Buscar

Psicossomática da saúde e doença

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

· Conceito de Psicossomática
Só definição:
-Tem como objeto de estudo as relações entre a estrutura psicológica e as doenças que afetam o corpo e, a inter-relação entre mente/corpo para compreender o sentido da doença. 
-Tem a função de relacionar a vida emocional com o surgimento das doenças, buscando a sua inter-relação com a psique humana.
-Os estudos em psicossomática demonstram que os sinais das doenças no corpo poderão ser uma reação que é o caminho para o equilíbrio físico, psíquico e emocional. 
A influência de fatores psíquicos nas manifestações físicas
-Estudos de base psicossomática apontam a influência dos fatores psíquicos nos distúrbios físicos, no estado psicológico da pessoa e o papel do meio externo, particularmente o meio social como reflexo na doença.
-Como a doença é um estado que tem como foco uma perturbação de órgãos e células é preciso identificar os tipos de doenças que poderão ser causadas pelo estado emocional e psicológico;
-Exemplos:
 1. Na neurose de angústia, é caracterizada por um sentimento permanente de angústia não referida a algo determinado, encontram-se sintomas de natureza diversa, como distúrbios respiratórios ou cardíacos, diarreias e congestões;
1.Atividade sexual não satisfatória, quando os fatores sexuais aparecem como um problema, encontramos sintomas como cefaleias, prisões de ventre 
 3. Na hipocondria
Obsessão com a ideia de ter um problema médico grave, mas não diagnosticado. Os sintomas incluem medo intenso e prolongado de ter uma doença grave e preocupação de que sintomas pequenos indiquem algo grave
 Não se verificam sintomas somáticos concretos; contudo, ela concerne a uma experiência de ordem também corporal, como a nosofobia (medo de ficar doente), ligada aos sintomas da neurose de angústia;
4. Estudos permitiram constatar que as doenças que ocorriam no útero feminino desencadearam importantes fatores psíquicos. Nesse órgão especificamente existe um forte poder psicossomático, devido à sua intrínseca relação simbológica com a natureza feminina. As doenças no ovário alteram significativamente a imagem da mulher perante si e os outros. Portanto, afetam psicologicamente a mulher, na medida em que envolvem uma extensa rede de interações fisiológicas, anatômicas e psíquicas.
Enfoque terapêutico da psicossomática:
-A psicossomática contribui para a cura e a prevenção de futuras doenças, pois estimula a reflexão da vida do indivíduo como um todo no tocante às doenças somáticas que surgem, tendo como fator etiológico os aspectos mentais.
-A evolução da medicina psicossomática vem contribuindo para a compreensão da doença a partir de um enfoque psicossocial, a partir da situação existencial (física ou psíquica). Grande parte das doenças adquiridas pelo ser humano é resultado de seus relacionamentos desequilibrados com o mundo.
-Nesse contexto, essa visão impõe uma reflexão sobre os sentimentos humanos e como as emoções têm poder de trazer efeitos maléficos e benéficos sobre a saúde. O enfoque terapêutico da psicossomática envolve um profundo refletir sobre as formas de compreender a doença e os efeitos emocionais da vida sobre a pessoa.
-Assim, compreende-se que a doença e os processos de cura são construções sociais, resultantes de um processo complexo que integra fatores biológicos, socioeconômicos, culturais e psicossociais que permeiam o contexto da história de vida das pessoas e que exercem marcada influência nas suas atitudes face à doença e aos processos de cura.
-O estado de depressão ocasionado pelo isolamento imposto pelas características da doença, as frustrações, baixa estima, traumas e desgostos, podem desencadear as chamadas doenças da alma.
-A visão da doença como fator somático apresenta uma ação integrativa e enriquecedora do conhecimento profissional sobre a saúde, privilegia a interação terapêutica profissional humanizadora da transição para a saúde que considera o homem como um ser dinâmico plenamente envolvido na natureza, sociedade e na cultura.
Somatização
O sintoma é uma manifestação do que nos faz falta, de princípios que não foram vividos pela consciência e que descem para o corpo, tornando-se visíveis como sintomas corporais.
O sintoma aparece como espelho de nossa alma e exige a nossa atenção. 
É no sintoma que o homem vive aquilo que não quis tomar consciência.
O sintoma usa o corpo como instrumento.
O sintoma nos torna mais honestos, pois torna visível o que estava reprimido.
Modelo reducionista da saúde:
Tem como traço fundamental o mecanismo fisiologista. Nessa concepção, a vida deixou de ser objeto central da prática médica (clínica), e a forma humana passou a ser vista de forma dissociada dos aspectos psicossociais. 
· Surgimento da psicossomática
A origem da Psicossomática pode ser remontada a Hipócrates, mas a compreensão moderna em tal área tem seu início no começo do século XX, a partir dos estudos de Georg Groddeck e Sandor Ferenczi e, posteriormente, uma fundação oficial, nos EUA por Franz Alexander.
A Medicina grega é precedida pela Filosofia, mais precisamente, os físicos. Alcméon de Crotona, no século V a.C., foi o primeiro a defender que o cérebro é a origem das sensações e que a saúde é o resultado do equilíbrio entre forças, tais como úmido/seco, frio/quente, etc.
Empédocles de Agrigento, também no século V a.C., defende que a natureza é constituída de quatro elementos primordiais: terra, fogo, água e ar, que se atraem e se separam de acordo com dois outros princípios cosmogônicos: o amor e o ódio. Empédocles se vale desses princípios para explicar a natureza, mas também o homem, sendo o primeiro a explicar a fisiologia da respiração e da visão. Além disso, construiu uma teoria da inteligência, atribuindo ao princípio dos semelhantes a origem da sabedoria que, tal como as sensações, sabe pela semelhança elementar com o sabido (amor) e ignora o dessemelhante (ódio).
Inspirado em Empédocles, natureza do homem no corpus hippocraticum é a doutrina dos humores, na qual se concebe que o homem é constituído de quatro humores: sangue, flegma, bile amarela e bile negra que devem estar distribuídos quantitativa e qualitativamente pelo corpo e misturados harmoniosamente para se manter o estado de saúde. Encontramos no corpus hippocraticum uma doutrina preocupada com os doentes, mais do que com as doenças, que trata do corpo sem deixar de cuidar da alma, pois tal distinção não está estabelecida. 
Para Platão, a alma do homem e seu corpo são cópias imperfeitas da alma e do corpo do mundo. Por esse motivo, o corpo morre por estar sujeito ao devir das coisas sensíveis, uma vez que sua criação é feita pelo empréstimo das partículas que constituem a matéria, mas a alma permanece). Dessa forma, o olhar dualista de Platão foi que sedimentou o corpo e a alma. O dualismo platônico, no entanto, permite relações entre a alma e o corpo, na medida em que a alma, em suas múltiplas divisões, se localiza no corpo.

Outros materiais