeto. Mas, o salário não é apenas o pagamento pelo trabalho realizado, é também uma das fontes da exploração sob a forma de extração de mais valia na esfera da produção. É exatamente o fato de o trabalho executado pelo trabalhador não ser pago integralmente que possibilita a extração do que Marx chama de mais valia.
5. Descreva as principais críticas do autor (José Murilo) sobre o posicionamento da classe trabalhadora nesse período histórico (era Vargas) (AULA 3, TEMA 1)
O autor afirma que a cidadania apresentada aos trabalhadores na Era Vargas não foi fruto de reivindicações e condiziam com a estratégia populista de dominação de classe nesse contexto os trabalhadores assumiram a figura passiva e receptora ao invés de ativa e reivindicatórias, porém os trabalhadores brasileiros passaram a possuir direitos que outra outrora não tinha e acenderam no quadro político brasileiro como nunca antes.
6. O que provocou esse chamado “milagre econômico”? (AULA 3, TEMA 2)
Percebemos que uma série de fatores foram contribuintes para o estabelecimento do milagre, mas a injeção de um imenso capital estrangeiro no país foi fundamental para a sua consolidação. 
7. Quais os fatores econômicos e políticos que favoreceram e justificaram a instalação do Golpe Militar ocorrido em 31 de março de 1964? (AULA 3, TEMA 1)
I A alegação de uma suposta ameaça comunista no país; II Incidência de instabilidade em todas as áreas sociais; III. Inflação de mais de 100% ao ano e descontrole nas contas públicas; IV Insatisfação das classes dominantes sobre a política populista implementada pelo então Presidente da República, João Goulart.
8. Tendo em vista os conteúdos estudados até aqui, descreva a contradição social que fundamenta a intervenção profissional do assistente social. (AULA 3, TEMA 5)
Essa contradição é aquela entre capital e trabalho ou entre a burguesia detentora dos meios de produção e a classe operária vendedora de força de trabalho. Ela determina a chamada questão social e o assistente social em sua ação profissional se propõe a enfrentar as expressões da mesma que se manifestam na área de habitação saúde moradia e assistência social segurança alimentar entre outros necessita da clareza deste confronto para fundamentar sua prática cotidiana. 
9. Descreva os fatos que contribuíram para a queda do Regime Militar Brasileiro. (AULA 3, TEMA 2)
A partir do fim do período chamado milagre econômico, instaura-se a crise do petróleo e a recessão mundial interfere na economia brasileira. Neste momento os créditos e empréstimos internacionais diminui, e o campo de reabertura política no Brasil se torna favorável, é onde os setores da sociedade se organizam para reclamar sua insatisfação e pressionar pelo fim do Regime Militar.
10. Tendo em vista o conteúdo estudado explique qual foi o impacto da atração do estado na execução das políticas sociais. (AULA 3, TEMA 4)
Uma das medidas do pacote neoliberal na década de 1990 visava combater a crise fiscal através do corte de gastos do poder público com a área social chamando a sociedade civil organizada para fornecer respostas as contradições sociais. Essa proposta contribui para a desqualificação da ação do estado no campo das políticas sociais que promoveu a inversão de papéis entre a sociedade e estado no enfrentamento dos problemas sociais enfrentados pela classe trabalhadora.
11. Nesse contexto explique como ocorre o processo de ideação prévia e /ou objetivação. (AULA 4, TEMA 2)
A ideação prévia é um processo que permite a construção de uma consciência acerca do resultado provável de uma ação determinada, ou seja, é a ideia que o homem tem acerca do resultado final do objeto do seu trabalho.
12. Nessa perspectiva, descreva a importância da análise conjuntural sócio histórica do Movimento de Reconceituação da profissão (AULA 4, TEMA 5)
Nessa perspectiva, pudemos compreender que a análise conjuntural é de suma importância para compreensão dos rumos tomados pelo profissional a partir das décadas de 1980 e 1990, uma vez que foi um período decisivo para a consolidação do projeto profissional que desfrutamos ainda em nossos dias.
13. Com base conteúdos abordados, descreva o objetivo (reconceituação) Desta procura por um novo projeto profissional. (AULA 4, TEMA 3)
O chamado período de renovação profissional foi um momento onde as diferentes tendências profissionais se encontraram, com objetivo de enriquecer o debate profissional e enfraquecer completamente a dimensão tradicional da profissão. A categoria procurava um projeto profissional que correspondesse de forma coerente e consistente as novas demandas colocadas pelo capital em processo de amadurecimento, rompendo com as práticas conservadoras e tradicionais.
14. Nesse contexto, explique as características do trabalho do assistente social e a sua localização na sociedade. (AULA 5, TEMA 5)
O serviço social é uma profissão que, como todas as demais, envolve uma atividade especializada e que possui especificidades na divisão social e técnica do trabalho coletivo, e que, portanto requer fundamentos teórico- metodológicos, a eleição de uma perspectiva ética e a formação de habilidades consistentes de política
15. Com base nos nossos estudos, explique o porquê da necessidade do assistente social compreender os aspectos históricos e políticos da realidade onde está inserido. (AULA 5, TEMA 5)
A partir do entendimento da categoria profissional sobre o seu lugar na divisão de classes e a determinação das contradições sociais, ela assume um papel de defensor dos direitos sociais e se aproxima da classe trabalhadora, população usuária de seu atendimento. Esse desvelamento permite uma intervenção mais eficaz e positiva, alinhada com a realidade social contraditória.
	16. Com base nos nossos estudos, descreva uma delas. (AULA 5, TEMA 4)
Interventiva: Abrangendo a intervenção em si, a instrumentalidade, o conhecimento das vertentes teórico-metodológicas, os instrumentos técnico-operativos e os componentes éticos, os do campo das habilidades, os componentes políticos, o conhecimento das condições objetivas de vida do usuário e o reconhecimento da realidade social. Busca-se nessa esfera explicitar o fazer profissional e perceber que é dela que emerge a existência, a materialidade e a concreticidade da profissão;
Analítica: Nessa dimensão está contida a elaboração de pesquisas, produção do conhecimento e os aspectos analíticos que dão suporte, qualificam e garantem a concretização da açãointerventiva. Aqui se insere a produção de artigos científicos, o desenvolvimento da pesquisa, enfim, tudo que dá suporte teórico para a categoria profissional; Ética: Nessa dimensão temos os pressupostos preconizados no Código de Ética de 1993 e no projeto ético-político, ressaltando a forma como os assistentes sociais devem se apropriar desse conhecimento. Essa dimensão aponta as balizas ou caminhos pelos quais os assistentes devem caminhar ao longo de sua trajetória profissional.
17. Explique como esse impacto é operado com o fazer profissional. (AULA 5, TEMA 4)
O assistente social atua através da intervenção, que é uma ação planejada de acordo com o acumulo teórico- metodológico e as habilidades e operativas da categoria profissional, guiado pela dimensão ético-política. Ou seja, apesar das demandas serem apresentadas aos profissionais de maneira aleatória, o exercício profissional deve percorrer o caminho das disposições especificas do exercício profissional.
18. Conforme nossos estudos explique os fundamentos do processo de sistematização da prática profissional. (AULA 6, TEMA 5)
A sistematização da prática profissional é um estudo que não significa apenas a elaboração de um dado e informações burocráticas e nem tão pouco uma atividade Redentora do trabalho profissional. Podemos considerá-la um processo que contribui significativamente para construção de um reflexo sobre a postura crítica e investigativa do profissional diante das demandas colocadas pelas instituições políticas sociais e por seu público-alvo. 
19. Explique as razoes que levaram a categoria profissional a adotar essa postura (romper com o senso comum) (AULA 6, TEMA 1)
Essa postura se deve as desafiadoras situações cotidianas apresentadas aos assistentes sociais, relacionadas às condições de vulnerabilidade e risco social da população usuária. É necessário analisar a realidade apresentada com uma postura crítica e conhecendo os fundamentos contraditórios da sociedade capitalista. Contudo, existem particularidades de casos para casos, onde o profissional deverá considerar o tempo histórico e localização de cada caso, para propor invenções coerentes coma demanda apresentada.
Como aconteceu a intervenção política no Brasil
A intervenção política dos militares no Brasil aconteceu de maneira gradual de fato desde a inesperada renúncia de Jânio Quadros alguns setores militar se mostravam favoráveis ao estabelecimento da ditadura militar a primeira ação tomada nesse sentido aconteceu em 1961 quando o vice presidente João Goulart teve sua posse ao cargo presidencial ameaçada por militares que o considerava um político com as esquerdas nacionais contrários ao anseio militar diversos democratas e trabalhadores saíram em defesa da posse do novo presidente o golpe conseqüência de várias questões que tomavam conta da nação nos anos 1960 e economia brasileira estava ocorrida por uma onda de desemprego, inflação e queda nos investimentos, além disso, o populismo entrou em crise ao perceber que as reivindicações concedidas aos trabalhadores não poderia ser impostas sem primeiro atender os interesses das elites, por ultimo devemos ainda destacar o apoio logístico e militar dos EUS a ação dos militares brasileiros.
Após a leitura do texto e dos conteúdos abordados nas aulas Explique os principais pontos sobre o modo de produção asiático:
Os modos de produção asiáticos são: as formações econômicas sociais do oriente e divisão planejada e individual do trabalho. Para Marx a chave para se compreender as formações econômico-sociais do oriente antigo estava na ausência total da propriedade privada da terra. Na Ásia a propriedade da Terra era monopólio do estado onde as comunidades locais ficavam apenas com a posse privada da terra e dos frutos por ela produzidos. Para Marx o modo de produção asiático é fundamental para a sua compreensão do processo geral da história da humanidade em especial para o desenvolvimento do modo de produção capitalista do ocidente europeu

Outros materiais