Buscar

administração financeira apol 3 e 4

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Avaliação de Empresas
Quanto à definição das empresas comparáveis, Damodaran (2007, p. 10) elenca três formas de realizá-la, que são empregadas também na tentativa de controle das diferenças entre as organizações selecionadas. 
Sobre a forma de “Media do grupo de pares”, analise as assertivas a seguir .
I. Essa abordagem traz implícita a premissa de que embora as empresas possam variar muito em um setor, a média para o setor é representativa para uma empresa típica.
II. Deve-se comparar a empresa objeto com o maior número de empresas caracterizadas como comparáveis possível, por intermédio de uma medida central.
III. Para calcular a média do múltiplo das empresas, habitualmente utilizamos a média ponderada.
IV. Busca-se comparar a empresa objeto com um número limitado de empresas.
Nota: 20.0
	
	A
	Estão corretas somente as assertivas I e II
Você acertou!
Gabarito:
III. Para calcular a média do múltiplo das empresas, habitualmente utilizamos a média ARITMÉTICA.
IV. Busca-se NÃO comparar a empresa objeto com um número limitado de empresas.
Rota da aula 4, pag 10.
	
	B
	Estão corretas somente as assertivas I e IV
	
	C
	Estão corretas somente as assertivas II e III
	
	D
	Estão corretas somente as assertivas III e IV.
	
	E
	Estão corretas todas as assertivas.
Questão 2/5 - Administração Financeira e Orçamentária
A análise de Swot é uma técnica de análise dos ambientes interno e externo, comumente empregada para a avaliação do posicionamento da organização e de sua capacidade de competição. Essa análise consiste em realizar uma investigação completa sobre a empresa e sobre o ambiente no qual ela está inserida. Assim, a gestão terá informações mais precisas para elaborar estratégias com maior segurança.
Assinale a alternativa que demonstra os fatores considerados nas análises dos ambientes interno e externo pela Matriz Swot.
Nota: 20.0
	
	A
	Política; econômica; social; tecnológica
	
	B
	Concorrentes; fornecedores; clientes; produtos
	
	C
	Preço; promoção; produto; praça
	
	D
	Forças; fraquezas; oportunidades; ameaças
Você acertou!
Gabarito: Rota da aula 04 página 05
 Forças; fraquezas; oportunidades; ameaças
	
	E
	Rivalidade; barganha; substitutos; entrantes
Questão 3/5 - Administração Financeira e Orçamentária
Considerando que o objetivo principal de uma empresa é se perpetuar e que, para isso, ela deve gerar lucros, é preciso constantemente analisar os ambientes externo e interno da empresa. Os sócios, acionistas ou administradores devem exercitar constantemente a visão de longo prazo estabelecendo metas e objetivos aos seus gestores. Para atingir o que foi determinado pelos investidores, a empresa necessita de estratégias e para estabelecer o seu planejamento.
Sobre os conceitos de orçamento estudados, analise as assertivas a seguir:
I. O orçamento é uma ferramenta de planejamento e de controle que possibilita aos gestores conhecer as suas metas específicas.
II. No orçamento são projetados os valores a alcançar nas diversas áreas da empresa, não contemplando, entretanto, os recursos para tal.
III. O orçamento permite antever os acontecimentos futuros, possibilitando a oportunidade de tomar decisões e elaborar ações a executar em todos os níveis da empresa.
Assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	Está correta somente a assertiva I
	
	B
	Estão corretas somente as assertiva I e III
Você acertou!
Gabarito: Rota da aula 04 páginas 03 e 04
II. Os valores a alcançar nas diversas áreas da empresa, bem como os recursos para tal são projetados no orçamento.
	
	C
	Está correta somente a assertiva II
	
	D
	Estão corretas somente as assertiva II e III
	
	E
	Está correta somente a assertiva IIII
Questão 4/5 - Avaliação de Empresas
Em virtude dos julgamentos e decisões que devemos realizar na execução da avaliação relativa, a sua operacionalização se mostra mais complexa do que o simples cálculo matemático de um multiplicador. 
Em se tratando do comportamento da distribuição dos múltiplos e sua variabilidade ao decorrer do tempo, assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	A variabilidade do tempo faz com que não seja adequada a utilização de múltiplos apurados anteriormente em um novo valuation, sendo necessária a sua atualização.
Você acertou!
Rota da aula 04
	
	B
	Os Multiplos podem sem utilizados sem a necessidade de atualização, pois apesar de ocorrer alguma variabilidade de valores ao decorrer do tempo, essa não é significativa o bastante para justificar uma atualização.
	
	C
	A atualização dos múltiplos é necessária apenas para verificar se existem mais empresas comparáveis no período de analise em relação ao período anterior e não para avaliar possíveis mudanças de valor nas empresas comparáveis.
	
	D
	O comportamento da distribuição dos múltiplos e suas variabilidades ao decorrer do tempo só serão afetadas em casos de grandes acontecimentos econômicos ou políticos. Caso contrário o comportamento da distribuição dos múltiplos deve se manter estática sem variabilidade.
	
	E
	O valor do empreendimento considera somente o valor do patrimônio líquido e desconsidera os passivos onerosos.
Questão 5/5 - Administração Financeira e Orçamentária
Considerando que o objetivo principal de uma empresa é se perpetuar e que, para isso, ela deve gerar lucros, é preciso constantemente analisar os ambientes externo e interno da empresa. Para atingir o que foi determinado pelos investidores, a empresa necessita de estratégias e para estabelecer o seu planejamento.
Sobre o orçamento, analise as assertivas a seguir:
I. É uma ferramenta de planejamento e de controle que possibilita aos credores conhecer as suas metas específicas
II. Projeta os valores a alcançar nas diversas áreas da empresa.
III. O orçamento permite antever os acontecimentos futuros.
IV. Direciona os resultados para o objetivo estabelecido pelos sócios.
V. O controle é feito pela área de marketing.
Assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	Estão corretas somente as assertivas I, III e V
	
	B
	Estão corretas somente as assertivas II, III e IV
Você acertou!
Gabarito:
É uma ferramenta de planejamento e de controle que possibilita aos GESTORES conhecer as suas metas específicas
O controle é feito pela área de CONTROLADORIA.
Rota da aula 04 página 3.
	
	C
	Estão corretas somente as assertivas II, IV e V
	
	D
	Estão corretas somente as assertivas III, IV e V
	
	E
	Estão corretas todas as assertivas.
Questão 1/5 - Avaliação de Empresas
O crescimento da entidade, em conjunto com a estimativa de fluxos de caixa e a taxa de desconto, forma os inputs necessários para a operacionalização do Método FCD de avaliação de empresas.
Sabendo-se que a estimativa de crescimento pode ser realizada de três formas distintas, assinale a alternativa que corresponde à essas formas:
Nota: 20.0
	
	A
	i) baseada no crescimento futuro; ii) com base na opinião de investidores; iii) considerando a relação entre o crescimento e os fundamentos da entidade avaliada.
	
	B
	i) baseada no crescimento histórico; ii) com base na opinião de investidores; iii) considerando a relação entre a estrutura e os fundamentos da entidade avaliada.
	
	C
	i) baseada no crescimento futuro; ii) com base na opinião de especialistas; iii) considerando a relação entre a estrutura e os fundamentos da entidade avaliada.
	
	D
	i) baseada no crescimento histórico; ii) com base na opinião de especialistas; iii) considerando a relação entre o crescimento e os fundamentos da entidade avaliada.
Você acertou!
Gabarito:
A estimativa de crescimento pode ser realizada de três formas distintas: i) baseada no crescimento histórico; ii) com base na opinião de especialistas; iii) considerando a relação entre o crescimento e os fundamentos da entidade avaliada.
Rota da aula 05, página 7.
	
	E
	i) baseada no crescimento futuro; ii) com base na opinião de investidores; iii) considerando a relação entre a estrutura e os fundamentos da entidade avaliada.
Questão 2/5 - Administração Financeira e Orçamentária
Metas são estabelecidas e, para alcançá-las, inúmerasatividades são planejadas. Para a realização dessas atividades é preciso dinheiro, e é exatamente nessa etapa que se deve levantar todos os gastos necessários para a realização de todas as atividades planejadas.
Sabendo-se que que o gasto é um termo genérico que engloba outros termos, analise o conceito a seguir:
“Gasto destinado a um ativo que será utilizado para a produção de outros bens ou serviços”.
O conceito supracitado diz respeito à qual subclassificação de gasto:
Nota: 20.0
	
	A
	Custo
	
	B
	Despesa
	
	C
	Investimento
Você acertou!
Gabarito: Investimento: se o gasto for destinado a um ativo que será utilizado para a produção de outros bens ou serviços.
Rota da aula 05, página 4.
	
	D
	Perda
	
	E
	Receita
Questão 3/5 - Administração Financeira e Orçamentária
Todo processo orçamentário envolve muitas pessoas em sua elaboração e execução. As partes do orçamento são realizadas separadamente e unidas posteriormente por meio de um processo chamado consolidação. Depois, é chegada a hora de verificar se tudo o que foi planejado em termos de metas está sendo contemplado no orçamento geral.
Sabendo-se que o orçamento operacional envolve todos os planos de operações da empresa, assinale a alternativa que apresenta o plano com o qual ele é iniciado.
Nota: 20.0
	
	A
	Plano de marketing
Você acertou!
Gabarito: A etapa operacional é iniciada com o plano de marketing.
Rota da aula 05, página 2.
	
	B
	Plano de produção, suprimentos e estocagem
	
	C
	Plano de investimentos no ativo permanente
	
	D
	Plano de recursos humanos
	
	E
	Plano de vendas
Questão 4/5 - Avaliação de Empresas
Estimamos o FCDE por intermédio da subtração dos investimentos em capital (Capex) e da necessidade de capital de giro (?NIG) do Fluxo de Caixa Operacional (FCO). Esta última, por sua vez, é obtida por meio da soma do resultado operacional líquido da entidade e da depreciação, amortização e exaustão do período.
Sabemos que, para estimar o resultado operacional da entidade, temos que projetar alguns elementos. Assinale a alternativa que NÃO representa um desses elementos.
Nota: 20.0
	
	A
	Receita Operacional Bruta (ROB)
	
	B
	Fluxo de Caixa Descontado (FCD)
Você acertou!
Gabarito: 
Rota da aula 05, páginas 14 à 19.
	
	C
	Custo dos produtos vendidos ou dos serviços prestados
	
	D
	Tributos sobre o faturamento
	
	E
	Tributos sobre o resultado operacional
Questão 5/5 - Administração Financeira e Orçamentária
O orçamento de capital corresponde aos investimentos no ativo imobilizado, necessários para atender ao planejamento estratégico da empresa, e, portanto, possibilitar o atingimento das metas contidas no orçamento geral.
Sobre o orçamento de capital, analise as assertivas a seguir classificando-as como verdadeiras ou falsas:
I. Na determinação da viabilidade dos projetos de investimentos são utilizadas ferramentas de análise.
II. A avaliação dos fluxos de caixa é uma das etapas para a elaboração do orçamento de capital.
III. A natureza dos investimentos em ativos imobilizados permite flexibilidade suficiente para afetar mudanças radicais posteriores sem grandes prejuízos.
IV. Nas etapas do orçamento de capital, não se faz necessária a avaliação permanente dos projetos de investimento já aceitos e em execução.
V. É fundamental que seja feita a vinculação do orçamento de capital com os planos de longo prazo.
Assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	Estão corretas somente as assertivas I, III, e IV
	
	B
	Estão corretas somente as assertivas I, II e V
Você acertou!
Gabarito: III. A natureza dos investimentos em ativos imobilizados NÃO permite flexibilidade suficiente para afetar mudanças radicais posteriores sem grandes prejuízos
IV. Nas etapas do orçamento de capital, não SE faz necessária a avaliação permanente dos projetos de investimento já aceitos e em execução.
Rota da aula 05, página 6.
	
	C
	Estão corretas somente as assertivas II,III, IV
	
	D
	Estão corretas somente as assertivas II, IV, e V
	
	E
	Todas as assertivas estão corretas

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes