Buscar

LETRAS EXERCICIOS PALAVRAS E SINTAGMAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PALAVRAS E SINTAGMAS
PARTE 1
1. Sobre a definição de léxico, assinale a alternativa correta .RESPOSTA: C).O léxico apresenta certo teor de regularidade e é elemento fundamental da organização linguística da língua.
2.Sobre o conceito de palavra, assinale a resposta correta: RESPOSTA: C)A palavra é fundamental no processo de comunicação.
3.Sobre os componentes formadores das palavras, assinale a alternativa correta: RESPOSTA: D)Palavras são compostas por radical e afixos.
4. Sobre as classes de palavras, assinale a alternativa correta.RESPOSTA: A)Conhecer as classes de palavras é fundamental, pois elas expressam as propriedades gerais das palavras.
5.Com relação aos tipos de sintagmas, assinale a alternativa que indica corretamente o tipo de sintagma e a sua descrição. C)O sintagma nominal é composto, obrigatoriamente, por um nome, o qual é seguido por seus determinantes.
PARTE 2
NOÇÕES BÁSICAS DE MORFOLOGIA
1. Assinale a alternativa correta para o seguinte questionamento: o léxico pode ser um conjunto fechado de unidades? RESPOSTA D)Não. Léxico é o conjunto de palavras de uma língua, mas também reúne os processos de formação de palavras
2.Por que o léxico é “ecologicamente correto”? RESPOSTA: A)Porque ele tem um banco de dados em permanente extensão e utiliza material já existente na língua.
3.Sobre Morfologia, Semântica e Sintaxe, assinale a alternativa correta: RESPOSTA: E) Morfologia: estuda a estrutura, a formação e a classificação das palavra
4.Sobre a classe de palavras denominada de substantivo, assinale a alternativa correta.:RESPOSTA D)É definida por sua propriedade morfológica de apresentar e determinar flexão de gênero e número, por sua propriedade semântica de designar seres ou entidades e por sua propriedade sintática de ocupar o núcleo do sujeito e complementos.
5. Sobre a abordagem gerativista da Morfologia da Língua Portuguesa, pode-se afirmar que: RESPOSTA: C).envolve a capacidade criadora de um ser pensante.
PARTE 3
PROCESSO DE FORMAÇÃO DAS PALAVRAS
1.Com relação à definição do que são morfemas lexicais, ou desinências, assinale, a seguir, a alternativa correta.RESPOSTA: D)As desinências são morfemas que constituem classe fechada, obrigatória, e representam as noções gramaticais de gênero, número, modo, tempo e pessoa
2.Sobre as desinências nominais e sua classificação, assinale, a seguir, a resposta correta.ESPOSTA:A).As desinências nominais classificam-se em: de gênero (masculino e feminino) e de número (singular e plural).
3.Com relação à flexão como processo de ampliação do léxico, assinale, a seguir, a alternativa correta. B)No nível sintático, a flexão impõe normas de concordância, de modo que os vocábulos subordinados a um substantivo, por exemplo, devem com ele concordar em gênero e número.
4.Sobre as desinências verbais e sua classificação, assinale, a seguir, a alternativa correta. RESPOSTA E)As desinências verbais classificam-se em: modo-temporais (tempo e modo do verbo) e número-pessoais (número e pessoa da forma verbal). 
5.Qual é a alternativa que define corretamente o processo de composição de novos vocábulos? Resposta: C)Composição ocorre quando se combinam dois ou mais radicais para formar uma nova palavra com sentido diferente daquele presente nos radicais individuais.
PARTE 4
TERMOS ACESSORIOS DA ORAÇÃO
1.Assinale a alternativa que indica a definição correta de sintagma básico:
 RESPOSTA: B)É a combinação de formas mínimas em uma unidade linguística superior que surge a partir da linearidade do signo.
2.Sobre a linearidade dos sintagmas, assinale a resposta correta: RESPOSTA:C) Esse é um princípio que se aplica apenas às unidades do plano da expressão, ou seja, os fonemas, por serem apenas estes emitidos em ordem linear ou sucessiva na cadeia da fala. Esse princípio é a base das relações sintagmáticas.
3. Qual alternativa associa corretamente um exemplo com cada um dos tipos de construção de sintagma? RESPOSTA: E).Sintagma oracional: a vida é uma só.
4. Sobre os elementos que podem desempenhar função de acessório nas orações, assinale a resposta correta:RESPOSTA: D) O adjunto adverbial, o adjunto adnominal e o aposto desempenham o papel de termos acessórios na construção dos enunciados.
5. Nos exemplos a seguir, o termo acessório da oração está destacado em itálico, mas em apenas uma das alternativas ele está sinalizado de forma correta. Assinale, portanto, a alternativa correta: RESPOSTA: C.A casa é linda, apesar da fachada.

Outros materiais