Buscar

Alimentação Saudável: Conceitos e Práticas

Prévia do material em texto

1.
		Alimentos que incluem em sua composição substâncias obtidas com o processamento adicional de óleos, gorduras, carboidratos e proteínas bem como substâncias sintetizadas em laboratórios, são considerados alimentos:
 
	
	
	
	in natura.
	
	
	orgânicos.
	
	
	ultraprocessados.
	
	
	processados.
	
	
	transgênicos.
	
Explicação:
Alimentos ultraprocessados são alimentos que apresentam aditivos químicos em sua composição, que são obtidos em laboratórios.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		O Guia Alimentar para a População Brasileira de 2014, divide os alimentos nas seguintes categorias: in natura, minimamente processados, processados e ultra processados. A definição deste Guia para alimentos ultra processados é:
	
	
	
	Alimentos in natura submetidos a pequenas alterações antes de sua aquisição, como processos de limpeza.
	
	
	Alimentos obtidos diretamente de animais ou plantas. São adquiridos para consumo e não sofrem qualquer alteração após deixar a natureza.
	
	
	Alimentos fabricados pela indústria com adição de ingredientes como sal ou açúcar ou outra substância culinária em alimentos in natura para aumentar sua duração e sabor mais agradável.
	
	
	Alimentos produzidos com métodos que não utilizam agrotóxicos sintéticos, transgênicos ou fertilizantes químicos. As técnicas usadas no processo de produção respeitam o meio ambiente e visam manter a qualidade do alimento.
	
	
	Alimentos compostos totalmente ou em grande parte de substâncias extraídas de alimentos, derivadas de constituintes de alimentos, sintetizadas em laboratório, realçadores de sabor e aditivos.
	
Explicação:
Alimentos ultraprocessados são compostos totalmente ou em grande parte de substâncias extraídas de alimentos, derivadas de constituintes de alimentos, sintetizadas em laboratório, realçadores de sabor e aditivos.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		As leis da alimentação, de Pedro Escudero, são importantes referências para a nutrição e utilizadas até hoje. De acordo com os conhecimentos obtidos, qual das alternativas abaixo não seria uma lei da alimentação:
 
	
	
	
	Habilidade
	
	
	Harmonia
	
	
	Adequação
	
	
	Qualidade
	
	
	Quantidade
	
Explicação:
Justificativa: O médico e nutrólogo Pedro Escudero, em meados da década de 1930, criou as quatro leis da alimentação, que seriam:
LEI DA QUANTIDADE: A quantidade de alimentos ingerida deve ser suficiente para
suprir as necessidades energéticas do organismo.
LEI DA QUALIDADE: A alimentação deve incluir todos os nutrientes necessários, o
que se obtém com a inclusão de todos os grupos alimentares
LEI DA HARMONIA: As quantidades dos alimentos devem ser harmônicas, ou seja,
devem respeitar uma proporcionalidade.
LEI DA ADEQUAÇÃO: A alimentação deve ser individualizada, levando em consideração
as características sociais, econômicas e culturais dos indivíduos,
além dos estados fisiológicos e patológicos.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Como pode ser definido o termo Alimentação?
	
	
	
	Alimentação é mais que ingestão de nutrientes diz respeito a ingestão de nutrientes; como também aos alimentos que contêm e fornecem os nutrientes; a como os alimentos são combinados entre si e preparados; a características do modo de comer; e as dimensões culturais e sociais das práticas alimentares. 
	
	
	Alimentação é apenas a  ingestão de nutrientes
	
	
	Alimentação é considerada o hábito de beber e comer
	
	
	Alimentação é o ato de comer apenas coisas saudáveis
	
	
	Nenhuma das alternativas
	
Explicação:
Alimentação é mais que ingestão de nutrientes. Alimentação diz respeito a ingestão de nutrientes; como também aos alimentos que contêm e fornecem os nutrientes; a como os alimentos são combinados entre si e preparados; a características do modo de comer; e as dimensões culturais e sociais das práticas alimentares. Todos esses aspectos influenciam a saúde e o bem-estar.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Fazem parte dos ¿10 passos para uma alimentação saudável¿, encontrados no Guia Alimentar para a População Brasileira de 2014:
	
	
	
	Buscar locais de compra de alimentos que ofertem variedades de alimentos in natura ou minimamente processados e limitar o consumo de alimentos processados.
	
	
	Preferir locais que produzem refeições feitas na hora e evitar alimentos minimamente processados.
	
	
	Consumir pequenas porções de óleos, gorduras, sal e açúcares em preparações diárias e evitar o consumo de alimentos processados.
	
	
	Desenvolver, praticar e compartilhar habilidades culinárias e preferir alimentos ricos em óleos, gorduras, sal e açúcares.
	
	
	Consumir apenas alimentos in natura ou minimamente processados e excluir o consumo de alimentos ultra processados.
	
Explicação:
São considerados um dos passos para alimentação saudável e adequada conforme o Guia Alimentar da População Brasileira, buscar locais de compra de alimentos que ofertem variedades de alimentos in natura ou minimamente processados e limitar o consumo de alimentos processados.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		As Leis da Nutrição, desenvolvidas por Pedro Escudero, são compostas pelas Leis da Quantidade, Qualidade, Harmonia e Adequação, sendo esta última a única considerada Universal, e sendo caracterizada por:
	
	
	
	dieta que deve levar em consideração o grau de maturação, conservação e condições de consumo dos alimentos, provendo assim a qualidade nutricional necessária ao organismo.
	
	
	equilíbrio referente à ingestão de alimentos e consequentemente de nutrientes.
	
	
	dieta que deve levar em consideração os fatores que interferem no seu cálculo, além do estado fisiológico do indivíduo e à coletividade.
	
	
	dieta que deveria ser isenta de aditivos, fertilizantes e pesticidas, sendo assim considerada mais nutritiva e saudável.
	
	
	dieta que deve fornecer diariamente ao indivíduo a quantidade de alimentos necessários ao funcionamento do organismo, preservação da espécie e manutenção da saúde.
	
Explicação:
A adequação refere-se a lei que leva em consideração as características individuais que norteiam a alimentação.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Quatro categorias de alimentos, definidas de acordo com o tipo de processamento empregado na respectiva produção, são abrangidas pelo Guia alimentar para a população brasileira. Assinale a alternativa que indica essas categorias.
	
	
	
	1. alimentos in natura ; 2. minimamente processados; 3. processados; 4. orgânicos.
	
	
	1. alimentos in natura; 2. aditivos químicos alimentares; 3. processados; 4. ultraprocessados.
	
	
	1. alimentos in natura 2. refinados; 3. carboidratos simples; 4. ultraprocessados.
	
	
	1. alimentos in natura ou minimamente processados; 2. óleos, gorduras, sal e açúcar; 3. processados; 4. ultraprocessados.
	
	
	1. produtos alimentícios; 2. frutas; 3. hortaliças; 4. ultraprocessados.
	
Explicação:
Segundo o guia alimentar, os alimentos podem ser classificados como 1. alimentos in natura ou minimamente processados; 2. óleos, gorduras, sal e açúcar; 3. processados; 4. ultraprocessados.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		De acordo com a classificação dos alimentos proposta no Guia Alimentar para a população brasileira, a barra de cereal é um alimento:
	
	
	
	ultraprocessado e o suco de uva um alimento processado.
	
	
	processado e o suco de uva um alimento processado.
	
	
	processado e o suco de uva um alimento minimamente processado.
	
	
	ultraprocessado e o suco de uva um alimento ultraprocessado.
	
	
	ultraprocessado e o suco de uva um alimento minimamente processado.
	
Explicação:
As barras de cereais são alimentos ultraprocessados e os sucos de frutas, como suco de uva, são minimamente processados.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes