Buscar

RESUMO Valor Presente Líquido

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Valor Presente Líquido
Valor Presente Líquido (VPL) é uma técnica sofisticada de avaliação econômica de investimento que leva em consideração o valor do dinheiro no tempo, ou seja, o dinheiro ao longo do tempo descontado a uma determinada taxa de desconto, ou custo de oportunidade ou retorno exigido. 
A técnica consiste em calcular, conforme Assaf Neto (2014), a medida do valor presente líquido que é obtido pela DIFERENÇA ENTRE O VALOR PRESENTE DOS BENEFÍCIOS LÍQUIDOS DE CAIXA, previstos para cada período do projeto E O VALOR PRESENTE DO INVESTIMENTO. 
Esse método traz a vantagem de que, caso o projeto seja aceito, garantirá a remuneração exigida pelo investidos, pois os fluxos de caixa futuros projetados são descontados a um custo de capital estabelecido pelo investidor. Esse custo de capital é uma taxa de desconto que remunera o capital a ser aplicado pelo investidor, garantindo retorno suficiente para preservar e aumentar sua riqueza.
Ross, Westerfield e Jaffe (2002) nos ensinam que a superioridade do critério de avaliação econômica de investimentos pelo critério do valor presente líquido VPL reside em três características principais, que são: Primeira: o valor presente líquido usa fluxos de caixa. Estes fluxos são utilizados em projetos de investimento, pagamento de dividendos, pagamento de juros. Conforme esclarece Gitman (2006), os lucros contábeis não devem ser usados em análise de investimentos, pois não representam fluxos de caixa; Segunda: o valor presente líquido usa todos os fluxos de caixa do projeto analisado. Outros critérios ignoram os fluxos além de determinada data. Terceira: o valor presente líquido desconta os fluxos de caixa corretamente. Outros critérios podem ignorar o valor do dinheiro no tempo. Por essas características, o valor presente líquido VPL é considerado o melhor método de análise econômica de investimentos.
A decisão estabelecida como critério para aceitar ou rejeitar os projetos utilizando o método de VPL é uma decisão objetiva e definida pela aceitação do projeto se o VPL for maior ou igual a zero. 
Por outro lado, o projeto com VPL negativo indica retorno inferior à taxa mínima requerida para o investimento, revelando ser economicamente desinteressante sua aceitação. 
VPL ≥ 0 projeto aceito 
VPL < 0 projeto rejeitado

Outros materiais