Logo Passei Direto
Buscar

Aula 01 - Adm Geral - ICMS-RJ - Exponencial Concursos - 2016 - Arthur Macedo

User badge image
Ricardo Bruno

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

(FCC - Analista Judiciário - TRE/BA - 2003) As funções administrativas são:
a) direção, controle, investigação e liderança
b) previsão, investigação, liderança e motivação
c) coordenação, previsão, planejamento e controle
d) planejamento, organização, direção e controle
e) organização, coordenação, investigação e previsão.

(FCC - Analista - Metrô-SP - 2008) A visão mecanicista de Frederick Taylor sobre as pessoas e as organizações era essencialmente uma perspectiva de sistema:
a) quantitativo
b) aberto
c) contigencial
d) sistêmico
e) fechado

A Escola de Relações Humanas revolucionou a teoria geral da administração da época ao mostrar que:
Qual das alternativas a seguir melhor descreve a contribuição da Escola de Relações Humanas?
a) O desempenho dos trabalhadores não seria determinado apenas pela qualidade dos gerentes, mas também pelo desenvolvimento tecnológico da empresa.
b) O desempenho dos trabalhadores não seria determinado apenas pelas técnicas de aumento de produtividade propostas por Taylor e Fayol, mas também pelas normas e regras da organização.
c) O desempenho dos trabalhadores não seria determinado somente pela cultura organizacional, mas também pelo efeito das relações sociais mais gerais em cada indivíduo.
d) O desempenho dos trabalhadores não seria determinado apenas pelo ambiente, mas também pelas técnicas de aumento de produtividade.
e) O desempenho dos trabalhadores não seria determinado apenas pelos métodos de trabalho propostos pela administração científica, mas também pelo efeito do sistema social no comportamento dos indivíduos.

A Teoria da Burocracia surgiu a partir de uma exigência das empresas para que fossem adotados modelos organizacionais mais definidos, devido ao crescente tamanho e complexidade das mesmas.
Burocracia é um conceito administrativo bastante conhecido, caracterizado principalmente por um sistema hierárquico e com alta divisão de responsabilidade, em que seus membros executam, invariavelmente, regras e procedimentos padronizados, como engrenagens de uma máquina. Por outro lado, ele tem também um sentido pejorativo, significando um sistema administrativo com muitas divisões, regras e procedimentos redundantes, desnecessários ao funcionamento do sistema. Neste segundo caso, faz-se referência àquilo que, em teoria administrativa ficou conhecido como:
a) Discrepâncias
b) Superconformidades
c) Disfunções
d) Papelada
e) Profissionalização

A Teoria Estruturalista representa uma evolução da Teoria da Burocracia. Tem como ponto forte o fato de ter iniciado um olhar para fora da organização, reconhecendo a interdependência com o ambiente.
A teoria estruturalista das organizações constituiu-se a partir do aprofundamento dos aspectos formais da Escola Clássica, da teoria burocrática de Max Weber e da negação das contribuições da Escola das Relações Humanas. Essa afirmação é:
a) Correta
b) Errada

A Teoria dos Sistemas é considerada uma das escolas mais importantes do estudo da administração.
A Teoria dos Sistemas está baseada em três razões principais: a integração de todas as abordagens da administração até então criadas; a visualização da empresa no contexto ecológico; e a necessidade de melhor tratamento do todo e das partes das questões administrativas das empresas. Essa afirmação é:
a) Correta
b) Errada

A Teoria Comportamental, como diz o próprio nome, enfatiza o comportamento dos indivíduos nos grupos e nas organizações, por meio do estudo e análise das observações e verificações científicas.
Na teoria comportamental, as pessoas são vistas como recursos da produção, assim como máquinas, equipamentos, produtos e regras. Essa afirmação é:
a) Correta
b) Errada

A Teoria do Desenvolvimento Organizacional (DO) é considerada por alguns autores como um desdobramento decorrente da Teoria Comportamental.
Para a teoria do Desenvolvimento Organizacional, uma organização é a coordenação de diferentes atividades de contribuintes individuais com a finalidade de efetuar transações planejadas com o ambiente. Esse conceito é tipicamente caracterizado como:
a) idealismo moral.
b) imperativo categórico.
c) necessidades de estima.
d) necessidades de segurança.
e) behaviorista.

A Teoria da Contingência, no campo da administração, se caracteriza por
a) privilegiar a relação da empresa com o ambiente em relação às técnicas administrativas.
a) privilegiar a relação da empresa com o ambiente em relação às técnicas administrativas.
b) enfatizar mais o bem-estar das pessoas do que os papéis sistêmicos.
c) propor um modelo de gestão que compatibilize os objetivos pessoais e organizacionais.
d) focalizar os fatores emocionais sobre os técnicos e físicos como motivadores do trabalho eficiente.
e) valorizar mais a hierarquia de autoridade que a satisfação pessoal como fator de produtividade no trabalho.

O processo administrativo possui quatro funções básicas − planejamento, organização, direção e controle. A função de controle é um processo cíclico composto de quatro fases:
a) análise dos resultados; definição de metas; ações de reforço para aplicação de boas práticas e acompanhamento.
a) análise dos resultados; definição de metas; ações de reforço para aplicação de boas práticas e acompanhamento.
b) definição de objetivos; acompanhamento da execução; avaliação e ações de melhoria.
c) acompanhamento da execução; identificação de inconformidades; definição de novos processos e implantação.
d) monitoração dos processos definidos; identificação de inconsistências; implantação e avaliação.
e) estabelecimento de padrões de desempenho; monitoração do desempenho; comparação do desempenho com o padrão e ação corretiva.

Na primeira fase de desenvolvimento das teorias da administração predominaram as abordagens mecanicistas, como as de Taylor e Fayol. Com relação às abordagens que criticaram esses paradigmas:
a) Estão corretas APENAS as afirmativas I e II.
I. A Teoria Comportamental afirma, em oposição às abordagens Clássica e Científica, que os conflitos entre objetivos individuais e organizacionais não são incontornáveis e podem ser evitados através de técnicas de condicionamento.
II. Ao contrário da Teoria Clássica de Fayol, a Teoria dos Sistemas enfatiza uma visão anatômica e estrutural da empresa, entendida como uma síntese de diferentes órgãos que compõem a estrutura organizacional.
III. A Teoria das Relações Humanas criticou a Teoria Clássica da Administração, afirmando que trabalhadores em melhores condições psicossociais e emocionais alcançam melhores níveis de produtividade, independentemente das condições físicas e técnicas.
IV. A Teoria do Desenvolvimento Organizacional rejeita a ênfase na remuneração como única motivação do trabalhador e propôs novos modelos de gestão que compatibilizassem objetivos individuais e organizacionais.
V. Em contraposição às teorias Clássica e Científica, a Teoria da Contingência afirma que existe uma relação de dependência entre as condições ambientais e as técnicas gerenciais adequadas a cada objetivo organizacional.
a) Estão corretas APENAS as afirmativas I e II.
b) Estão corretas APENAS as afirmativas I, II e V.
c) Estão corretas APENAS as afirmativas II, III e IV.
d) Estão corretas APENAS as afirmativas III e IV.
e) Estão corretas APENAS as afirmativas III, IV e V.

Henry Fayol foi um dos principais formuladores da denominada Teoria Clássica das organizações, Fayol:
a. formulou uma teoria analítica da dinâmica organizacional, centrada nas condições em que são tomadas as decisões dentro da empresa.
b. procurou enfrentar o problema do desperdício das indústrias francesas, por meio do estudo detalhado dos tempos e dos movimentos dos operários, visando ao aumento da produtividade pela divisão do trabalho.
c. desenvolveu uma abordagem sintética, onde toda empresa desenvolve seis funções básicas, e a função administrativa desempenha um papel central de integração e coordenação das demais funções.
d. definiu as características básicas da organização burocrática moderna, especialmente a legalidade, a impessoalidade e a hierarquia.
e. contestou a teoria científica da administração, formulando uma abordagem baseada na dinâmica informal do comportamento organizacional, nas técnicas de motivação e no papel das lideranças.

Como consequência de um trabalho de quase uma década, Mayo e seus seguidores lançaram as bases de uma nova filosofia de administração chamada Relações Humanas, cujos pontos principais são: sistema social; relações com o grupo; supervisor de primeira linha tem papel intermediário e:
a) tipo ideal de burocracia.
b) eficácia e eficiência.
c) influência do ambiente externo.
d) trabalho em equipe.
e) racionalização do trabalho.

Os autores do DO (Desenvolvimento Organizacional) adotam uma posição antagônica ao conceito tradicional da organização, salientando as diferenças fundamentais existentes entre os sistemas:
a) mecânicos e orgânicos.
b) autônomos e diferenciais.
c) fechados e semiabertos.
d) autônomos e fechados.
e) democráticos e autoritários.

A teoria administrativa que se relaciona à múltipla abordagem com enfoque na organização formal e informal e análise Intraorganizacional e Interorganizacional é denominada:
a) Clássica.
b) Da Burocracia.
c) Do Comportamento.
d) Da Contingência.
e) Estruturalista.

Sobre a perspectiva sistêmica, considere: I. A tendência à entropia é uma das principais ameaças que uma organização enfrenta na interação com o ambiente. II. Na perspectiva sistêmica, o homem, com suas características de personalidade e socialização, é visto como elemento central no equilíbrio, necessariamente instável, entre organizações e ambiente. III. Um sistema empresarial alcança um estado de equilíbrio integrado quando os diversos subgrupos que o compõem reagem de forma mais ou menos coerente aos estímulos ou ameaças do ambiente. IV. A principal preocupação da análise sistêmica é reduzir as incongruências e os conflitos entre as metas organizacionais e os interesses individuais, por meio da compreensão das motivações das pessoas para agirem no ambiente de trabalho. V. Na teoria sistêmica, os papéis funcionais são mais importantes do que as características pessoais para a compreensão do funcionamento das empresas. Está correto o que se afirma APENAS em:
a) I, II e III.
b) I, II e V.
c) I, III e V.
d) II, III e IV.
e) II, IV e V.

Agora uma questão sobre a Teoria da Contingência. Para resolvê-la, vamos, novamente, analisar cada assertiva e chegar ao nosso gabarito.
Está correto o que consta em
I. A questão trás a tecnologia como uma das variáveis principais da abordagem contingencial.
II. A abordagem sistêmica considera também os aspectos comportamentais como variáveis condicionantes.
III. São as características condicionantes, capazes de moldar a organização conforme o ambiente.
IV. As condicionantes ambientais são independentes e existe uma ênfase na observação do ambiente externo.
a) I, II e III.
b) I e III, apenas.
c) II e III, apenas.
d) I e II, apenas.
e) II, apenas.

Resolução: Questão sobre a Teoria da Burocracia, de Max Weber. Vamos repetir as principais características da abordagem burocrática, e aí conseguiremos matar a questão com facilidade.
Está correto o que consta em
I. Regras e normas técnicas claramente definidas, bem como os instrumentos necessários de coerção e limitação do seu uso.
II. Divisão do trabalho bem definida e sistemática, com áreas específicas de competência e atribuição ao responsável da necessária autoridade.
III. Concentração da administração na figura do proprietário, constituindo corolário da aplicação da hierarquia.
a) I, II e III.
b) I e III, apenas.
c) II e III, apenas.
d) I e II, apenas.
e) II, apenas.

Resolução: Questão sobre a Teoria dos Sistemas. Vamos analisar cada alternativa e chegar ao nosso resultado.
A Abordagem Sistêmica do pensamento administrativo
a) propõe a criação de unidades autônomas, denominadas centros de resultado, tendo como um dos principais defensores Alfred Slogan.
b) possui como um dos principais autores Amitai Etzioni, que procurou definir tipos de organizações conforme as atividades executadas.
c) possui como um dos principais expoentes Weber e fundamenta-se na rigidez e impessoalidade.
d) surgiu como crítica à abordagem burocrática, tendo como principal defensora Mary Parker Follet.
e) possui como foco a interação da organização com o ambiente, e tem como base a teoria dos sistemas, desenvolvida pelo biólogo Ludwig von Bertalanffy.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

(FCC - Analista Judiciário - TRE/BA - 2003) As funções administrativas são:
a) direção, controle, investigação e liderança
b) previsão, investigação, liderança e motivação
c) coordenação, previsão, planejamento e controle
d) planejamento, organização, direção e controle
e) organização, coordenação, investigação e previsão.

(FCC - Analista - Metrô-SP - 2008) A visão mecanicista de Frederick Taylor sobre as pessoas e as organizações era essencialmente uma perspectiva de sistema:
a) quantitativo
b) aberto
c) contigencial
d) sistêmico
e) fechado

A Escola de Relações Humanas revolucionou a teoria geral da administração da época ao mostrar que:
Qual das alternativas a seguir melhor descreve a contribuição da Escola de Relações Humanas?
a) O desempenho dos trabalhadores não seria determinado apenas pela qualidade dos gerentes, mas também pelo desenvolvimento tecnológico da empresa.
b) O desempenho dos trabalhadores não seria determinado apenas pelas técnicas de aumento de produtividade propostas por Taylor e Fayol, mas também pelas normas e regras da organização.
c) O desempenho dos trabalhadores não seria determinado somente pela cultura organizacional, mas também pelo efeito das relações sociais mais gerais em cada indivíduo.
d) O desempenho dos trabalhadores não seria determinado apenas pelo ambiente, mas também pelas técnicas de aumento de produtividade.
e) O desempenho dos trabalhadores não seria determinado apenas pelos métodos de trabalho propostos pela administração científica, mas também pelo efeito do sistema social no comportamento dos indivíduos.

A Teoria da Burocracia surgiu a partir de uma exigência das empresas para que fossem adotados modelos organizacionais mais definidos, devido ao crescente tamanho e complexidade das mesmas.
Burocracia é um conceito administrativo bastante conhecido, caracterizado principalmente por um sistema hierárquico e com alta divisão de responsabilidade, em que seus membros executam, invariavelmente, regras e procedimentos padronizados, como engrenagens de uma máquina. Por outro lado, ele tem também um sentido pejorativo, significando um sistema administrativo com muitas divisões, regras e procedimentos redundantes, desnecessários ao funcionamento do sistema. Neste segundo caso, faz-se referência àquilo que, em teoria administrativa ficou conhecido como:
a) Discrepâncias
b) Superconformidades
c) Disfunções
d) Papelada
e) Profissionalização

A Teoria Estruturalista representa uma evolução da Teoria da Burocracia. Tem como ponto forte o fato de ter iniciado um olhar para fora da organização, reconhecendo a interdependência com o ambiente.
A teoria estruturalista das organizações constituiu-se a partir do aprofundamento dos aspectos formais da Escola Clássica, da teoria burocrática de Max Weber e da negação das contribuições da Escola das Relações Humanas. Essa afirmação é:
a) Correta
b) Errada

A Teoria dos Sistemas é considerada uma das escolas mais importantes do estudo da administração.
A Teoria dos Sistemas está baseada em três razões principais: a integração de todas as abordagens da administração até então criadas; a visualização da empresa no contexto ecológico; e a necessidade de melhor tratamento do todo e das partes das questões administrativas das empresas. Essa afirmação é:
a) Correta
b) Errada

A Teoria Comportamental, como diz o próprio nome, enfatiza o comportamento dos indivíduos nos grupos e nas organizações, por meio do estudo e análise das observações e verificações científicas.
Na teoria comportamental, as pessoas são vistas como recursos da produção, assim como máquinas, equipamentos, produtos e regras. Essa afirmação é:
a) Correta
b) Errada

A Teoria do Desenvolvimento Organizacional (DO) é considerada por alguns autores como um desdobramento decorrente da Teoria Comportamental.
Para a teoria do Desenvolvimento Organizacional, uma organização é a coordenação de diferentes atividades de contribuintes individuais com a finalidade de efetuar transações planejadas com o ambiente. Esse conceito é tipicamente caracterizado como:
a) idealismo moral.
b) imperativo categórico.
c) necessidades de estima.
d) necessidades de segurança.
e) behaviorista.

A Teoria da Contingência, no campo da administração, se caracteriza por
a) privilegiar a relação da empresa com o ambiente em relação às técnicas administrativas.
a) privilegiar a relação da empresa com o ambiente em relação às técnicas administrativas.
b) enfatizar mais o bem-estar das pessoas do que os papéis sistêmicos.
c) propor um modelo de gestão que compatibilize os objetivos pessoais e organizacionais.
d) focalizar os fatores emocionais sobre os técnicos e físicos como motivadores do trabalho eficiente.
e) valorizar mais a hierarquia de autoridade que a satisfação pessoal como fator de produtividade no trabalho.

O processo administrativo possui quatro funções básicas − planejamento, organização, direção e controle. A função de controle é um processo cíclico composto de quatro fases:
a) análise dos resultados; definição de metas; ações de reforço para aplicação de boas práticas e acompanhamento.
a) análise dos resultados; definição de metas; ações de reforço para aplicação de boas práticas e acompanhamento.
b) definição de objetivos; acompanhamento da execução; avaliação e ações de melhoria.
c) acompanhamento da execução; identificação de inconformidades; definição de novos processos e implantação.
d) monitoração dos processos definidos; identificação de inconsistências; implantação e avaliação.
e) estabelecimento de padrões de desempenho; monitoração do desempenho; comparação do desempenho com o padrão e ação corretiva.

Na primeira fase de desenvolvimento das teorias da administração predominaram as abordagens mecanicistas, como as de Taylor e Fayol. Com relação às abordagens que criticaram esses paradigmas:
a) Estão corretas APENAS as afirmativas I e II.
I. A Teoria Comportamental afirma, em oposição às abordagens Clássica e Científica, que os conflitos entre objetivos individuais e organizacionais não são incontornáveis e podem ser evitados através de técnicas de condicionamento.
II. Ao contrário da Teoria Clássica de Fayol, a Teoria dos Sistemas enfatiza uma visão anatômica e estrutural da empresa, entendida como uma síntese de diferentes órgãos que compõem a estrutura organizacional.
III. A Teoria das Relações Humanas criticou a Teoria Clássica da Administração, afirmando que trabalhadores em melhores condições psicossociais e emocionais alcançam melhores níveis de produtividade, independentemente das condições físicas e técnicas.
IV. A Teoria do Desenvolvimento Organizacional rejeita a ênfase na remuneração como única motivação do trabalhador e propôs novos modelos de gestão que compatibilizassem objetivos individuais e organizacionais.
V. Em contraposição às teorias Clássica e Científica, a Teoria da Contingência afirma que existe uma relação de dependência entre as condições ambientais e as técnicas gerenciais adequadas a cada objetivo organizacional.
a) Estão corretas APENAS as afirmativas I e II.
b) Estão corretas APENAS as afirmativas I, II e V.
c) Estão corretas APENAS as afirmativas II, III e IV.
d) Estão corretas APENAS as afirmativas III e IV.
e) Estão corretas APENAS as afirmativas III, IV e V.

Henry Fayol foi um dos principais formuladores da denominada Teoria Clássica das organizações, Fayol:
a. formulou uma teoria analítica da dinâmica organizacional, centrada nas condições em que são tomadas as decisões dentro da empresa.
b. procurou enfrentar o problema do desperdício das indústrias francesas, por meio do estudo detalhado dos tempos e dos movimentos dos operários, visando ao aumento da produtividade pela divisão do trabalho.
c. desenvolveu uma abordagem sintética, onde toda empresa desenvolve seis funções básicas, e a função administrativa desempenha um papel central de integração e coordenação das demais funções.
d. definiu as características básicas da organização burocrática moderna, especialmente a legalidade, a impessoalidade e a hierarquia.
e. contestou a teoria científica da administração, formulando uma abordagem baseada na dinâmica informal do comportamento organizacional, nas técnicas de motivação e no papel das lideranças.

Como consequência de um trabalho de quase uma década, Mayo e seus seguidores lançaram as bases de uma nova filosofia de administração chamada Relações Humanas, cujos pontos principais são: sistema social; relações com o grupo; supervisor de primeira linha tem papel intermediário e:
a) tipo ideal de burocracia.
b) eficácia e eficiência.
c) influência do ambiente externo.
d) trabalho em equipe.
e) racionalização do trabalho.

Os autores do DO (Desenvolvimento Organizacional) adotam uma posição antagônica ao conceito tradicional da organização, salientando as diferenças fundamentais existentes entre os sistemas:
a) mecânicos e orgânicos.
b) autônomos e diferenciais.
c) fechados e semiabertos.
d) autônomos e fechados.
e) democráticos e autoritários.

A teoria administrativa que se relaciona à múltipla abordagem com enfoque na organização formal e informal e análise Intraorganizacional e Interorganizacional é denominada:
a) Clássica.
b) Da Burocracia.
c) Do Comportamento.
d) Da Contingência.
e) Estruturalista.

Sobre a perspectiva sistêmica, considere: I. A tendência à entropia é uma das principais ameaças que uma organização enfrenta na interação com o ambiente. II. Na perspectiva sistêmica, o homem, com suas características de personalidade e socialização, é visto como elemento central no equilíbrio, necessariamente instável, entre organizações e ambiente. III. Um sistema empresarial alcança um estado de equilíbrio integrado quando os diversos subgrupos que o compõem reagem de forma mais ou menos coerente aos estímulos ou ameaças do ambiente. IV. A principal preocupação da análise sistêmica é reduzir as incongruências e os conflitos entre as metas organizacionais e os interesses individuais, por meio da compreensão das motivações das pessoas para agirem no ambiente de trabalho. V. Na teoria sistêmica, os papéis funcionais são mais importantes do que as características pessoais para a compreensão do funcionamento das empresas. Está correto o que se afirma APENAS em:
a) I, II e III.
b) I, II e V.
c) I, III e V.
d) II, III e IV.
e) II, IV e V.

Agora uma questão sobre a Teoria da Contingência. Para resolvê-la, vamos, novamente, analisar cada assertiva e chegar ao nosso gabarito.
Está correto o que consta em
I. A questão trás a tecnologia como uma das variáveis principais da abordagem contingencial.
II. A abordagem sistêmica considera também os aspectos comportamentais como variáveis condicionantes.
III. São as características condicionantes, capazes de moldar a organização conforme o ambiente.
IV. As condicionantes ambientais são independentes e existe uma ênfase na observação do ambiente externo.
a) I, II e III.
b) I e III, apenas.
c) II e III, apenas.
d) I e II, apenas.
e) II, apenas.

Resolução: Questão sobre a Teoria da Burocracia, de Max Weber. Vamos repetir as principais características da abordagem burocrática, e aí conseguiremos matar a questão com facilidade.
Está correto o que consta em
I. Regras e normas técnicas claramente definidas, bem como os instrumentos necessários de coerção e limitação do seu uso.
II. Divisão do trabalho bem definida e sistemática, com áreas específicas de competência e atribuição ao responsável da necessária autoridade.
III. Concentração da administração na figura do proprietário, constituindo corolário da aplicação da hierarquia.
a) I, II e III.
b) I e III, apenas.
c) II e III, apenas.
d) I e II, apenas.
e) II, apenas.

Resolução: Questão sobre a Teoria dos Sistemas. Vamos analisar cada alternativa e chegar ao nosso resultado.
A Abordagem Sistêmica do pensamento administrativo
a) propõe a criação de unidades autônomas, denominadas centros de resultado, tendo como um dos principais defensores Alfred Slogan.
b) possui como um dos principais autores Amitai Etzioni, que procurou definir tipos de organizações conforme as atividades executadas.
c) possui como um dos principais expoentes Weber e fundamenta-se na rigidez e impessoalidade.
d) surgiu como crítica à abordagem burocrática, tendo como principal defensora Mary Parker Follet.
e) possui como foco a interação da organização com o ambiente, e tem como base a teoria dos sistemas, desenvolvida pelo biólogo Ludwig von Bertalanffy.

Prévia do material em texto

Curso: Administração Geral e Pública p/ ICMS RJ 
Teoria e Questões comentadas 
Prof. Arthur Macedo - Aula 01 
 
 
Prof. Arthur Macedo 1 de 40 
www.exponencialconcursos.com.br 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Aula 01 
Curso: Administração Geral e Pública p/ ICMS 
RJ 
Professor: Arthur Macedo 
D
ire
ito
s 
au
to
ra
is
 r
es
er
va
do
s 
(L
ei
 9
61
0/
98
).
 P
ro
ib
id
a 
a 
re
pr
od
uç
ão
, v
en
da
 o
u 
co
m
pa
rt
ilh
am
en
to
 d
es
te
 a
rq
ui
vo
. U
so
 in
di
vi
du
al
.
Curso: Administração Geral e Pública p/ ICMS RJ 
Teoria e Questões comentadas 
Prof. Arthur Macedo - Aula 01 
 
 
Prof. Arthur Macedo 2 de 40 
www.exponencialconcursos.com.br 
 
 
Assunto Página 
1- Introdução 03 
2- Era Clássica 04 
3- Era Neoclássica 14 
4- Processos gerenciais 21 
5- Resumo da evolução do conhecimento administrativo 23 
6- Questões comentadas 24 
7- Lista de exercícios 34 
8- Gabarito 40 
 
 Olá, futuros auditores e auditoras! 
 Vamos começar nossa Aula 01 do curso de Administração Geral e 
Pública para o ICMS-RJ. Faremos um apanhado histórico do pensamento 
administrativo. Como todo estudo histórico tende a ser cansativo, vamos usar 
e abusar dos esquemas para facilitar a sua vida. Também trataremos, no 
último tópico da aula, sobre os processos gerenciais nas organizações. 
 São temas que vocês vão assimilar com tranquilidade, principalmente 
depois de fixar o conteúdo com os exercícios. Qualquer dúvida, estou à 
disposição para ajudá-los! 
 
 Estão prontos? Simbora!!! 
 Abraços, 
 Arthur Macedo 
 
 
 
 
 
 
 
Aula 01 – Natureza e evolução do conhecimento administrativo. 
Processos gerenciais e as relações com os fatores humanos, 
tecnológicos e econômicos. 
D
ire
ito
s 
au
to
ra
is
 r
es
er
va
do
s 
(L
ei
 9
61
0/
98
).
 P
ro
ib
id
a 
a 
re
pr
od
uç
ão
, v
en
da
 o
u 
co
m
pa
rt
ilh
am
en
to
 d
es
te
 a
rq
ui
vo
. U
so
 in
di
vi
du
al
.
Curso: Administração Geral e Pública p/ ICMS RJ 
Teoria e Questões comentadas 
Prof. Arthur Macedo - Aula 01 
 
 
Prof. Arthur Macedo 3 de 40 
www.exponencialconcursos.com.br 
 
 Administrar é tarefa do ser humano mesmo antes da noção de 
civilização. É algo natural, mas que precisou ser formatada e modernizada 
através dos tempos, de acordo com a evolução do homem e do meio. Para 
que chegássemos à maturidade estrutural do estudo da administração, esta 
sofreu influência desde os filósofos gregos, passando pela igreja católica, as 
organizações militares, e, principalmente, a revolução industrial e os 
economistas liberais do século XVIII. 
 Bom, de acordo com Chiavenato (2000), um dos grandes estudiosos 
brasileiros contemporâneos da ciência da administração, a principal tarefa da 
administração é a de "interpretar os objetivos propostos pela organização e 
transformá-los em ação organizacional por meio do planejamento, 
organização, direção e controle de todos os esforços realizados em todas 
as áreas e em todos os níveis da organização, a fim de alcançar tais objetivos 
da maneira mais adequada à situação". Vamos ver dois esquemas com as 
funções básicas da administração, ou ciclo administrativo (o famoso 
PODC), e as cinco variáveis principais da teoria geral da administração: 
 
 
AS CINCO VARIÁVEIS BÁSICAS DA TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO 
 
 
Funções Básicas da Administração
Planejar Organizar Dirigir Controlar
Tarefas
Estrutura
TecnologiaPessoas
Ambiente
1- INTRODUÇÃO 
 
D
ire
ito
s 
au
to
ra
is
 r
es
er
va
do
s 
(L
ei
 9
61
0/
98
).
 P
ro
ib
id
a 
a 
re
pr
od
uç
ão
, v
en
da
 o
u 
co
m
pa
rt
ilh
am
en
to
 d
es
te
 a
rq
ui
vo
. U
so
 in
di
vi
du
al
.
Curso: Administração Geral e Pública p/ ICMS RJ 
Teoria e Questões comentadas 
Prof. Arthur Macedo - Aula 01 
 
 
Prof. Arthur Macedo 4 de 40 
www.exponencialconcursos.com.br 
 (FCC - Analista Judiciário - TRE/BA - 2003) As funções 
administrativas são: 
a) direção, controle, investigação e liderança
 
b) previsão, investigação, liderança e motivação
 
c) coordenação, previsão, planejamento e controle
 
d) planejamento, organização, direção e controle
 
e) organização, coordenação, investigação e previsão. 
 Resolução: Achou fácil a questão? Mas é assim mesmo que nossa 
banca costuma cobrar quando se trata de funções administrativas. No 
máximo, o que pode ocorrer é uma "floreada" no enunciado e nas assertivas, 
mas não vai fugir muito disso. 
 Resposta da questão: alternativa D. 
 Com esse breve entendimento, vamos partir para o estudo histórico do 
pensamento administrativo, passando pelas eras clássica e neoclássica - desde 
a administração científica até a teoria. Por fim, voltaremos ao "PODC" e 
veremos os processos gerenciais e as relações com os fatores humanos, 
tecnológicos e econômicos. 
 
 
2.1. Administração Científica 
 A escola da Administração Científica foi desenvolvida pelo norte-
americano Frederick Taylor, no final do século XIX, com o surgimento de 
grandes organizações e o aumento da complexidade das atividades por elas 
executadas. Tinha ênfase nas tarefas e a preocupação de eliminar o 
desperdício e elevar a produtividade mediante a aplicação de técnicas de 
engenharia industrial. 
 
Administração 
Científica
Ênfase nas 
tarefas
Eliminar o 
desperdício
Elevar a 
produtuvidade
2- ERA CLÁSSICA 
 
D
ire
ito
s 
au
to
ra
is
 r
es
er
va
do
s 
(L
ei
 9
61
0/
98
).
 P
ro
ib
id
a 
a 
re
pr
od
uç
ão
, v
en
da
 o
u 
co
m
pa
rt
ilh
am
en
to
 d
es
te
 a
rq
ui
vo
. U
so
 in
di
vi
du
al
.
Curso: Administração Geral e Pública p/ ICMS RJ 
Teoria e Questões comentadas 
Prof. Arthur Macedo - Aula 01 
 
 
Prof. Arthur Macedo 5 de 40 
www.exponencialconcursos.com.br 
 Num primeiro momento, Taylor voltou-se para a racionalização do 
trabalho, determinando um padrão médio de produtividade dos operários (a 
"mais-valia"), o estudo dos tempos e movimentos, e ocorria a divisão de 
responsabilidades, conforme esquemas a seguir: 
 
 
 
 
 Já num segundo momento, Taylor preocupou-se em definir os 
princípios da administração, que, segundo ele, eram quatro: 
 
 
Gerentes:
- Planejar
- Supervisionar
Trabalhadores de linha de 
produção:
Executar as tarefas
O
b
je
ti
v
o
s
 d
o
 e
s
tu
d
o
 d
o
s
 t
e
m
p
o
s
e
 
m
o
v
im
e
n
to
s
Eliminac ̧ão do desperdício de esforço humano e de movimentos inúteis. 
Adaptação dos operários à tarefa.
Facilidade no treinamento dos operários, melhoria da eficiência e do 
rendimento da produc ̧ão pela especialização das atividades. 
Distribuiçã ̃o uniforme do trabalho para que não haja períodos de falta 
ou de excesso de trabalho.
Definic ̧ão de métodos e estabelecimento de normas para a execuc ̧ão 
do trabalho.
Estabelecer uma base uniforme para salários equitativos e prêmios
de produção. 
D
ire
ito
s 
au
to
ra
is
 r
es
er
va
do
s 
(L
ei
 9
61
0/
98
).
 P
ro
ib
id
a 
a 
re
pr
od
uç
ão
, v
en
da
 o
u 
co
m
pa
rt
ilh
am
en
to
 d
es
te
 a
rq
ui
vo
. U
so
 in
di
vi
du
al
.
Curso: Administração Geral e Pública p/ ICMS RJ 
Teoria e Questões comentadas 
Prof. Arthur Macedo - Aula 01 
 
 
Prof. Arthur Macedo 6 de 40 
www.exponencialconcursos.com.br 
 
 A escola de Taylor sofreu algumas críticas, principalmente por 
desconsiderar o ambiente externo. A administração científica visualizava 
apenas o ambiente interno, como se fossem entidades fechadas, sem qualquer 
contato externo. 
 Também existem críticas pelo fato de as teorias de Taylor serem 
extremamente mecanicistas, com excessiva exploração do trabalhador como 
se ele fosse uma mera máquina, não levando em conta a questão psicológica, 
humana e sociológica do trabalhador. Não se preocupavam com as condições 
de trabalho. A partir dessa visão mecanicista, a administração científicaconsiderava que o trabalhador realizava suas funções apenas para ganhar 
dinheiro, prevalecendo o conceito de homem econômico (homo economicus) 
 (FCC - Analista - Metrô-SP - 2008) A visão mecanicista de 
Frederick Taylor sobre as pessoas e as organizações era essencialmente uma 
perspectiva de sistema: 
a) quantitativo 
b) aberto 
c) contigencial 
d) sistêmico 
e) fechado 
 Resolução: Como já vimos, a escola taylorista adotava uma 
abordagem que desconsiderava o ambiente externo das organizações. 
Portanto, adotava uma perspectiva de sistema fechado. 
 Resposta da questão: alternativa E. 
Princípios da administração
(segundo Taylor)
Planejamento
substituir a 
improvisação 
pela ciência, 
por meio do 
planejamento 
do método de 
trabalho
Preparo
selecionar 
cientificamente 
os 
trabalhadores, 
prepará-los e 
treiná-los, de 
acordo com suas 
aptidões
Controle
controlar o 
trabalho para 
se certificar 
de que este 
está sendo 
executado de 
acordo com 
os métodos 
estabelecidos
Execução
distribuir as 
atribuições e 
responsabilidades 
para que a 
execução da 
tarefa seja 
organizada
D
ire
ito
s 
au
to
ra
is
 r
es
er
va
do
s 
(L
ei
 9
61
0/
98
).
 P
ro
ib
id
a 
a 
re
pr
od
uç
ão
, v
en
da
 o
u 
co
m
pa
rt
ilh
am
en
to
 d
es
te
 a
rq
ui
vo
. U
so
 in
di
vi
du
al
.
Curso: Administração Geral e Pública p/ ICMS RJ 
Teoria e Questões comentadas 
Prof. Arthur Macedo - Aula 01 
 
 
Prof. Arthur Macedo 7 de 40 
www.exponencialconcursos.com.br 
2.2. Teoria Clássica 
 A Teoria Clássica foi formulada na França por Henry Fayol, no começo 
do século XX. Tinha por premissa fundamental uma ênfase na estrutura. 
Segundo ele, a divisão do trabalho organizacional deveria ser realizada no 
topo da organização, e teria seis funções: 
 
 
 As funções administrativas (POCCC - Prever (ou Planejar), Organizar, 
Comandar, Coordenar e Controlar) estavam divididas em todos os níveis 
hierárquicos da organização, podendo ser desempenhadas pelo diretor, 
gerente, chefe ou supervisor. Quanto mais alto o nível hierárquico, maior a 
extensão e o volume das funções administrativas. 
 Essa ideia de divisão por funções encontra-se ultrapassada, uma vez 
que as funções foram substituídas por áreas. Veremos esse assunto quando 
tratarmos dos modelos organizacionais. Porém, o que podemos adiantar é que 
a teoria clássica de Fayol pode ser considerada como um embrião da 
departamentalização. 
 Bom, Fayol também estabeleceu os seus princípios da 
administração. Segundo ele, os 14 princípios podem ser aplicados em 
qualquer circunstância, tempo ou lugar: 
Funções 
Administrativas
Funções 
Técnicas
Funções 
Comerciais
Funções 
Financeiras
Funções de 
Segurança
Funções 
Contábeis
Prever 
Organizar 
Comandar 
Coordenar 
Controlar 
 
D
ire
ito
s 
au
to
ra
is
 r
es
er
va
do
s 
(L
ei
 9
61
0/
98
).
 P
ro
ib
id
a 
a 
re
pr
od
uç
ão
, v
en
da
 o
u 
co
m
pa
rt
ilh
am
en
to
 d
es
te
 a
rq
ui
vo
. U
so
 in
di
vi
du
al
.
Curso: Administração Geral e Pública p/ ICMS RJ 
Teoria e Questões comentadas 
Prof. Arthur Macedo - Aula 01 
 
 
Prof. Arthur Macedo 8 de 40 
www.exponencialconcursos.com.br 
 
 
 Podemos, neste momento, diferenciar as duas teorias já vistas sob 
um único aspécto: Enquanto Taylor defendia o controle de um operário por 
diversos supervisores, cada um especializado em um aspecto da tarefa do 
P
r
in
c
íp
io
s
 d
a
 A
d
m
in
is
tr
a
ç
ã
o
Divisão do 
Trabalho
Especialização de funções dos funcionários, desde o chefe 
até os operários da fábrica, aumentando a produtividade.
Autoridade e 
Responsabilidade
Autoridade é o direito dos superiores de atribuírem ações 
aos subordinados, que terão a responsabilidade de 
cumpri-las.
Unidade de 
Comando
Um funcionário deve receber ordens de apenas um chefe.
Unidade de 
Direção
Uma cabeça e um plano centralizados possibilitam 
agrupar atividades com os mesmos objetivos.
Disciplina
Regras de conduta e de trabalho válidas para todos os 
funcionários. A ausência de disciplina gera um caos na 
organização.
Prevalência dos 
Interesses Gerais
Os interesses gerais da organização devem prevalecer 
sobre os interesses individuais.
Remuneração
Deve ser suficiente para garantir a satisfação dos 
funcionários e da própria organização.
Centralização
As atividades vitais da organização e sua autoridade 
devem ser centralizadas.
Hierarquia
Defesa incondicional da estrutura hierárquica, respeitando 
à risca uma linha de autoridade fixa.
Ordem Um lugar para cada coisa, cada coisa em seu lugar.
Equidade
A justiça deve prevalecer, justificando a lealdade e a 
devoção de cada funcionário à empresa.
Estabilidade dos 
Funcionários
Uma rotatividade alta é negativa ao desempenho da 
empresa e à moral dos funcionários.
Iniciativa Capacidade de estabelecer um plano e cumpri-lo.
Espírito de Corpo
O trabalho deve ser conjunto, facilitado pela 
comunicação da equipe.
D
ire
ito
s 
au
to
ra
is
 r
es
er
va
do
s 
(L
ei
 9
61
0/
98
).
 P
ro
ib
id
a 
a 
re
pr
od
uç
ão
, v
en
da
 o
u 
co
m
pa
rt
ilh
am
en
to
 d
es
te
 a
rq
ui
vo
. U
so
 in
di
vi
du
al
.
Curso: Administração Geral e Pública p/ ICMS RJ 
Teoria e Questões comentadas 
Prof. Arthur Macedo - Aula 01 
 
 
Prof. Arthur Macedo 9 de 40 
www.exponencialconcursos.com.br 
operário, Fayol defendia o conceito de unidade de comando, segundo o qual 
um operário deveria ter apenas um chefe. 
 Fechando o estudo da teoria clássica, é importante citar uma crítica, 
que vai ser o gancho para entrar na próxima teoria. Segundo o estudioso 
Scott (1967), "a teoria da organização formal (clássica) não ignorava os 
problemas humanos da organização, porém não conseguia dar um tratamento 
sistemático à interação entre as pessoas e os grupos informais, nem aos 
conflitos intra-organizacionais, nem ao processo decisorial". Antes de partir 
para o estudo da Teoria das Relações Humanas, vamos ver como a nossa 
banca já abordou a Teoria Clássica: 
 (FCC - Analista de Controle - TCE/PR - 2011) Os 14 
princípios gerais de administração sugeridos por Fayol, e que ainda são 
considerados pela maioria dos administradores, têm, entre eles, um que 
determina que os trabalhadores nas organizações deveriam receber ordens de 
um “gerente” somente, para evitar conflitos e mal-entendidos. Esse princípio é 
o da: 
a) unidade de comando 
b) divisão do trabalho 
c) centralização 
d) cadeia escalar 
e) equidade 
 Resolução: Muito importante ler e reler os princípios gerais da 
administração sugeridos por Fayol. Não são difíceis de aprender, pois basta 
uma leitura atenta que a questão pode ser respondida rapidamente, usando o 
seu conhecimento e um pouco de lógica. Pelo enunciado desta questão, e, 
claro, conhecendo a matéria, fica fácil identificar a assertiva correta, que é a 
letra A. 
 A unidade de comando é um dos mais importantes princípios da 
Teoria Clássica. Como vimos, um funcionário deve receber ordens de 
apenas um chefe. As demais alternativas correspondem a outros princípios 
(só para esclarecer, cadeia escalar = hierarquia). 
 
2.3. Teoria das Relações Humanas 
 A abordagem humanística fez com que a preocupação com a 
máquina, o método de trabalho, a organização formal e os princípios da 
administração cedam prioridade para a preocupação com as pessoas e 
os grupos sociais. 
 A Teoria das Relações Humanas surgiu por meio dos estudos de 
Elton Mayo e seus colaboradores, desenvolvida a partir dos resultados da 
D
ire
ito
s 
au
to
ra
is
 r
es
er
va
do
s 
(L
ei
 9
61
0/
98
).
 P
ro
ib
id
a 
a 
re
pr
od
uç
ão
, v
en
da
 o
u 
co
m
pa
rt
ilh
am
en
to
 d
es
te
 a
rq
ui
vo
. U
so
 in
di
vi
du
al
.
Curso: Administração Geral e Pública p/ ICMS RJ 
Teoria e Questões comentadas 
Prof. Arthur Macedo - Aula 01 
 
 
Prof. Arthur Macedo 10 de 40 
www.exponencialconcursos.com.br 
chamada "Experiênciaem Hawthorne". A teoria surgiu devido à necessidade 
de humanizar e democratizar a administração, numa antítese clara aos 
preceitos mecanicistas da Teoria Clássica. Obteve forte influência das ciências 
humanas, principalmente a psicologia e a sociologia. 
 São três os princípios básicos da escola das relações humanas: 
1. O nível de produção é resultante da integração social, das normas 
sociais e expectativas que envolvem o empregado, e não da sua 
capacidade física ou fisiológica (como afirmava a Teoria Clássica). É a 
capacidade social do trabalhador que estabelece seu nível de 
competência e de eficiência; 
2. O comportamento social dos empregados se apoia totalmente no 
grupo; 
3. Os trabalhadores não reagem isoladamente, mas como membros de 
grupos informais, que compõem a organização como um conjunto 
desses grupos (teoria da organização informal). 
Uma boa maneira de observarmos a diferença entre as teorias já 
apresentadas é por meio de um quadro proposto por Chiavenato (2000), com 
uma comparação entre a teoria clássica e a teoria das relações humanas: 
TEORIA CLÁSSICA 
 TEORIA DAS RELAÇÕES 
HUMANAS 
Trata a organização como uma 
máquina 
Trata a organização como um 
grupo de pessoas 
Enfatiza as tarefas ou a tecnologia Enfatiza as pessoas 
Inspira-se em sistema de 
engenharia 
Inspira-se em sistemas de 
psicologia 
Autoridade centralizada Delegação plena de autoridade 
Linhas claras de autoridade Autonomia do empregado 
Especialização e competência 
técnica 
 
Confiança e abertura 
Acentuada divisão do trabalho Ênfase nas relações humanas 
Confiança nas regras e nos 
regulamentos 
 
Confiança das pessoas 
Clara separação entre linha e staff Dinâmica grupal e interpessoal 
 A Teoria das Relações Humanas também sofreu críticas, dentre as 
quais podemos destacar: ignorar as variáveis positivas da administração 
científica e da teoria clássica, impossibilidade de generalização de 
resultados, ilusão quanto à participação de funcionários nas decisões 
D
ire
ito
s 
au
to
ra
is
 r
es
er
va
do
s 
(L
ei
 9
61
0/
98
).
 P
ro
ib
id
a 
a 
re
pr
od
uç
ão
, v
en
da
 o
u 
co
m
pa
rt
ilh
am
en
to
 d
es
te
 a
rq
ui
vo
. U
so
 in
di
vi
du
al
.
Curso: Administração Geral e Pública p/ ICMS RJ 
Teoria e Questões comentadas 
Prof. Arthur Macedo - Aula 01 
 
 
Prof. Arthur Macedo 11 de 40 
www.exponencialconcursos.com.br 
estratégicas das empresas e, por fim, a teoria não forneceu critérios de gestão 
e não apresentou nenhuma visão socioeconômica realista das relações 
empresa-funcionário. 
 (FCC - Adaptada) A Escola de Relações Humanas 
revolucionou a teoria geral da administração da época ao mostrar que: 
a) O desempenho dos trabalhadores não seria determinado apenas pela 
qualidade dos gerentes, mas também pelo desenvolvimento tecnológico da 
empresa. 
b) O desempenho dos trabalhadores não seria determinado apenas pelas 
técnicas de aumento de produtividade propostas por Taylor e Fayol, mas 
também pelas normas e regras da organização. 
c) O desempenho dos trabalhadores não seria determinado somente pela 
cultura organizacional, mas também pelo efeito das relações sociais mais 
gerais em cada indivíduo. 
d) O desempenho dos trabalhadores não seria determinado apenas pelo 
ambiente, mas também pelas técnicas de aumento de produtividade. 
e) O desempenho dos trabalhadores não seria determinado apenas pelos 
métodos de trabalho propostos pela administração científica, mas também 
pelo efeito do sistema social no comportamento dos indivíduos. 
 Resolução: Muito boa questão para fecharmos o nosso entendimento 
comparativo entre as escolas clássica e científica e a escola das relações 
humanas. Nossa alternativa correta é a letra E. As demais assertivas 
apresentam erros no desenvolvimento do texto. 
 A Teoria das Relações Humanas não tratou de desenvolvimento 
tecnológico e nem se ateve a regras e normas, e a aumento de produtividade, 
como dizem as letras A, B e D. Estes são conceitos das escolas clássicas. Já a 
letra C poderia imprimir alguma dúvida, mas o erro está na expressão 
"relações sociais mais gerais". O correto seria citar as relações interpessoais 
nos grupos informais. 
 
2.4. Teoria da Burocracia 
 Finalizando as escolas da Era Clássica, vamos abordar agora a Teoria 
da Burocracia. Nada mais é do que uma resposta aos modelos já 
apresentados nesta aula. A burocracia surgiu a partir de uma exigência das 
empresas para que fossem adotados modelos organizacionais mais definidos, 
devido ao crescente tamanho e complexidade das mesmas. 
 Era preciso um modelo mais racional. Com isso, o sociólogo alemão 
Max Weber propôs a Teoria da Burocracia, com o seguinte entendimento: "a 
burocracia é uma forma de organização humana que se baseia na 
D
ire
ito
s 
au
to
ra
is
 r
es
er
va
do
s 
(L
ei
 9
61
0/
98
).
 P
ro
ib
id
a 
a 
re
pr
od
uç
ão
, v
en
da
 o
u 
co
m
pa
rt
ilh
am
en
to
 d
es
te
 a
rq
ui
vo
. U
so
 in
di
vi
du
al
.
Curso: Administração Geral e Pública p/ ICMS RJ 
Teoria e Questões comentadas 
Prof. Arthur Macedo - Aula 01 
 
 
Prof. Arthur Macedo 12 de 40 
www.exponencialconcursos.com.br 
racionalidade, isto é, na adequação dos meios aos objetivos (fins) 
pretendidos, a fim de garantir a máxima eficiência possível no alcance 
desses objetivos. 
 Weber distinguiu três tipos de sociedade: a Tradicional, a Carismática 
e a Legal, Racional ou Burocrática. 
 
 
 Weber também definiu as características principais da burocracia, 
quais sejam: 
 Caráter legal das normas e regulamentos; 
 Caráter formal das comunicações; 
 Caráter racional e divisão do trabalho; 
 Impessoalidade das relações; 
 Hierarquia de autoridade; 
 Rotinas e procedimentos previamente fixados; 
 Competência técnica e meritocracia; 
 Especialização do administrador; 
 Profissionalização dos funcionários; e 
 Completa previsibilidade do funcionamento. 
 
 Assim como as outras teorias, a burocracia de Weber também tem 
críticas a serem feitas. Vamos observar um quadro comparativo entre as 
vantagens e os dilemas da Teoria da Burocracia. Este é um ponto importante 
no nosso estudo, muito cobrado pelas bancas, inclusive a nossa FCC. 
Possui 
características 
patriarcais de 
cunho 
patrimonialista 
(clãs, feudos e 
famílias).
Tradicional
Forte 
conotação 
mística ou 
ideológica
(grupos 
religiosos e 
partidos 
políticos).
Carismática
Predominam 
normas e 
regras 
impessoais 
(empresas, 
exércitos e 
Estados 
Modernos).
Legal, 
Racional ou 
Burocrática
D
ire
ito
s 
au
to
ra
is
 r
es
er
va
do
s 
(L
ei
 9
61
0/
98
).
 P
ro
ib
id
a 
a 
re
pr
od
uç
ão
, v
en
da
 o
u 
co
m
pa
rt
ilh
am
en
to
 d
es
te
 a
rq
ui
vo
. U
so
 in
di
vi
du
al
.
Curso: Administração Geral e Pública p/ ICMS RJ 
Teoria e Questões comentadas 
Prof. Arthur Macedo - Aula 01 
 
 
Prof. Arthur Macedo 13 de 40 
www.exponencialconcursos.com.br 
 
 (FCC - Analista Judiciário - TRE/PB - 2007) Burocracia é 
um conceito administrativo bastante conhecido, caracterizado principalmente 
por um sistema hierárquico e com alta divisão de responsabilidade, em que 
seus membros executam, invariavelmente, regras e procedimentos 
padronizados, como engrenagens de uma máquina. Por outro lado, ele tem 
também um sentido pejorativo, significando um sistema administrativo com 
muitas divisões, regras e procedimentos redundantes, desnecessários ao 
funcionamento do sistema. Neste segundo caso, faz-se referência àquilo que, 
em teoria administrativa ficou conhecido como 
a) Discrepâncias 
b) Superconformidades 
c) Disfunções 
d) Papelada 
e) Profissionalização 
 Resolução: O enunciado é bastante rico para que possamos resumir o 
que acabamos de ler sobre a Teoria da Burocracia. A resposta encontra lastro 
mais na teoria geral. Chamamos de disfunções as incorreções de um modelo 
administrativo, ou seja, o lado queos estudiosos deixaram de observar nas 
suas teorias. Portanto, a resposta é a letra C. Leiam e releiam este enunciado, 
vale a pena! 
- Previsibilidade do 
funcionamento
- Interpretação única
- Padronização de rotinas e 
procedimentos
- Redução de conflitos
- Subordinação natural
aos mais antigos
- Confiabilidade nas regras 
do negócio
- Hierarquia formalizada
- Precisão na definição de 
cargos e operações
- Internalização das regras e 
apego exagerado aos 
regulamentos
- Excesso de formalismo e 
papelatório
- Resistência às mudanças
- Despersonalização dos 
relacionamentos
- Categorização como base 
do processo decisorial
- Superconformidade às 
rotinas e procedimentos
- Exibição de sinais de 
autoritarismo
- Dificuldade no 
atendimento a clientes
V
A
N
T
A
G
E
N
S
D
IL
E
M
A
S
D
ire
ito
s 
au
to
ra
is
 r
es
er
va
do
s 
(L
ei
 9
61
0/
98
).
 P
ro
ib
id
a 
a 
re
pr
od
uç
ão
, v
en
da
 o
u 
co
m
pa
rt
ilh
am
en
to
 d
es
te
 a
rq
ui
vo
. U
so
 in
di
vi
du
al
.
Curso: Administração Geral e Pública p/ ICMS RJ 
Teoria e Questões comentadas 
Prof. Arthur Macedo - Aula 01 
 
 
Prof. Arthur Macedo 14 de 40 
www.exponencialconcursos.com.br 
 
3.1. Teoria Estruturalista 
 Vamos começar o estudo da chamada "Era Neoclássica" da 
administração, cujas teorias surgiram a partir da década de 50, do século 
passado. 
 A Teoria Estruturalista representa uma evolução da Teoria da 
Burocracia. Tem como ponto forte o fato de ter iniciado um olhar para fora da 
organização, reconhecendo a interdependência com o ambiente. 
 Enquanto a Teoria Clássica se concentrava na organização formal e a 
Teoria das Relações Humanas somente na organização informal, os 
estruturalistas apostaram no relacionamento entre ambas as organizações: 
a formal e a informal, com abordagem múltipla. 
 São quatro as ideias centrais da Teoria Estruturalista: 
 
 (CESPE - Analista de Planejamento - INPI - 2013) A 
teoria estruturalista das organizações constituiu-se a partir do 
aprofundamento dos aspectos formais da Escola Clássica, da teoria burocrática 
de Max Weber e da negação das contribuições da Escola das Relações 
Humanas. 
 Resolução: Muita atenção na leitura dessa questão. O erro está na 
expressão negação das contribuições da Escola das Relações humanas. Não é 
verdade. Como vimos, os estruturalistas apostavam na relação entre a 
organização formal (clássica) e a informal (relações humanas). Portanto, 
resposta da questão: ERRADO. 
• A sociedade moderna é uma sociedade das 
organizações, das quais o homem passa a 
depender.
A sociedade de 
organizações
• É aquele que desempenha diferentes 
papéis em várias organizações.
O "homem 
organizacional"
• Os conflitos entre os interesses dos 
empregados e os objetivos da organização 
são inevitáveis, porém, administráveis.
Os conflitos 
inevitáveis
• Os indivíduos necessitam de recompensas 
tanto materiais, quanto sociais.
Incentivos mistos
3- ERA NEOCLÁSSICA 
 
D
ire
ito
s 
au
to
ra
is
 r
es
er
va
do
s 
(L
ei
 9
61
0/
98
).
 P
ro
ib
id
a 
a 
re
pr
od
uç
ão
, v
en
da
 o
u 
co
m
pa
rt
ilh
am
en
to
 d
es
te
 a
rq
ui
vo
. U
so
 in
di
vi
du
al
.
Curso: Administração Geral e Pública p/ ICMS RJ 
Teoria e Questões comentadas 
Prof. Arthur Macedo - Aula 01 
 
 
Prof. Arthur Macedo 15 de 40 
www.exponencialconcursos.com.br 
3.2. Teoria dos Sistemas 
 A Teoria dos Sistemas é considerada uma das escolas mais 
importantes do estudo da administração. Antes de mais nada, vamos 
conceituar "sistema": segundo Rebouças (2009), "é um conjunto de partes 
interativas e interdependentes que, conjuntamente, formam um todo 
unitário com determinado objetivo e efetuam determinada função". 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 A Teoria dos Sistemas está baseada em três razões principais: a 
integração de todas as abordagens da administração até então criadas; a 
visualização da empresa no contexto ecológico; e a necessidade de melhor 
tratamento do todo e das partes das questões administrativas das 
empresas. 
 
 As organizações são consideradas como sistemas 
abertos. Outro aspecto que decorre dos componentes do sistema, é que as 
mudanças são inevitáveis, devido à presença das revisões periódicas, 
reavaliações dos planos e o feedback. 
 Uma grande contribuição da Teoria dos Sistemas incorreu no chamado 
Sistema de Informações Gerenciais (SIG), que iremos estudar ainda nesta 
aula, quando tratarmos dos processos gerenciais. Já quanto às críticas da 
abordagem sistêmica, podemos citar a dificuldade de aplicação prática e o 
fato de que nem sempre as empresas estão procurando um estado de 
equilíbrio, princípio este (estado de equilíbrio) preconizado fortemente pela 
Teoria dos Sistemas. 
 
 (FCC - Analista Judiciário - TRF2 - 2012) O aporte da 
Teoria de Sistemas revolucionou o estudo das organizações, pois suas 
fronteiras foram ultrapassadas e: 
PROCESSO DE 
TRANSFORMAÇÃO 
ENTRADAS SAÍDAS 
RETROALIMENTAÇÃO 
OBJETIVOS 
CONTROLE E 
AVALIAÇÃO 
D
ire
ito
s 
au
to
ra
is
 r
es
er
va
do
s 
(L
ei
 9
61
0/
98
).
 P
ro
ib
id
a 
a 
re
pr
od
uç
ão
, v
en
da
 o
u 
co
m
pa
rt
ilh
am
en
to
 d
es
te
 a
rq
ui
vo
. U
so
 in
di
vi
du
al
.
Curso: Administração Geral e Pública p/ ICMS RJ 
Teoria e Questões comentadas 
Prof. Arthur Macedo - Aula 01 
 
 
Prof. Arthur Macedo 16 de 40 
www.exponencialconcursos.com.br 
a) a noção de subsistema composto por elementos não relacionados que 
constituem as partes ou órgãos que compõem o sistema permitiu 
compreender relações intra-grupos. 
b) em vez de se estudar a organização de fora para dentro, passou-se a 
estudá-la no seu interior. 
c) passou-se a olhá-las do elemento menor e condicionado rumo ao elemento 
maior e condicionador, numa teorização introversa. 
d) o ambiente externo passou a ser considerado o condicionante básico do 
formato e do comportamento organizacional. 
e) a empresa, como sistema fechado por limites ou fronteiras, passou a criar 
sua própria cultura. 
 Resolução: Vamos analisar cada alternativa. Na letra A, o erro consiste 
na expressão "elementos não relacionados". O correto seria elementos inter-
relacionados. Na letra B, não se buscava estudar as organizações no seu 
interior, e sim, sua relação com o ambiente externo. 
 A letra C está incorreta, pois a Teoria dos Sistemas buscou ter uma 
visão do todo. A letra D é o nosso gabarito! É uma das premissas da 
abordagem sistêmica das organizações o fato de considerar o ambiente 
externo como condicionante dos fatores organizacionais. Já a incorreção da 
letra é está em afirmar que a empresa é tratada como um sistema fechado. 
Errado. O correto, como já estudamos, é que as organizações, para a Teoria 
dos Sistemas, é um sistema aberto. 
 
3.3. Teoria Neoclássica 
 A Teoria Neoclássica surgiu a partir de uma ideia de retomada dos 
preceitos das abordagens clássica e científica da administração. A principal 
referência desta teoria é o consagrado estudioso Peter Drucker, considerado o 
pai da administração moderna. 
 A Teoria Neoclássica, ao reafirmar os postulados das abordagens 
clássica e científica, a faz com a devida atualização e redimensionamento 
aos problemas administrativos atuais e ao tamanho das organizações. As 
principais características da Teoria Neoclássica, segundo Chiavenato (2003), 
são as seguintes: 
 Ênfase na 
prática da 
administração 
A utilização do pragmatismo em busca de resultados 
concretos e palpáveis, com base nos conceitos teóricos 
da administração. 
Reafirmação 
relativa dos 
aspectos clássicos 
É o retorno de um grande estudo desenvolvido pela 
Teoria Clássica, só que buscando dar uma 
reestruturação de acordo com a situação atual. 
Ênfase nos 
Os princípios utilizados na Teoria Clássica são encarados 
como critérios mais ou menos elásticos para a busca de 
D
ire
ito
s 
au
to
ra
is
 r
es
er
va
do
s 
(L
ei
 9
61
0/98
).
 P
ro
ib
id
a 
a 
re
pr
od
uç
ão
, v
en
da
 o
u 
co
m
pa
rt
ilh
am
en
to
 d
es
te
 a
rq
ui
vo
. U
so
 in
di
vi
du
al
.
Curso: Administração Geral e Pública p/ ICMS RJ 
Teoria e Questões comentadas 
Prof. Arthur Macedo - Aula 01 
 
 
Prof. Arthur Macedo 17 de 40 
www.exponencialconcursos.com.br 
princípios gerais 
da administração 
soluções administrativas práticas. 
Ênfase nos 
objetivos e nos 
resultados 
É em função dos objetivos e resultados que a 
organização deve ser dimensionada, estruturada e 
orientada. Os objetivos são valores visados ou 
resultados desejados pela organização e que são 
atingidos através de operações eficientes. 
Ecletismo 
A teoria absorve conceitos de várias escolas: Clássica, 
Relações Humanas, Burocracia, Estruturalista, etc. 
 
 Outro importante ponto a ser levantado é que a Teoria Neoclássica 
aborda a administração como técnica social. Para os autores neoclássicos, 
a Administração consiste em orientar, dirigir e controlar os esforços de um 
grupo de indivíduos para um objetivo comum. E o bom administrador é, 
naturalmente, aquele que possibilita ao grupo alcançar seus objetivos com o 
mínimo dispêndio de recursos e de esforço e com menos atritos com outras 
atividades úteis. 
 Foi na Teoria Neoclássica que surgiu o debate acerca da diferença entre 
eficiência e eficácia, centralização e descentralização, e a 
Administração por Objetivos - APO (ou Administração por Resultados). 
Veremos estes três assuntos em aulas futuras. 
 
3.4. Teoria Comportamental 
 A Teoria Comportamental, como diz o próprio nome, enfatiza o 
comportamento dos indivíduos nos grupos e nas organizações, por meio 
do estudo e análise das observações e verificações científicas. Sofreu 
forte influência da psicologia organizacional. 
 Dentre os estudos formulados na abordagem comportamental da 
administração (podemos encontrar também o termo abordagem behaviorista), 
podemos destacar a teoria X e Y de McGregor; Herzberg, com suas teorias 
motivacionais; e Maslow com a hierarquia das necessidades. (Todos 
esses assuntos nós iremos estudar quando tratarmos do tema Motivação, na 
aula sobre Gestão de Pessoas, devido ao melhor enquadramento didático e 
organização dos temas de nosso curso). 
 Para concluir este tópico sobre a Teoria Comportamental, é importante 
deixar bem claro que esta teoria propaga que quanto mais o administrador 
conhecer os mecanismos motivacionais das pessoas, melhor será a 
adequação de sua gestão, com melhores resultados. 
 (CESPE - Analista Administração - CPRM - 2013) Na 
teoria comportamental, as pessoas são vistas como recursos da produção, 
assim como máquinas, equipamentos, produtos e regras. 
D
ire
ito
s 
au
to
ra
is
 r
es
er
va
do
s 
(L
ei
 9
61
0/
98
).
 P
ro
ib
id
a 
a 
re
pr
od
uç
ão
, v
en
da
 o
u 
co
m
pa
rt
ilh
am
en
to
 d
es
te
 a
rq
ui
vo
. U
so
 in
di
vi
du
al
.
Curso: Administração Geral e Pública p/ ICMS RJ 
Teoria e Questões comentadas 
Prof. Arthur Macedo - Aula 01 
 
 
Prof. Arthur Macedo 18 de 40 
www.exponencialconcursos.com.br 
 Resolução: Errado! Na Teoria Comportamental, como acabamos de 
estudar, a ênfase está nas pessoas, no estudo do comportamento humano, 
da motivação. As pessoas não são vistas como meros recursos, que nem 
maquinas e equipamentos. 
 
3.5. Teoria do Desenvolvimento Organizacional 
 A Teoria do Desenvolvimento Organizacional (DO) é considerada 
por alguns autores como um desdobramento decorrente da Teoria 
Comportamental. 
 Segundo Rebouças (2009), Desenvolvimento Organizacional é "o 
processo estruturado para consolidar a mudança planejada dos aspectos 
estruturais e comportamentais nas empresas, com a finalidade de 
otimizar a resolução de problemas e os resultados anteriormente 
estabelecidos nos planejamentos elaborados, sempre com adequado 
relacionamento interpessoal". 
 
 Podemos citar algumas contribuições importantíssimas do D.O. para o 
estudo da administração, inclusive utilizadas massivamente até os dias de 
hoje: 
1. Diagnóstico organizacional: muito utilizado no processo inicial de 
planejamento estratégico das organizações, o diagnóstico consiste em 
um processo estruturado de avaliação de uma situação e o 
estabelecimento da ação ou estratégia mais adequada. 
 
2. Técnicas de intervenção: são as maneiras de se atuar sobre os 
processos de mudança nas empresas. 
C
o
n
tr
ib
u
iç
õ
e
s
 d
a
 T
e
o
r
ia
 d
o
 
D
e
s
e
n
v
o
lv
im
e
n
to
O
r
g
a
n
iz
a
c
io
n
a
l
Melhor conhecimento das pessoas que trabalham nas empresas.
Conhecimento do efeito das mudanças sobre as pessoas.
Conhecimento das causas das resistências às mudanças. 
Consolidação da função de agente de mudança.
Melhoria da qualidade do relacionamento entre as pessoas.
Entendimento de que as mudanças nas empresas são necessárias. 
Conhecimento das condições para o fracasso e o sucesso do 
desenvolvimento organizacional.
D
ire
ito
s 
au
to
ra
is
 r
es
er
va
do
s 
(L
ei
 9
61
0/
98
).
 P
ro
ib
id
a 
a 
re
pr
od
uç
ão
, v
en
da
 o
u 
co
m
pa
rt
ilh
am
en
to
 d
es
te
 a
rq
ui
vo
. U
so
 in
di
vi
du
al
.
Curso: Administração Geral e Pública p/ ICMS RJ 
Teoria e Questões comentadas 
Prof. Arthur Macedo - Aula 01 
 
 
Prof. Arthur Macedo 19 de 40 
www.exponencialconcursos.com.br 
3. Equipes multidisciplinares: segundo Rebouças (2009), "conjunto de 
profissionais, com diferentes conhecimentos e habilidades, que realizam 
reuniões coordenadas e programadas, em caráter temporário ou 
permanente, para emitir, mediante discussão organizada, opiniões a 
respeito de assuntos previamente estabelecidos e que, nascidas dos 
debates, sejam as mais adequadas à realidade e às necessidades da 
empresa. 
 
4. Cultura organizacional: é o conjunto estruturado de valores, crenças, 
normas e hábitos compartilhados, de forma interativa, pelas pessoas 
que atuam em uma empresa. 
 
 Para concluir o estudo deste tópico, podemos citar três críticas para a 
Teoria do Desenvolvimento Organizacional: a primeira é que as conclusões do 
D.O. precisam de comprovação científica; em segundo lugar, a teoria não 
considera outros importantes fatores de influência na administração das 
empresas; por fim, existe uma certa repetição de escolas anteriores, sem 
novidades consideráveis. 
 (VUNESP - Técnico Administrador - MPE-ES - 2013) 
Para a teoria do Desenvolvimento Organizacional, uma organização é a 
coordenação de diferentes atividades de contribuintes individuais com a 
finalidade de efetuar transações planejadas com o ambiente. Este conceito é 
tipicamente caracterizado como: 
a) idealismo moral. 
b) imperativo categórico. 
c) necessidades de estima. 
d) necessidades de segurança. 
e) behaviorista. 
 Resolução: A Teoria do Desenvolvimento Organizacional é considerada 
um desdobramento da Teoria Comportamental. Para os behavioristas, as 
pessoas são contribuintes das organizações, e não estão somente incluídas 
nas organizações. Portanto, uma boa questão para analisar a similaridade 
entre as duas teorias apresentadas em sequência. Gabarito letra E. 
 
3.6. Teoria da Contingência 
 Fechando nossa viagem pelas escolas da administração na história, 
vamos falar sobre a Teoria da Contingência. Uma contingência é um evento 
futuro provável, mas não certo, que pode afetar seriamente o trabalho de uma 
D
ire
ito
s 
au
to
ra
is
 r
es
er
va
do
s 
(L
ei
 9
61
0/
98
).
 P
ro
ib
id
a 
a 
re
pr
od
uç
ão
, v
en
da
 o
u 
co
m
pa
rt
ilh
am
en
to
 d
es
te
 a
rq
ui
vo
. U
so
 in
di
vi
du
al
.
Curso: Administração Geral e Pública p/ ICMS RJ 
Teoria e Questões comentadas 
Prof. Arthur Macedo - Aula 01 
 
 
Prof. Arthur Macedo 20 de 40 
www.exponencialconcursos.com.br 
empresa (como greves, guerras, mudanças com indexação de preços ou na 
política governamental). 
 A teoria sugere que a estrutura da organizaçãoe o seu funcionamento 
são dependentes da interação com o ambiente externo. Não há um 
melhor jeito de se organizar: a estrutura depende do ambiente no qual a 
organização opera. "Nada é absoluto e tudo é relativo". 
 
 Apesar de ser uma teoria bem completa, que agrega os conhecimentos 
das demais teorias, que faz a confluência com os fatores externos e que 
analisa as situações - positivas e negativas - que possam influenciar as 
decisões da organização, também é possível tecer críticas aos postulados 
contingenciais. 
 Como crítica principal, podemos citar que a Teoria da Contingência 
trabalha mais com as diferenças entre as organizações do que com as 
semelhanças entre si. Outro problema é que existe, na prática, uma 
dificuldade de identificar todas as contingências em uma organização e a 
interligação entre elas, o que inviabiliza o modelo puro contingencial. 
 (FCC - Analista Judiciário - TRF 1 - 2011) A Teoria da 
Contingência, no campo da administração, se caracteriza por 
a) privilegiar a relação da empresa com o ambiente em relação às técnicas 
administrativas. 
b) enfatizar mais o bem-estar das pessoas do que os papéis sistêmicos. 
c) propor um modelo de gestão que compatibilize os objetivos pessoais e 
organizacionais. 
d) focalizar os fatores emocionais sobre os técnicos e físicos como motivadores 
do trabalho eficiente. 
e) valorizar mais a hierarquia de autoridade que a satisfação pessoal como 
fator de produtividade no trabalho. 
 Resolução: A principal lição da importante Teoria da Contingência é a 
que as organizações interagem com o ambiente externo. Mais, são 
As ações 
administrativas são 
contingentes das...
...características 
situacionais, para 
obter...
...resultados 
organizacionais 
esperados.
D
ire
ito
s 
au
to
ra
is
 r
es
er
va
do
s 
(L
ei
 9
61
0/
98
).
 P
ro
ib
id
a 
a 
re
pr
od
uç
ão
, v
en
da
 o
u 
co
m
pa
rt
ilh
am
en
to
 d
es
te
 a
rq
ui
vo
. U
so
 in
di
vi
du
al
.
Curso: Administração Geral e Pública p/ ICMS RJ 
Teoria e Questões comentadas 
Prof. Arthur Macedo - Aula 01 
 
 
Prof. Arthur Macedo 21 de 40 
www.exponencialconcursos.com.br 
dependentes das nuances do ambiente externo, em detrimento das 
técnicas administrativas, como se a empresa fosse um sistema fechado, sem 
contato nem interferência do ambiente externo. 
 Portanto, nosso gabarito é a letra A. As demais alternativas não 
retratam o cerne da abordagem contingencial da administração. 
 
 
 Segundo Etzioni (1908), nosso mundo é um mundo de organizações. 
De uma forma ou de outra, praticamos e sofremos as ações gerenciais. O que 
faz a administração funcionar é o processo gerencial. 
 Administrar é um processo. E esse processo, conforme já vimos no 
começo da aula, compreende quatro etapas, que conhecemos como funções 
da administração: planejar, organizar, dirigir e controlar. Essa definição é 
uma unanimidade dentre os estudiosos de nossa matéria. 
 
 
 
 
 
 
 O processo gerencial é um ato contínuo de planejar, organizar, dirigir 
e controlar. Não se trata de algo abstrato, pois cada função administrativa que 
o compõe contém especialidades. 
 Planejar se refere a onde chegar (objetivos) e como chegar 
(estratégias). Organizar significa identificar, obter, alocar e avaliar o uso dos 
recursos necessários ao atingimento dos objetivos (recursos humanos, 
tecnológicos, materiais ou imateriais) Já dirigir está ligado a motivar, liderar e 
comunicar de forma constante e contínua. Por último, controlar significa 
mensurar, também de maneira constante e contínua; adotar um padrão para 
comparar os resultados mensurados e aplicar, se necessário, as ações 
corretivas. 
 Esse quadripé não é estático. Sua ordem não pode ser alterada, mas 
os passos são alimentadores dos passos seguintes, e servem sempre como 
subsídio de informações para reiniciar todo o processo. 
4- PROCESSOS GERENCIAIS 
 
A 
M 
B 
I 
E 
N 
T 
E 
A 
M 
B 
I 
E 
N 
T 
E 
 
PLANEJA 
ORGANIZA 
DIRIGE 
CONTROLA 
RECURSOS PRODUTOS 
SERVIÇOS 
ORGANIZAÇÃO 
D
ire
ito
s 
au
to
ra
is
 r
es
er
va
do
s 
(L
ei
 9
61
0/
98
).
 P
ro
ib
id
a 
a 
re
pr
od
uç
ão
, v
en
da
 o
u 
co
m
pa
rt
ilh
am
en
to
 d
es
te
 a
rq
ui
vo
. U
so
 in
di
vi
du
al
.
Curso: Administração Geral e Pública p/ ICMS RJ 
Teoria e Questões comentadas 
Prof. Arthur Macedo - Aula 01 
 
 
Prof. Arthur Macedo 22 de 40 
www.exponencialconcursos.com.br 
 
 (FCC - Analista - TRT 8a Região - 2010) O processo 
administrativo possui quatro funções básicas − planejamento, organização, 
direção e controle. A função de controle é um processo cíclico composto de 
quatro fases: 
 a) análise dos resultados; definição de metas; ações de reforço para 
aplicação de boas práticas e acompanhamento. 
 
 b) definição de objetivos; acompanhamento da execução; avaliação e 
ações de melhoria. 
 
 c) acompanhamento da execução; identificação de inconformidades; 
definição de novos processos e implantação. 
 
 d) monitoração dos processos definidos; identificação de 
inconsistências; implantação e avaliação. 
 
 e) estabelecimento de padrões de desempenho; monitoração do 
desempenho; comparação do desempenho com o padrão e ação corretiva. 
 
 Resolução: Perfeito sequenciamento das fases de controle é o que está 
presente na alternativa E. Como já dissemos, o processo 
gerencial/administrativo é cíclico, e a sua ordem não pode/deve ser alterada. 
Isto funciona também para as fases de cada função. 
Nós iremos ainda aprofundar estes assuntos vistos neste tópico, 
principalmente a gestão por processos e o planejamento organizacional, que 
são assuntos muito cobrados pela nossa banca. 
 
 
Processo 
Gerencial
1
PLANEJAMEN
TO
Objetivos
Estratégias
2
ORGANIZAÇ
ÃO
Recursos
3
DIREÇÃO
Comunicação
Liderança
Motivação
4
CONTROLE
Ações corretivas
Mensuração
Avaliação
D
ire
ito
s 
au
to
ra
is
 r
es
er
va
do
s 
(L
ei
 9
61
0/
98
).
 P
ro
ib
id
a 
a 
re
pr
od
uç
ão
, v
en
da
 o
u 
co
m
pa
rt
ilh
am
en
to
 d
es
te
 a
rq
ui
vo
. U
so
 in
di
vi
du
al
.
Curso: Administração Geral e Pública p/ ICMS RJ 
Teoria e Questões comentadas 
Prof. Arthur Macedo - Aula 01 
 
 
Prof. Arthur Macedo 23 de 40 
www.exponencialconcursos.com.br 
 
Administração Científica:
- Ênfase nas tarefas
- Tempos e movimentos
- Racionalização do trabalho
- Taylor
Teoria Clássica:
- Ênfase na estrutura
- 14 princípios
- "P.O.C.C.C."
- Fayol
Teoria das Relações
Humanas: 
- Ênfase nas pessoas
- Autonomia do empregado
- Experiência de Hawthorne
- Elton Mayo
Teoria da Burocracia:
- Racionalidade, normas e 
regras
- Rotinas e procedimentos 
- Hierarquia e previsibilidade
- Max Weber
Teoria Estruturalista:
- Sociedade das organizações
- Homem organizacional 
- Conflitos inevitáveis
- Incentivos mistos
Teoria dos Sistemas:
- Sistemas abertos
- Mudanças inevitáveis
- Integração das abordagens 
administrativas
- Ambiente externo
Teoria Neoclássica:
- Retomada das teorias clássicas
- Administração como técnica social
- Ecletismo
- Peter Drucker
Teoria Comportamental:
- Comportamento dos indivíduos
- Teoria X e Y
- Hierarquia das necessidades
- Motivação
Teoria do Desenvolvimento 
Organizacional:
- Mudança organizacional estruturada
- Behaviorismo
- As pessoas como contribuintes
Teoria da Contingência:
- Evento provável mas não certo
- Interação com o ambiente externo
- "Nada é absoluto, tudo é relativo"
Era Clássica 
Era Neoclássica 
5- RESUMO DA EVOLUÇÃO DO CONHECIMENTO ADMINISTRATIVO 
 
D
ire
ito
s 
au
to
ra
is
 r
es
er
va
do
s 
(L
ei
 9
61
0/
98
).
 P
ro
ib
id
a 
a 
re
pr
od
uç
ão
, v
en
da
 o
u 
co
m
pa
rt
ilh
am
en
to
 d
es
te
 a
rq
ui
vo
. U
so
 in
di
vi
du
al
.
Curso: Administração Geral e Pública p/ ICMS RJ 
Teoria e Questões comentadas 
Prof. Arthur Macedo - Aula 01 
 
 
Prof. ArthurMacedo 24 de 40 
www.exponencialconcursos.com.br 
 
01. (FCC – Técnico Superior - PGE-RJ – 2009) Na primeira fase de 
desenvolvimento das teorias da administração predominaram as abordagens 
mecanicistas, como as de Taylor e Fayol. Com relação às abordagens que 
criticaram esses paradigmas: 
I. A Teoria Comportamental afirma, em oposição às abordagens Clássica e 
Científica, que os conflitos entre objetivos individuais e organizacionais não 
são incontornáveis e podem ser evitados através de técnicas de 
condicionamento. 
II. Ao contrário da Teoria Clássica de Fayol, a Teoria dos Sistemas enfatiza 
uma visão anatômica e estrutural da empresa, entendida como uma síntese de 
diferentes órgãos que compõem a estrutura organizacional. 
III. A Teoria das Relações Humanas criticou a Teoria Clássica da 
Administração, afirmando que trabalhadores em melhores condições 
psicossociais e emocionais alcançam melhores níveis de produtividade, 
independentemente das condições físicas e técnicas. 
IV. A Teoria do Desenvolvimento Organizacional rejeita a ênfase na 
remuneração como única motivação do trabalhador e propôs novos modelos 
de gestão que compatibilizassem objetivos individuais e organizacionais. 
V. Em contraposição às teorias Clássica e Científica, a Teoria da Contingência 
afirma que existe uma relação de dependência entre as condições ambientais 
e as técnicas gerenciais adequadas a cada objetivo organizacional. 
a) Estão corretas APENAS as afirmativas I e II. 
b) Estão corretas APENAS as afirmativas I, II e V. 
c) Estão corretas APENAS as afirmativas II, III e IV. 
d) Estão corretas APENAS as afirmativas III e IV. 
e) Estão corretas APENAS as afirmativas III, IV e V. 
Resolução: Questão bem "rica" para começar esta bateria de exercícios. 
Vamos analisar cada assertiva. A assertiva I está incorreta, pois não são 
técnicas de condicionamento, e sim, motivação, dentre outras. A assertiva II 
também está incorreta, uma vez que a Teoria dos Sistemas não possui 
somente uma visão estrutural da empresa, como uma síntese de diferentes 
órgãos. Para a abordagem sistêmica, a organização é um sistema aberto, com 
mudanças inevitáveis. 
 Já as alternativas III, IV e V estão corretas e muito bem 
fundamentadas, boas para uma futura revisão dos estudos! 
GABARITO DA QUESTÃO: ALTERNATIVA E. 
 
6- QUESTÕES COMENTADAS 
 
D
ire
ito
s 
au
to
ra
is
 r
es
er
va
do
s 
(L
ei
 9
61
0/
98
).
 P
ro
ib
id
a 
a 
re
pr
od
uç
ão
, v
en
da
 o
u 
co
m
pa
rt
ilh
am
en
to
 d
es
te
 a
rq
ui
vo
. U
so
 in
di
vi
du
al
.
Curso: Administração Geral e Pública p/ ICMS RJ 
Teoria e Questões comentadas 
Prof. Arthur Macedo - Aula 01 
 
 
Prof. Arthur Macedo 25 de 40 
www.exponencialconcursos.com.br 
02. (FCC - Analista - BACEN - 2006) O modelo científico de administração 
harmoniza-se mais com o estilo de mudança 
a) do conhecimento. 
b) participativa.
 
c) diretiva.
 
d) atitudinal. 
e) grupal. 
Resolução: Iremos estudar no futuro o tema Gestão de Mudanças 
Organizacionais, mas com o nosso conhecimento sobre a Administração 
Científica, nós conseguiremos matar esta questão. 
 A Administração Científica possui uma forte orientação para o poder e a 
decisão nas mãos dos gerentes, cabendo aos empregados somente a execução 
das tarefas. Portanto, o estilo de mudança que se adequa à abordagem 
científica é a diretiva (imposição dos dirigentes), ao contrário do estilo de 
mudança participativa (participação dos grupos da organização). Vamos 
aprofundar depois o estudo sobre mudança. Questão respondida! 
GABARITO DA QUESTÃO: ALTERNATIVA C. 
 
03. (FCC - Administrador - SERGAS - 2013) É característica da "Escola de 
Chefes": 
a) a ênfase da organização como um todo e um sistema integrado.
 
b) a unidade de comando determina que cada subordinado recebe ordens e 
presta contas somente a um superior. 
c) ambiente nada absoluto onde existem várias maneiras de se administrar.
 
d) organização contínua de cargos limitados aos chefes por normas escritas. 
e) produção em massa por meio de linha de montagem, em movimento 
contínuo.
 
Resolução: Pelo que estamos observando nas últimas provas de 
Administração da FCC, eles andam usando expressões sinônimas, não sei se 
para confundir e dificultar a vida o candidato... (ok, sabemos que é!). 
 Questão bem tranquila, basta que saibamos que a "Escola de Chefes" é 
também conhecida como abordagem CLÁSSICA da administração. A 
alternativa B é a nossa resposta, tratando de um dos princípios da 
administração sugeridos por Fayol: a unidade de comando. As demais 
alternativas tratam de outras teorias. 
GABARITO DA QUESTÃO: ALTERNATIVA B. 
04. (FCC - Auditor - TCE/SP - 2008) Henry Fayol foi um dos principais 
formuladores da denominada Teoria Clássica das organizações. Fayol: 
D
ire
ito
s 
au
to
ra
is
 r
es
er
va
do
s 
(L
ei
 9
61
0/
98
).
 P
ro
ib
id
a 
a 
re
pr
od
uç
ão
, v
en
da
 o
u 
co
m
pa
rt
ilh
am
en
to
 d
es
te
 a
rq
ui
vo
. U
so
 in
di
vi
du
al
.
Curso: Administração Geral e Pública p/ ICMS RJ 
Teoria e Questões comentadas 
Prof. Arthur Macedo - Aula 01 
 
 
Prof. Arthur Macedo 26 de 40 
www.exponencialconcursos.com.br 
a) desenvolveu uma abordagem sintética onde toda empresa desenvolve seis 
funções básicas e a função administrativa desempenha um papel central de 
integração e coordenação das demais funções. 
b) procurou enfrentar o problema do desperdício das indústrias francesas, por 
meio do estudo detalhado dos tempos e dos movimentos dos operários, 
visando ao aumento da produtividade pela divisão do trabalho. 
c) definiu as características básicas da organização burocrática moderna, 
especialmente a legalidade, a impessoalidade e a hierarquia.
 
d) contestou a teoria científica da administração, formulando uma abordagem 
baseada na dinâmica informal do comportamento organizacional, nas técnicas 
de motivação e no papel das lideranças.
 
e) formulou uma teoria analítica da dinâmica organizacional centrada nas 
condições em que são tomadas as decisões dentro da empresa. 
Resolução: A Teoria Clássica preconizava uma ênfase na estrutura, com seis 
funções básicas: administrativa (que exercia o papel central, divididas em 
Prever (ou Planejar), Organizar, Comandar, Coordenar e Controlar - POCCC), 
técnica, comercial, financeira, de segurança e contábil. Portanto, correta a 
alternativa A. 
 A alternativa B está incorreta, pois fala da Administração Científica. Já a 
alternativa C está também incorreta, pois trata da Burocracia. A alternativa D 
está incorreta ao dizer que a teoria clássica contestou a teoria científica. Por 
fim, a alternativa E está incorreta pois a Teoria Clássica não formulou teoria 
analítica sobre o processo decisório das organizações. 
GABARITO DA QUESTÃO: ALTERNATIVA A. 
 
05. (FCC - Analista - TCE/PR - 2011) Como consequência de um trabalho 
de quase uma década, Mayo e seus seguidores lançaram as bases de uma 
nova filosofia de administração chamada Relações Humanas, cujos pontos 
principais são: sistema social; relações com o grupo; supervisor de primeira 
linha tem papel intermediário e: 
a) tipo ideal de burocracia.
 
b) eficácia e eficiência.
 
c) influência do ambiente externo. 
d) trabalho em equipe.
 
e) racionalização do trabalho. 
 
Resolução: Elton Mayo e seus seguidores construíram a Escola das Relações 
Humanas a partir da Experiência de Hawthorne, uma filosofia que 
contestava a ênfase mecanicista das teorias anteriores. Portanto, foi um 
D
ire
ito
s 
au
to
ra
is
 r
es
er
va
do
s 
(L
ei
 9
61
0/
98
).
 P
ro
ib
id
a 
a 
re
pr
od
uç
ão
, v
en
da
 o
u 
co
m
pa
rt
ilh
am
en
to
 d
es
te
 a
rq
ui
vo
. U
so
 in
di
vi
du
al
.
Curso: Administração Geral e Pública p/ ICMS RJ 
Teoria e Questões comentadas 
Prof. Arthur Macedo - Aula 01 
 
 
Prof. Arthur Macedo 27 de 40 
www.exponencialconcursos.com.bravanço para a época, no tocante à valorização dos empregados numa 
organização. Foi a primeira escola que interpretou os grupos informais e o 
trabalho em equipe nas organizações. 
 A alternativa A trata da Teoria da Burocracia. A alternativa B é tema da 
Teoria Neoclássica. A alternativa C trata da Teoria da Contingência. A 
alternativa D é o nosso gabarito. Por fim, a alternativa E é tema da 
Administração Científica. 
GABARITO DA QUESTÃO: ALTERNATIVA D. 
 
06. (FCC - Auditor - TCE/SP - 2008) Max Weber é considerado como um 
dos mais influentes precursores de diversas teorias das organizações. Nesse 
sentido, considere:
 
I. Weber desenvolveu uma teoria das organizações formais, fundamentada em 
um modelo mecanicista, mais próxima das teorias clássicas.
 
II. A teoria das organizações de Weber é baseada na articulação entre 
organização formal e informal.
 
III. A teoria weberiana das organizações se aproxima mais da teoria clássica 
das organizações, pois enfatiza a eficiência e a hierarquia.
 
IV. A teoria estruturalista das organizações diferencia-se da abordagem 
weberiana por enfatizar a relação entre análise intra-organizacional e inter-
organizacional. 
V. A teoria weberiana das organizações aproxima-se mais das abordagens 
humanistas, pois enfatiza o comportamento efetivo das pessoas na 
organização. 
Está correto o que se afirma APENAS em 
a) I, II e III. 
b) I, II e IV. 
c) I, III e IV. 
d) II, III e V. 
e) II, IV e V. 
Resolução: Vamos analisar cada assertiva: a primeira está correta, pois a 
Burocracia de Weber se aproximava das abordagens clássica e científica no 
tocante à rigidez da estrutura interna. Já a assertiva II está incorreta, uma vez 
que a Burocracia não se importava com as organizações informais. 
 A assertiva III está correta no mesmo sentido da primeira, por esta 
ênfase na hierarquia e na rigidez da estrutura interna. A alternativa IV está 
correta, uma vez que a Teoria Estruturalista é um desdobramento da Teoria 
da Burocracia, com a adição das organizações informais às formais, e a 
D
ire
ito
s 
au
to
ra
is
 r
es
er
va
do
s 
(L
ei
 9
61
0/
98
).
 P
ro
ib
id
a 
a 
re
pr
od
uç
ão
, v
en
da
 o
u 
co
m
pa
rt
ilh
am
en
to
 d
es
te
 a
rq
ui
vo
. U
so
 in
di
vi
du
al
.
Curso: Administração Geral e Pública p/ ICMS RJ 
Teoria e Questões comentadas 
Prof. Arthur Macedo - Aula 01 
 
 
Prof. Arthur Macedo 28 de 40 
www.exponencialconcursos.com.br 
relação entre elas e o ambiente externo. Por fim, a alternativa IV encontra-se 
incorreta, pois a teoria weberiana não se aproxima das abordagens 
humanistas. 
GABARITO DA QUESTÃO: ALTERNATIVA C. 
 
07. (FCC - Analista - TCE/PR - 2011) Introduz transformações na 
personalidade dos seus participantes que levam à rigidez, às dificuldades no 
atendimento aos clientes e à ineficiência, transformações essas responsáveis 
pelo que chama de disfunções ou consequências imprevistas. 
Na frase acima Merton está se referindo à estrutura: 
a) burocrática. 
b) de cooptação. 
c) coercitiva.
 
d) ideológica.
 
e) moderna. 
Resolução: Questão direta sobre os problemas, ou como gosta a FCC, as 
disfunções da Teoria da Burocracia de Weber. Merton (1959) foi um dos 
estudiosos que analisaram e criticaram a abordagem burocrática da 
administração. 
GABARITO DA QUESTÃO: ALTERNATIVA A. 
 
08. (FCC - Analista Judiciário - TRT 3 - 2009) Os autores do DO 
(Desenvolvimento Organizacional) adotam uma posição antagônica ao 
conceito tradicional da organização, salientando as diferenças fundamentais 
existentes entre os sistemas: 
a) mecânicos e orgânicos.
 
b) autônomos e diferenciais. 
c) fechados e semiabertos.
 
d) autônomos e fechados.
 
e) democráticos e autoritários. 
Resolução: O Desenvolvimento Organizacional contém muitos preceitos da 
abordagem comportamental, ou seja, abordam a importância dos 
indivíduos na organização e as suas relações com o ambiente. 
 Portanto, adotam um sistema orgânico (ênfase nas pessoas, nos 
grupos, decisões descentralizadas, etc.), em detrimento do sistema 
mecanicista tradicional (centralização, controle rígido, ênfase na estrutura e 
D
ire
ito
s 
au
to
ra
is
 r
es
er
va
do
s 
(L
ei
 9
61
0/
98
).
 P
ro
ib
id
a 
a 
re
pr
od
uç
ão
, v
en
da
 o
u 
co
m
pa
rt
ilh
am
en
to
 d
es
te
 a
rq
ui
vo
. U
so
 in
di
vi
du
al
.
Curso: Administração Geral e Pública p/ ICMS RJ 
Teoria e Questões comentadas 
Prof. Arthur Macedo - Aula 01 
 
 
Prof. Arthur Macedo 29 de 40 
www.exponencialconcursos.com.br 
nas tarefas, etc.). Esta divisão entre sistema orgânico e sistema mecânico é 
proveniente dos estudos de Chiavenato (2000). 
GABARITO DA QUESTÃO: ALTERNATIVA A. 
 
09. (FCC - Técnico Judiciário - TRF 5 - 2013) A teoria administrativa que 
se relaciona à múltipla abordagem com enfoque na organização formal e 
informal e análise Intraorganizacional e Interorganizacional é denominada 
a) Clássica. 
b) da Burocracia.
 
c) do Comportamento. 
d) da Contingência.
 
e) Estruturalista. 
Resolução: Já vimos em uma das questões anteriores que a Teoria 
Estruturalista é uma evolução da Burocracia, por ter inserido o estudo 
integrado e relacionado da organização formal e informal, além de analisar 
o contexto do ambiente externo como fator influenciador das decisões. 
GABARITO DA QUESTÃO: ALTERNATIVA E. 
 
10. (FCC - Auditor - TCE/SP - 2008) A aplicação da perspectiva sistêmica à 
teoria das organizações, comum durante os anos 60, pretendia integrar os 
conhecimentos produzidos de forma fragmentária por abordagens 
precedentes. Sobre a perspectiva sistêmica, considere: 
I. A tendência à entropia é uma das principais ameaças que uma organização 
enfrenta na interação com o ambiente.
 
II. Na perspectiva sistêmica, o homem, com suas características de 
personalidade e socialização, é visto como elemento central no equilíbrio, 
necessariamente instável, entre organizações e ambiente. 
III. Um sistema empresarial alcança um estado de equilíbrio integrado 
quando os diversos subgrupos que o compõem reagem de forma mais ou 
menos coerente aos estímulos ou ameaças do ambiente. 
IV. A principal preocupação da análise sistêmica é reduzir as incongruências e 
os conflitos entre as metas organizacionais e os interesses individuais, por 
meio da compreensão das motivações das pessoas para agirem no ambiente 
de trabalho. 
V. Na teoria sistêmica, os papéis funcionais são mais importantes do que as 
características pessoais para a compreensão do funcionamento das empresas. 
Está correto o que se afirma APENAS em: 
a) I, II e III. 
D
ire
ito
s 
au
to
ra
is
 r
es
er
va
do
s 
(L
ei
 9
61
0/
98
).
 P
ro
ib
id
a 
a 
re
pr
od
uç
ão
, v
en
da
 o
u 
co
m
pa
rt
ilh
am
en
to
 d
es
te
 a
rq
ui
vo
. U
so
 in
di
vi
du
al
.
Curso: Administração Geral e Pública p/ ICMS RJ 
Teoria e Questões comentadas 
Prof. Arthur Macedo - Aula 01 
 
 
Prof. Arthur Macedo 30 de 40 
www.exponencialconcursos.com.br 
b) I, II e V.
 
c) I, III e V. 
d) II, III e IV. 
e) II , IV e V. 
Resolução: Questão sobre a Teoria dos Sistemas. Vamos analisar cada 
assertiva para chegar a nossa resposta. A assertiva I fala em entropia, que 
nada mais é do que a desordem, perda ou ausência da visão sistêmica, 
na interação com ambiente. É sim uma ameaça às organizações, portanto, 
assertiva correta. 
 A assertiva II está incorreta, pois a Teoria dos Sistemas não personifica 
uma figura central, uma vez que se trata de uma organização com sistema 
aberto. As atribuições são mais importantes do que as pessoas. 
 A assertiva III está correta, e esta é a definição que busca a 
abordagem sistêmica acerca do equilíbrio entre as partes e grupos. A 
assertiva IV está incorreta, pois apresenta uma definição dos objetivos da 
Teoria Comportamental. Por fim, temos a assertiva V como correta, pois a 
abordagem sistêmica enfatizaas atribuições funcionais em detrimento de 
meras características pessoais. 
GABARITO DA QUESTÃO: ALTERNATIVA C. 
 
11. (FCC - Auditor - TCE/AP - 2012) Em relação à teoria da contingência, 
considere: 
I. A tecnologia é uma das variáveis principais da teoria que revela que estas 
influenciam e condicionam o funcionamento de uma organização e sua 
estrutura. 
II. Nessa abordagem, os aspectos comportamentais são variáveis 
condicionantes da estrutura organizacional e elemento central para a 
performance organizacional. 
III. As variáveis de tamanho da organização, de diferenças individuais, de 
incerteza ambiental e de tecnologia das tarefas, são elementos centrais da 
teoria. 
IV. Para a teoria, os fatores do ambiente interno equiparam-se aos externos à 
empresa, condicionando a elaboração de estratégias e táticas de ação. 
Está correto o que se afirma APENAS em: 
a) I, II e IV. 
b) II, III e IV. 
c) I e III.
 
d) I, II e III. 
D
ire
ito
s 
au
to
ra
is
 r
es
er
va
do
s 
(L
ei
 9
61
0/
98
).
 P
ro
ib
id
a 
a 
re
pr
od
uç
ão
, v
en
da
 o
u 
co
m
pa
rt
ilh
am
en
to
 d
es
te
 a
rq
ui
vo
. U
so
 in
di
vi
du
al
.
Curso: Administração Geral e Pública p/ ICMS RJ 
Teoria e Questões comentadas 
Prof. Arthur Macedo - Aula 01 
 
 
Prof. Arthur Macedo 31 de 40 
www.exponencialconcursos.com.br 
e) II e IV. 
Resolução: Agora uma questão sobre a Teoria da Contingência. Para resolvê-
la, vamos, novamente, analisar cada assertiva e chegar ao nosso gabarito. Na 
assertiva I, a questão trás a tecnologia como uma das variáveis principais da 
abordagem contingencial. Está correto. Principalmente nos tempos atuais, a 
tecnologia molda as organizações e determina suas atuações no ambiente. 
 A segunda assertiva também está correta, pois a abordagem 
sistêmica considera também os aspectos comportamentais como variáveis 
condicionantes, que podem ou não acontecer, mas que vão influenciar de 
alguma maneira as decisões da organização. 
 A assertiva III está correta. São as características condicionantes, 
capazes de moldar a organização conforme o ambiente. Lembremos da frase: 
"Nada é absoluto e tudo é relativo". 
 Por fim, temos a assertiva IV que está incorreta, uma vez que as 
condicionantes ambientais são independentes e existe uma ênfase na 
observação do ambiente externo. 
GABARITO DA QUESTÃO: ALTERNATIVA D. 
 
12. (FCC - GP - SEAD/PI - 2013) Considere as seguintes afirmações sobre 
as características da abordagem burocrática do pensamento administrativo: 
I. Regras e normas técnicas claramente definidas, bem como os instrumentos 
necessários de coerção e limitação do seu uso.
 
II. Divisão do trabalho bem definida e sistemática, com áreas específicas de 
competência e atribuição ao responsável da necessária autoridade. 
III. Concentração da administração na figura do proprietário, constituindo 
corolário da aplicação da hierarquia. 
Está correto o que consta em 
a) I, II e III.
 
b) I e III, apenas. 
c) II e III, apenas. 
d) I e II, apenas. 
e) II, apenas. 
 
Resolução: Questão sobre a Teoria da Burocracia, de Max Weber. Vamos 
repetir as principais características da abordagem burocrática, e aí 
conseguiremos matar a questão com facilidade: 
 Caráter legal das normas e regulamentos; 
D
ire
ito
s 
au
to
ra
is
 r
es
er
va
do
s 
(L
ei
 9
61
0/
98
).
 P
ro
ib
id
a 
a 
re
pr
od
uç
ão
, v
en
da
 o
u 
co
m
pa
rt
ilh
am
en
to
 d
es
te
 a
rq
ui
vo
. U
so
 in
di
vi
du
al
.
Curso: Administração Geral e Pública p/ ICMS RJ 
Teoria e Questões comentadas 
Prof. Arthur Macedo - Aula 01 
 
 
Prof. Arthur Macedo 32 de 40 
www.exponencialconcursos.com.br 
 Caráter formal das comunicações; 
 Caráter racional e divisão do trabalho; 
 Impessoalidade das relações; 
 Hierarquia de autoridade; 
 Rotinas e procedimentos previamente fixados; 
 Competência técnica e meritocracia; 
 Especialização do administrador; 
 Profissionalização dos funcionários; e 
 Completa previsibilidade do funcionamento. 
 
 Bom, a assertiva I está correta e trata do caráter legal das normas e 
regulamentos. A assertiva II está também correta, pois explica o caráter 
racional e divisão do trabalho. Por fim, temos a assertiva III que está 
incorreta, pois não existia essa concentração do poder na figura do 
proprietário, característica do tipo de sociedade tradicional/patriarcal. 
GABARITO DA QUESTÃO: ALTERNATIVA D. 
 
13. (FCC - GP - SEAD/PI - 2013) A Abordagem Sistêmica do pensamento 
administrativo 
a) propõe a criação de unidades autônomas, denominadas centros de 
resultado, tendo como um dos principais defensores Alfred Slogan. 
b) possui como um dos principais autores Amitai Etzioni, que procurou definir 
tipos de organizações conforme as atividades executadas. 
c) possui como um dos principais expoentes Weber e fundamenta-se na 
rigidez e impessoalidade.
 
d) surgiu como crítica à abordagem burocrática, tendo como principal 
defensora Mary Parker Follet. 
e) possui como foco a interação da organização com o ambiente, e tem como 
base a teoria dos sistemas, desenvolvida pelo biólogo Ludwig von 
Bertalanffy.
 
Resolução: Questão sobre a Teoria dos Sistemas. Vamos analisar cada 
alternativa e chegar ao nosso resultado. A alternativa A está incorreta, pois a 
abordagem sistêmica não trata de unidades autônomas, e sim, 
interdependentes. A alternativa B está incorreta, pois o estudioso citado e a 
definição de tipos de organização conforme as atividades executadas é 
característica da Teoria Estruturalista. 
D
ire
ito
s 
au
to
ra
is
 r
es
er
va
do
s 
(L
ei
 9
61
0/
98
).
 P
ro
ib
id
a 
a 
re
pr
od
uç
ão
, v
en
da
 o
u 
co
m
pa
rt
ilh
am
en
to
 d
es
te
 a
rq
ui
vo
. U
so
 in
di
vi
du
al
.
Curso: Administração Geral e Pública p/ ICMS RJ 
Teoria e Questões comentadas 
Prof. Arthur Macedo - Aula 01 
 
 
Prof. Arthur Macedo 33 de 40 
www.exponencialconcursos.com.br 
 Já a alternativa C está também incorreta, pois rigidez, impessoalidade e 
Max Weber fazem parte da abordagem burocrática. A alternativa D encontra-
se incorreta, pois Teoria dos Sistemas não é crítica à abordagem burocrática, 
e a estudiosa citada pertence à Escola das Relações Humanas. 
 Por fim, temos o nosso gabarito. A alternativa E está correta, pois a 
abordagem sistêmica da organização prioriza a interação com o ambiente, e é 
sim baseada nos estudos do biólogo alemão Bertalanffy, que desenvolveu a 
Teoria Geral dos Sistemas. 
GABARITO DA QUESTÃO: ALTERNATIVA E. 
 
14. (FCC - GP - SEAD/PI - 2013) Uma das abordagens desenvolvidas, 
fundadas nos estudos de Joan Woodward, propunha que não existe uma única 
maneira correta de montar uma estrutura organizacional, existem sempre 
várias alternativas dependendo da tecnologia aplicada. Trata-se da Teoria 
a) Humanista, que prioriza as características da sociedade, costumes e 
ambiente em que a organização se encontra inserida.
 
b) Contingencial, que conclui que as condições do ambiente é que causam as 
transformações no interior das organizações.
 
c) Divisional, que prega que somente se consegue um alto nível de 
sofisticação organizacional com a aplicação de um modelo que segregue 
riscos.
 
d) Estruturalista, fundada na concepção de que a estrutura organizacional 
deve refletir as condições socioeconômicas nas quais a organização encontra-
se inserida. 
e) Empírica, que propõe a experimentação de vários modelos de gestão e a 
escolha do mais adequado no curso do processo de aplicação.
 
Resolução: O enunciado da questão trata de forma sucinta e adequada a 
abordagem contingencial - alternativa B - que se baseia no estudo das 
condições do ambiente para transformar o ambiente interno das organizações. 
Como cita o enunciado, não existe uma maneira única e reta de montar uma 
estrutura organizacional. Tudo vai depender das condicionantes do ambiente. 
GABARITODA QUESTÃO: ALTERNATIVA B. 
 
15. (FCC - Técnico em Gestão - SABESP - 2014 - Adaptada) As 
atividades desempenhadas por um gestor configuram-se pelo ato de Planejar, 
Organizar, Dirigir e Controlar − PODC. A interação dessas funções denomina-
se Processo: 
a) Administrativo. 
b) de Decisão. 
D
ire
ito
s 
au
to
ra
is
 r
es
er
va
do
s 
(L
ei
 9
61
0/
98
).
 P
ro
ib
id
a 
a 
re
pr
od
uç
ão
, v
en
da
 o
u 
co
m
pa
rt
ilh
am
en
to
 d
es
te
 a
rq
ui
vo
. U
so
 in
di
vi
du
al
.
Curso: Administração Geral e Pública p/ ICMS RJ 
Teoria e Questões comentadas 
Prof. Arthur Macedo - Aula 01 
 
 
Prof. Arthur Macedo 34 de 40 
www.exponencialconcursos.com.br 
c) Autocrático. 
d) Participativo. 
e) de Conflito. 
Resolução: Para concluir nossa bateria de exercícios, uma questão sobre o 
processo gerencial, abordado no final da aula. As funções administrativas 
Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar - PODC - fazem parte do que 
chamamos de quadripé dinâmico e sequenciado. Portanto, é um processo 
que tem que ser respeitado, e existe em todas as organizações, independente 
do seu nível de estrutura. 
 Portanto, o PODC denota o processo gerencial, também abordado 
por alguns autores como processo administrativo. GABARITO DA 
QUESTÃO: ALTERNATIVA A. 
 
 
01. (FCC – Técnico Superior - PGE-RJ – 2009) Na primeira fase de 
desenvolvimento das teorias da administração predominaram as abordagens 
mecanicistas, como as de Taylor e Fayol. Com relação às abordagens que 
criticaram esses paradigmas: 
I. A Teoria Comportamental afirma, em oposição às abordagens Clássica e 
Científica, que os conflitos entre objetivos individuais e organizacionais não 
são incontornáveis e podem ser evitados através de técnicas de 
condicionamento. 
II. Ao contrário da Teoria Clássica de Fayol, a Teoria dos Sistemas enfatiza 
uma visão anatômica e estrutural da empresa, entendida como uma síntese de 
diferentes órgãos que compõem a estrutura organizacional. 
III. A Teoria das Relações Humanas criticou a Teoria Clássica da 
Administração, afirmando que trabalhadores em melhores condições 
psicossociais e emocionais alcançam melhores níveis de produtividade, 
independentemente das condições físicas e técnicas. 
IV. A Teoria do Desenvolvimento Organizacional rejeita a ênfase na 
remuneração como única motivação do trabalhador e propôs novos modelos 
de gestão que compatibilizassem objetivos individuais e organizacionais. 
V. Em contraposição às teorias Clássica e Científica, a Teoria da Contingência 
afirma que existe uma relação de dependência entre as condições ambientais 
e as técnicas gerenciais adequadas a cada objetivo organizacional. 
a) Estão corretas APENAS as afirmativas I e II. 
b) Estão corretas APENAS as afirmativas I, II e V. 
c) Estão corretas APENAS as afirmativas II, III e IV. 
7- LISTA DE EXERCÍCIOS 
 
D
ire
ito
s 
au
to
ra
is
 r
es
er
va
do
s 
(L
ei
 9
61
0/
98
).
 P
ro
ib
id
a 
a 
re
pr
od
uç
ão
, v
en
da
 o
u 
co
m
pa
rt
ilh
am
en
to
 d
es
te
 a
rq
ui
vo
. U
so
 in
di
vi
du
al
.
Curso: Administração Geral e Pública p/ ICMS RJ 
Teoria e Questões comentadas 
Prof. Arthur Macedo - Aula 01 
 
 
Prof. Arthur Macedo 35 de 40 
www.exponencialconcursos.com.br 
d) Estão corretas APENAS as afirmativas III e IV. 
e) Estão corretas APENAS as afirmativas III, IV e V. 
 
02. (FCC - Analista - BACEN - 2006) O modelo científico de administração 
harmoniza-se mais com o estilo de mudança 
a) do conhecimento. 
b) participativa.
 
c) diretiva.
 
d) atitudinal. 
e) grupal. 
 
03. (FCC - Administrador - SERGAS - 2013) É característica da "Escola de 
Chefes": 
a) a ênfase da organização como um todo e um sistema integrado.
 
b) a unidade de comando determina que cada subordinado recebe ordens e 
presta contas somente a um superior. 
c) ambiente nada absoluto onde existem várias maneiras de se administrar.
 
d) organização contínua de cargos limitados aos chefes por normas escritas. 
e) produção em massa por meio de linha de montagem, em movimento 
contínuo.
 
 
04. (FCC - Auditor - TCE/SP - 2008) Henry Fayol foi um dos principais 
formuladores da denominada Teoria Clássica das organizações. Fayol: 
a) desenvolveu uma abordagem sintética onde toda empresa desenvolve seis 
funções básicas e a função administrativa desempenha um papel central de 
integração e coordenação das demais funções. 
b) procurou enfrentar o problema do desperdício das indústrias francesas, por 
meio do estudo detalhado dos tempos e dos movimentos dos operários, 
visando ao aumento da produtividade pela divisão do trabalho. 
c) definiu as características básicas da organização burocrática moderna, 
especialmente a legalidade, a impessoalidade e a hierarquia.
 
d) contestou a teoria científica da administração, formulando uma abordagem 
baseada na dinâmica informal do comportamento organizacional, nas técnicas 
de motivação e no papel das lideranças.
 
e) formulou uma teoria analítica da dinâmica organizacional centrada nas 
condições em que são tomadas as decisões dentro da empresa. 
D
ire
ito
s 
au
to
ra
is
 r
es
er
va
do
s 
(L
ei
 9
61
0/
98
).
 P
ro
ib
id
a 
a 
re
pr
od
uç
ão
, v
en
da
 o
u 
co
m
pa
rt
ilh
am
en
to
 d
es
te
 a
rq
ui
vo
. U
so
 in
di
vi
du
al
.
Curso: Administração Geral e Pública p/ ICMS RJ 
Teoria e Questões comentadas 
Prof. Arthur Macedo - Aula 01 
 
 
Prof. Arthur Macedo 36 de 40 
www.exponencialconcursos.com.br 
 
05. (FCC - Analista - TCE/PR - 2011) Como consequência de um trabalho 
de quase uma década, Mayo e seus seguidores lançaram as bases de uma 
nova filosofia de administração chamada Relações Humanas, cujos pontos 
principais são: sistema social; relações com o grupo; supervisor de primeira 
linha tem papel intermediário e: 
a) tipo ideal de burocracia.
 
b) eficácia e eficiência.
 
c) influência do ambiente externo. 
d) trabalho em equipe.
 
e) racionalização do trabalho. 
 
06. (FCC - Auditor - TCE/SP - 2008) Max Weber é considerado como um 
dos mais influentes precursores de diversas teorias das organizações. Nesse 
sentido, considere:
 
I. Weber desenvolveu uma teoria das organizações formais, fundamentada em 
um modelo mecanicista, mais próxima das teorias clássicas.
 
II. A teoria das organizações de Weber é baseada na articulação entre 
organização formal e informal.
 
III. A teoria weberiana das organizações se aproxima mais da teoria clássica 
das organizações, pois enfatiza a eficiência e a hierarquia.
 
IV. A teoria estruturalista das organizações diferencia-se da abordagem 
weberiana por enfatizar a relação entre análise intra-organizacional e inter-
organizacional. 
V. A teoria weberiana das organizações aproxima-se mais das abordagens 
humanistas, pois enfatiza o comportamento efetivo das pessoas na 
organização. 
Está correto o que se afirma APENAS em 
a) I, II e III. 
b) I, II e IV. 
c) I, III e IV. 
d) II, III e V. 
e) II, IV e V. 
 
07. (FCC - Analista - TCE/PR - 2011) Introduz transformações na 
personalidade dos seus participantes que levam à rigidez, às dificuldades no 
D
ire
ito
s 
au
to
ra
is
 r
es
er
va
do
s 
(L
ei
 9
61
0/
98
).
 P
ro
ib
id
a 
a 
re
pr
od
uç
ão
, v
en
da
 o
u 
co
m
pa
rt
ilh
am
en
to
 d
es
te
 a
rq
ui
vo
. U
so
 in
di
vi
du
al
.
Curso: Administração Geral e Pública p/ ICMS RJ 
Teoria e Questões comentadas 
Prof. Arthur Macedo - Aula 01 
 
 
Prof. Arthur Macedo 37 de 40 
www.exponencialconcursos.com.br 
atendimento aos clientes e à ineficiência, transformações essas responsáveis 
pelo que chama de disfunções ou consequências imprevistas. 
Na frase acima Merton está se referindo à estrutura 
a) burocrática. 
b) de cooptação. 
c) coercitiva.
 
d) ideológica.
 
e) moderna. 
 
08. (FCC - Analista Judiciário - TRT 3 - 2009) Os autores do DO 
(Desenvolvimento Organizacional)adotam uma posição antagônica ao 
conceito tradicional da organização, salientando as diferenças fundamentais 
existentes entre os sistemas 
a) mecânicos e orgânicos.
 
b) autônomos e diferenciais. 
c) fechados e semiabertos.
 
d) autônomos e fechados.
 
e) democráticos e autoritários. 
 
09. (FCC - Técnico Judiciário - TRF 5 - 2013) A teoria administrativa que 
se relaciona à múltipla abordagem com enfoque na organização formal e 
informal e análise Intraorganizacional e Interorganizacional é denominada 
a) Clássica. 
b) da Burocracia.
 
c) do Comportamento. 
d) da Contingência.
 
e) Estruturalista. 
 
10. (FCC - Auditor - TCE/SP - 2008) A aplicação da perspectiva sistêmica à 
teoria das organizações, comum durante os anos 60, pretendia integrar os 
conhecimentos produzidos de forma fragmentária por abordagens 
precedentes. Sobre a perspectiva sistêmica, considere: 
I. A tendência à entropia é uma das principais ameaças que uma organização 
enfrenta na interação com o ambiente.
 
D
ire
ito
s 
au
to
ra
is
 r
es
er
va
do
s 
(L
ei
 9
61
0/
98
).
 P
ro
ib
id
a 
a 
re
pr
od
uç
ão
, v
en
da
 o
u 
co
m
pa
rt
ilh
am
en
to
 d
es
te
 a
rq
ui
vo
. U
so
 in
di
vi
du
al
.
Curso: Administração Geral e Pública p/ ICMS RJ 
Teoria e Questões comentadas 
Prof. Arthur Macedo - Aula 01 
 
 
Prof. Arthur Macedo 38 de 40 
www.exponencialconcursos.com.br 
II. Na perspectiva sistêmica, o homem, com suas características de 
personalidade e socialização, é visto como elemento central no equilíbrio, 
necessariamente instável, entre organizações e ambiente. 
III. Um sistema empresarial alcança um estado de equilíbrio integrado 
quando os diversos subgrupos que o compõem reagem de forma mais ou 
menos coerente aos estímulos ou ameaças do ambiente. 
IV. A principal preocupação da análise sistêmica é reduzir as incongruências e 
os conflitos entre as metas organizacionais e os interesses individuais, por 
meio da compreensão das motivações das pessoas para agirem no ambiente 
de trabalho. 
V. Na teoria sistêmica, os papéis funcionais são mais importantes do que as 
características pessoais para a compreensão do funcionamento das empresas. 
Está correto o que se afirma APENAS em 
a) I, II e III. 
b) I, II e V.
 
c) I, III e V. 
d) II, III e IV. 
e) II , IV e V. 
 
11. (FCC - Auditor - TCE/AP - 2012) Em relação à teoria da contingência, 
considere: 
I. A tecnologia é uma das variáveis principais da teoria que revela que estas 
influenciam e condicionam o funcionamento de uma organização e sua 
estrutura. 
II. Nessa abordagem, os aspectos comportamentais são variáveis 
condicionantes da estrutura organizacional e elemento central para a 
performance organizacional. 
III. As variáveis de tamanho da organização, de diferenças individuais, de 
incerteza ambiental e de tecnologia das tarefas, são elementos centrais da 
teoria. 
IV. Para a teoria, os fatores do ambiente interno equiparam-se aos externos à 
empresa, condicionando a elaboração de estratégias e táticas de ação. Está 
correto o que se afirma APENAS em 
a) I, II e IV. 
b) II, III e IV. 
c) I e III.
 
d) I, II e III. 
D
ire
ito
s 
au
to
ra
is
 r
es
er
va
do
s 
(L
ei
 9
61
0/
98
).
 P
ro
ib
id
a 
a 
re
pr
od
uç
ão
, v
en
da
 o
u 
co
m
pa
rt
ilh
am
en
to
 d
es
te
 a
rq
ui
vo
. U
so
 in
di
vi
du
al
.
Curso: Administração Geral e Pública p/ ICMS RJ 
Teoria e Questões comentadas 
Prof. Arthur Macedo - Aula 01 
 
 
Prof. Arthur Macedo 39 de 40 
www.exponencialconcursos.com.br 
e) II e IV. 
 
12. (FCC - GP - SEAD/PI - 2013) Considere as seguintes afirmações sobre 
as características da abordagem burocrática do pensamento administrativo: 
I. Regras e normas técnicas claramente definidas, bem como os instrumentos 
necessários de coerção e limitação do seu uso.
 
II. Divisão do trabalho bem definida e sistemática, com áreas específicas de 
competência e atribuição ao responsável da necessária autoridade. 
III. Concentração da administração na figura do proprietário, constituindo 
corolário da aplicação da hierarquia. 
 
Está correto o que consta em 
a) I, II e III.
 
b) I e III, apenas. 
c) II e III, apenas. 
d) I e II, apenas. 
e) II, apenas. 
 
13. (FCC - GP - SEAD/PI - 2013) A Abordagem Sistêmica do pensamento 
administrativo 
a) propõe a criação de unidades autônomas, denominadas centros de 
resultado, tendo como um dos principais defensores Alfred Slogan. 
b) possui como um dos principais autores Amitai Etzioni, que procurou definir 
tipos de organizações conforme as atividades executadas. 
c) possui como um dos principais expoentes Weber e fundamenta-se na 
rigidez e impessoalidade.
 
d) surgiu como crítica à abordagem burocrática, tendo como principal 
defensora Mary Parker Follet. 
e) possui como foco a interação da organização com o ambiente, e tem como 
base a teoria dos sistemas, desenvolvida pelo biólogo Ludwig von 
Bertalanffy.
 
 
14. (FCC - GP - SEAD/PI - 2013) Uma das abordagens desenvolvidas, 
fundadas nos estudos de Joan Woodward, propunha que não existe uma única 
maneira correta de montar uma estrutura organizacional, existem sempre 
várias alternativas dependendo da tecnologia aplicada. Trata-se da Teoria 
D
ire
ito
s 
au
to
ra
is
 r
es
er
va
do
s 
(L
ei
 9
61
0/
98
).
 P
ro
ib
id
a 
a 
re
pr
od
uç
ão
, v
en
da
 o
u 
co
m
pa
rt
ilh
am
en
to
 d
es
te
 a
rq
ui
vo
. U
so
 in
di
vi
du
al
.
Curso: Administração Geral e Pública p/ ICMS RJ 
Teoria e Questões comentadas 
Prof. Arthur Macedo - Aula 01 
 
 
Prof. Arthur Macedo 40 de 40 
www.exponencialconcursos.com.br 
a) Humanista, que prioriza as características da sociedade, costumes e 
ambiente em que a organização se encontra inserida.
 
b) Contingencial, que conclui que as condições do ambiente é que causam as 
transformações no interior das organizações.
 
c) Divisional, que prega que somente se consegue um alto nível de 
sofisticação organizacional com a aplicação de um modelo que segregue 
riscos.
 
d) Estruturalista, fundada na concepção de que a estrutura organizacional 
deve refletir as condições socioeconômicas nas quais a organização encontra-
se inserida. 
e) Empírica, que propõe a experimentação de vários modelos de gestão e a 
escolha do mais adequado no curso do processo de aplicação.
 
 
15. (FCC - Técnico em Gestão - SABESP - 2014) As atividades 
desempenhadas por um gestor configuram-se pelo ato de Planejar, Organizar, 
Dirigir e Controlar − PODC, de Fayol. A interação dessas funções denomina-se 
Processo: 
a) Administrativo. 
b) de Decisão. 
c) Autocrático. 
d) Participativo. 
e) de Conflito. 
 
 
 
 
 
1 E 9 E 
2 C 10 C 
3 B 11 D 
4 A 12 D 
5 D 13 E 
6 C 14 B 
7 A 15 A 
8 A 
8- GABARITO 
 
D
ire
ito
s 
au
to
ra
is
 r
es
er
va
do
s 
(L
ei
 9
61
0/
98
).
 P
ro
ib
id
a 
a 
re
pr
od
uç
ão
, v
en
da
 o
u 
co
m
pa
rt
ilh
am
en
to
 d
es
te
 a
rq
ui
vo
. U
so
 in
di
vi
du
al
.

Mais conteúdos dessa disciplina