Buscar

Avaliação QM II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNINASSAU FORTALEZA
PROFESSOR: Carlos Renato Nogueira
ALUNOS:
MATRÍCULA:
ATIVIDADE AVALIATIVA DE QUÍMICA MEDICINAL 
1. A química medicinal é uma ciência que tem por objetivo correlacionar as estruturas moleculares dos fármacos com os padrões de respostas provocados pelos mesmos. Diversas características e propriedades físico-químicas podem influenciar tanto em sua cinética como dinâmica, interferindo com biodisponibilidade, biotransformação, interferência com receptores e efeitos adversos. Nesta questão você deverá analisar o fármaco paracetamol, respondendo os itens abaixo (2,0 pontos).
- Mecanismo de ação farmacodinâmico
- Classifique a molécula com relação à acidez ou basicidade e justifique
- Esta molécula atravessa com facilidade para o SNC? Justifique.
2. Na farmacodinâmica são avaliadas as interações da biomolécula com seu sítio receptor, onde fatores conformacionais, eletrônicos e a presença de determinados grupamentos podem também influenciar neste processo. Com relação às interações fármaco-receptor está correto dizer que (2,0 pontos):
a)As características físico-químicas dos fármacos, como a lipofilicidade em determinados grupamentos podem favorecer interações do tipo pontes de hidrogênio com o receptor.
b)Dentre as forças que unem a molécula à seu receptor encontramos as interações hidrofóbicas, onde regiões polares da molécula interagem com aminoácidos também polares do receptor.
c)A organização espacial do ativo não interfere no seu encaixe dentro do receptor, dependendo apenas do seu peso molecular e polaridade.
d)É possível inserir grupamentos na biomolécula para aumentar a adesão aos aminoácidos presentes no receptor, melhorando a interação.
e)O fármaco omeprazol inibe irreversivelmente a bomba de prótons presente nas células parietais gástricas através de ligações dipolo-dipolo.
Justifique:
3. A presença de determinados grupamentos químicos na estrutura dos ativos farmacológicos pode influenciar diretamente em seus padrões de resposta, influenciando na absorção, distribuição e meia vida por exemplo. Com relação às relações entre a estrutura e atividade farmacológica está correto afirmar que (2,0 pontos):
a)A halogenação em anéis aromáticos dificulta a penetração no SNC
b)Os grupamentos amina podem interagir por ligações de wan der walls com hidroxilas presentes no sítio receptor
c)A presença de grupamentos carboxílicos como o COOH conferem pH àcido à molécula, favorecendo absorção à nível intestinal.
d)o coeficiente de partição pode ser aumentado inserindo OH na molécula
e)A inserção de ligações duplas em uma molécula ativa poderá restringí-la conformacionalmente, minimizando a sua rotação e efeitos adversos
Justifique:
4. O desenvolvimento de fármacos é um processo industrial demorado, onde se busca, através de ensaios em animais, humanos e com grande investimento financeiro a criação de medicamentos melhorados à partir de um que já existe ou através de uma molécula da natureza com dado potencial. As modificações realizadas na molécula devem ser discretas inicialmente e preservando a região farmacofórica responsável pelos efeitos. Sobre o planejamento de fármacos está correto afirmar que (2,0 pontos):
a)A simplificação molecular consiste em desenvolver moléculas maiores e com maior peso molecular em relação ao protótipo.
b)Ao inserirmos grupamentos volumosos, como anéis aromáticos em determinadas regiões, podemos desenvolver fármacos com ação inversa às do protótipo, ou seja, antagonistas.
c)A latenciação molecular é uma técnica que tem por objetivo desenvolver fármacos com meia vida mais curta que o original.
d)No bioisosterismo devemos inserir grupamentos anelares volumosos na molécula, para ajustá-la à seu receptor.
e)Inserindo cadeia orgânica na molécula podemos facilitar suas interações com a àgua para desenvolvermos fármacos hidrossolúveis.
Justifique:
5. O metoprolol foi um fármaco sintetizado à partir da molécula de adrenalina, tendo o mesmo a capacidade de bloquear tanto os receptores alfa como os beta. Isto ampliou de sobremaneira a resposta terapêutica obtida no tratamento da HIAS. Um único fármaco sendo capaz de reduzir, simultaneamente, a resistência vascular periférica e a força sistólica de contração cardíaca. Marque a opção correta sobre a imagem abaixo (2,0 pontos):
 Aminoácido polar 
 Aminoácido apolar
 Carregado negativamente
a)Podemos afirmar que o metoprolol conserva as características ácidas da adrenalina.
b)Ocorrem interações dipolo-dipolo entre o grupo anelar e o aminoácido fenilalanina.
c)Metoprolol possui arranjo molecular mais simples em relação à adrenalina.
d)As interações entre o grupo amina e os AA polares do receptor são mais intensas.
e)O metoprolol é um fármaco mais hidrofílico que a adrenalina que lhe deu origem.
Justifique:

Outros materiais