Buscar

Antibióticos: Indicações e Reações Adversas

Prévia do material em texto

Aluno: João Ferreira de Freitas Neto Data: 20/03/2021
 
 Antibióticos:
Amoxicilina:
Indicação:
A amoxicilina é um antibiótico de amplo espectro indicado para o tratamento de infecções bacterianas causadas por germes sensíveis à ação da amoxicilina.
Posologia:
A dose padrão para adultos é 250 mg (esta dose só pode ser obtida com a suspensão oral) três vezes ao dia (de 8 em 8 horas) com aumento para 500 mg (uma cápsula) três vezes ao dia (de 8 em 8 horas) nas infecções mais graves.
Reação adversa:
- Reações comuns: enjoo, diarreia, erupções de pele; 
- Reações incomuns: coceira; vômito; urticária. 
- Sintomas mais graves como convulsões, sinais de alergia, mudança da cor da língua são raros. Mas se observar a presença desses sinais, procure ajuda médica.
Cefalexina: 
Indicação:
Cefalexina é indicada para o tratamento da sinusite bacteriana, otite média e para infecções do trato respiratório, do trato geniturinário, da pele, dos tecidos moles, ósseas e dentárias, em crianças e adultos.
Posologia:
As doses diárias para adultos variam de 1 a 4 g, em doses divididas, sendo a dose usual para adultos de 250 mg a cada 6 horas.
Reação adversa:
Os efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer com o uso de Cefalexina são diarreia, vermelhidão da pele, urticária, má digestão, dor abdominal e gastrite.
Acido Nalidíxico: 
Indicação:
Ácido Nalidíxico é indicado no tratamento das infecções urinárias e intestinais causadas por germes Gram-negativos sensíveis ao Ácido Nalidíxico incluindo a maioria das cepas de Proteus spp., Klebsiella, Enterobacter e E. coli.
Posologia:
1 grama (2 comprimidos) 4 vezes ao dia. Para manutenção do tratamento prolongado a dose pode ser reduzida para 500 mg (1 comprimido) 4 vezes ao dia.
Reação adversa:
Sonolência, tontura, fraqueza, cefaleia, vertigem, aumento de pressão intracraniana, edema papilar, dores abdominais, náuseas, vômitos, diarreia, Erupções na pele, prurido, urticária, eosinofilia, artralgia com dor e rigidez articular, angioedema, choque anafilático, e reação anafilactóide,

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes