Buscar

Mapa de risco-Relato

Prévia do material em texto

Registro de atividade 
SAÚDE COLETIVA
	ATIVIDADE: Relato de Atividade 
Título da atividade: Mapa de risco.
NP: 1.
Nome: Alana Galdino Nunes.
Matrícula: 20.1.000196
Disciplina: Saúde coletiva I.
Semestre: 3.
Turno: noite.
Professor Orientador: Adriana Correia e Patrícia Oliveira.
Data do registro: 16/03/2021
* De olho na ética: O aluno assegura que a realização desta atividade é autoral, estando de acordo com as normas antiplágio da instituição e demais normas brasileiras, o que resulta em nota anulada (zero) para esta atividade, em função de cópia do todo ou em parte de terceiro, seja esse colega ou material de consulta.
	Realize cinco perguntas consistentes com respostas sobre o tema: 
01. O que é um mapa de risco?
Um mapa de risco é a representação qualitativa dos riscos presentes em um local de trabalho. Sendo retratado por gráficos e cores diferentes de acordo com o local analisado. 
02. Como é confeccionado um mapa de risco?
Na elaboração de um mapa de risco é necessário confeccionar gráficos com círculos, em diferentes cores para que possa distinguir, respectivamente, o tipo e grau de perigo de cada risco. É importante também que o mapa seja feito de acordo com a planta da área, porém, caso não possua a planta pode ser feito um croqui do local. 
03. Qual a importância de um mapa de risco? 
O mapa de risco tem como principal função conscientizar e alertar os trabalhadores sobre os riscos que cada local de trabalho oferece a profissão, sendo feito de uma forma didática e esclarecedora. Podendo prevenir possíveis acidentes de trabalho. 
04. Descreva quais são os grupos de risco.
· Grupo 1- Riscos físicos: radiação ionizante e não ionizante, frio, calor, pressões anormais e umidade.
· Grupo 2- Riscos químicos: gases, vapores, substancias compostas ou produtos químicos em geral.
· Grupo 3- Riscos biológicos: vírus, bactérias, fungos, parasitas e bacilos.
· Grupo 4- Riscos ergonômicos: esforço físico intenso, levantamento e transporte manual de peso, trabalho em turno noturno, jornadas de trabalho prolongadas, monotonia e repetitividade e outras situações provocadoras de estresses psíquico e físico.
· Grupo 5- Riscos de acidentes: arranjo físico inadequado, máquinas e equipamentos sem proteção, iluminação inadequada, probabilidade de incêndios ou explosões, animais peçonhentos, armazenamento inadequado e outras situações que possam acabar em acidentes.
05. Por quem deve ser elaborado um mapa de risco?
A elaboração do mapa de risco deve ser feita pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) junto com os profissionais. Se a empresa não possuir essa comissão, é necessário a contratação de serviços de um profissional da segurança do trabalho para a confecção do mapa de risco. 
	Descreva as atividades do dia incluindo registro de imagens com legenda:
 No dia 16/03/2021 foi realizado uma aula de saúde coletiva I assíncrona, sobre “relato do mapa de risco no consultório odontológico”. 
· No primeiro momento da aula foi realizado uma apresentação explicando que os mapas de risco é uma representação gráfica que corresponde aos fatores de risco presente no local de trabalho que podem prejudicar a saúde dos profissionais. 
· Em seguida, foi ensinado como é feito um mapa de risco. Expondo que ele deve ser representado de maneira gráfica, com a planta do local e o grau de periculosidade de cada ambiente deve ser medido por círculos, no qual cada risco deve ser diferenciado por suas respectivas cores. 
· Foi exposto a importância de um mapa de risco em um ambiente de trabalho, pois tem como objetivo alertar sobre os possíveis riscos que o ambiente de trabalho oferece a saúde dos profissionais, prevenindo acidentes e doenças ocupacionais. 
· Foi ressaltado pelas professoras, que os mapas de risco devem ser confeccionados apenas por pessoas que trabalham no ambiente em questão. Participando, obrigatoriamente, todos os profissionais que trabalham na empresa para a montagem do mapa.
· Em seguida foi comentado os riscos que estão presentes em um consultório odontológico, como: riscos biológicos, ergonômicos, químicos, físicos e acidentes.
· As professoras deram ênfase a Perda Auditiva Induzida por Ruído (PAIR), uma doença bastante presente nos consultórios odontológicos, causada devido ao uso rotineiro dos materiais necessários para a pratica da profissão. No entanto, tem como prevenir, como o uso de protetores auriculares para o isolamento acústico. 
· Por fim, foi comentado a importância dos EPI’s na pratica odontológica e os riscos ocupacionais que mais afetam o ambiente clínico. 
	Registre o que outros autores falam sobre o tema (mínimo de 4 autores):
· Os profissionais de saúde estão expostos diariamente a diversos riscos em seu ambiente de trabalho, sujeitos à contaminação com agentes biológicos, o que pode acarretar em doenças infecciosas e comprometer sua saúde e dos clientes. Por conseguinte, geram-se encargos até mesmo para a instituição em que trabalham. Por isso, torna-se necessário a elaboração de um mapa de risco do local de trabalho para conhecimento de todos os profissionais de saúde sobre os diversos fatores de risco, contribuindo para a prevenção e minimização dos acidentes ocupacionais. (IHÓRGUIA, 2015)
· Os mapas de riscos permitem propor um replanejamento do processo de trabalho em um estabelecimento de assistência à saúde. (HOKERBERG, 2006). O mapa de risco é um instrumento eficaz no controle de riscos desde que os trabalhadores participem de sua construção, de modo que precisam aprender a lê-lo e reconheçam a sua importância para a segurança do ambiente de trabalho. Para tal, o mapa de risco deve fazer parte do cotidiano dos trabalhadores, visando a transformação e construção de práticas seguras de trabalho. (ELIANA, 2015)
· A vigilância dos fatores de riscos ocupacionais constitui na principal estratégia que pode ser utilizada para a eliminação, prevenção e controle das situações de risco à saúde humana presentes no ambiente. Trata-se de processo de coleta e análise de dados e informações sobre riscos e efeitos à saúde que são posteriormente 26 processados e estudados para servirem como insumos para conclusões e recomendações que incluem propostas e ações de prevenção e controle (SOUZA, 2005).
· O cirurgião-dentista e sua equipe estão em constante exposição aos riscos biológicos. Fatores contribuem para tal frequência, já que há uma rotineira manipulação de fluidos com sangue visível ou não em um campo visual restrito, em uma posição de trabalho mais próxima do paciente e com aparelhos rotatórios que facilitam a dispersão de fluidos no ambiente, além do constante manuseio de instrumentais perfurocortantes. Por tanto, são responsáveis para que os protocolos de biossegurança sejam seguidos corretamente (REBECA, 2015)
	Registre as referências que você utilizou para desenvolver este tema (mínimo de 4 autores):
· NAPOLEÃO, Eliana et al. Mapeamento de Riscos como Ferramenta para Ações de Prevenção em Saúde do Trabalhador: Estudo de Caso em Consultório Odontológico. Revista UNIANDRADE. v16, n1, 2015.
· ROCHA DA ANUNCIAÇÃO, Ihórguia et al. MAPEAMENTO DOS RISCOS AMBIENTAIS: RELATO DE GERENCIAMENTO NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA. Revista Eletrônica Gestão & Saúde. v6, n2, 2015. 
· Souza CAA. A toxicologia do mercúrio e a saúde do trabalhador [monografia]. Niterói: Associação Brasileira de Odontologia de Niterói; 2005.
· OLIVEIRA, Rebeca et al. RISCOS BIOLÓGICOS EM ODONTOLOGIA: uma revisão da literatura. Revista Bahiana de Odontologia. v6, n1, 2015.
	Indique dois links de sites que você pesquisou (mínimo de 2 sites ou similares):
· https://www.sienge.com.br/blog/mapa-de-risco-entenda-o-que 
· https://www.imtep.com.br/site/2018/07/04/a-importancia-do-mapa-de-risco-para-a-seguranca-dos-trabalhadores/

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes