Buscar

Antraquinonas: Propriedades e Aplicações

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ANTRAQUINONAS
Sede: UNINASSAU
Matéria: Farmacognosia Pura
Resumo:
Antraquinonas são substâncias encontradas em plantas, seu composto de fórmula é (C14H8O2). Elas servem para a proteção da planta, pois afasta insetos e outros predadores, ou seja, possuem ação antiparasitária e antifúngica. Uma antraquinona é um composto derivado do antraceno. Convertem-se em hidroquinas por reações de oxidação e redução e é produzida através de reações de oxidação entre antranois e antronas. São apresentados como O-Glicosídeos , a maioria, com ligação em C-1, C-8 ou C-6, os C-Glicosídeos são derivados da antronas, com sua ligação em C-10. São compostos formados de diversos anéis conjugados.
 Quanto mais fresca a planta contendo as quinonas, maior probabilidade de se encontrar nas formas mais reduzidas uma vez que não foram oxidados à glicosídeos antraquinônicos e dimerizados a glicosídeos de diantrona. Por este motivo deve-se usar o chá da planta seca, para não sofrer com efeitos muito fortes dos componentes da planta, como diarréia descontrolada e nociva. (Portal Educação). Nas plantas as antraquinonas são produzidas após a formação das antronas e antronóis, isto por que as antraquinonas são formadas por reações como auto-oxidação das antronas livres ou ainda pela ação de enzimas da própria planta. As antronas que dão origem as antraquinonas, também podem ser transformadas em diantronas e naftodiantronas, no entanto, apenas as antraquinonas é que possuem ação farmacológica laxativa. Quanto às propriedades físicos-químicas analisando de modo geral, as quinonas se apresentam na forma de substâncias cristalinas de coloração amarela até vermelha. As antraquinonas possuem coloração laranja ou vermelha e são as mais estavéis em soluções aquosas acidificadas em relação às diantronas e naftodiantronas. (Indice, Toda a saúde). As antraquinonas são frequentemente encontradas nas famílias Rubiaceae, Caesalpiniaceae, Rhamnaceae, Polygonaceae, Liliaceae, Verbenaceae e Asphodedelaceae.
 Quando ingeridos na forma de glicosídeos antraquinônicos é hidrolisado e reduzido no cólon por enzimas intestinais para agir no local provocando a movimentação do TGI (pois irritam as células da musculatura lisa do intestino aumentando sua capacidade de se movimentar para empurrar o bolo fecal). Também ocorre a inibição da absorção de água e, conseqüentemente de sais de sódio e potássio, provocando a expulsão de fezes mais “moles” (hehehehehhe) e inibindo os canais de cloro. Não é recomendado o uso por mais de 10 dias pois pode provocar diversos efeitos indesejáveis côo diarréia, vômitos náuseas e outras complicações. Na indústria, apresentam grande importância para fabricação de corantes, medicamentos e cosméticos. Algumas plantas ricas em antraquinonas: sene, ruibarbo, cáscara sagrada, babosa.

Continue navegando

Outros materiais