Buscar

Adg3 - Homem, Cultura e Sociedade

Prévia do material em texto

1) A mercantilização das relações sociais que vivemos na globalização é chamada por alguns autores de “mercado-rede”: uma entidade reguladora das ações políticas e econômicas da sociedade que agora atua em nível internacional. Observe como uma nova mercadoria se firma no mundo como sendo a principal fonte de valor que circula pelas redes de comunicação: a (1) ________________. De forma simples, podemos dizer que a (2) ________________ é todo dado que carrega algum significado, que tem algum valor para uma pessoa ou para um grupo de pessoas que estão dispostos a pagar por ela. A alternativa que apresenta os conceitos que completam corretamente as duas lacunas é:
Alternativas:
a) (1) – informação; (2) - globalização.
b) (1) - globalização; (2) - informação.
c) (1) - informação; (2) – informação.
d) (1) - tecnologia; (2) – tecnologia.
e) (1) – globalização; (2) – tecnologia.
_______________________________________________________________________________________________
2) Cabos em rios no Amazonas, projeto deve levar internet a índios
“Os sinuosos rios da bacia amazônica, que abastecem a vida de milhões de pessoas na maior floresta tropical do mundo, agora vão ajudar a conectar populações ribeirinhas à internet. O projeto Amazônia Conectada, já em andamento, pretende levar 7.800 km de cabos de fibra óptica pelo leito dos rios do Amazonas, Estado que concentra a maior parcela de floresta, interligando quase quatro milhões de pessoas à banda larga.
O projeto, estimado em R$ 500 milhões, envolve três ministérios e o Exército. Dez quilômetros já foram instalados na etapa piloto em Manaus (AM), que servirá de centro operacional do sistema”. Jornal Folha de São Paulo, 04/08/2015.
Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2015/08/1664358-com-cabos-em-rios-no-amazonas-projeto-deve-levar-internet-a-indios.shtml> Acesso em: 11 dez. 2015.Esse é o trecho de uma matéria vinculada por um jornal de grande circulação no Brasil. A partir da leitura e de seus estudos, é correto afirmar que:
Alternativas:
a) A conexão em redes é um processo caro o que não justifica tamanho investimento para algumas populações como, por exemplo, os índios do Brasil.
b) Os índios da maior floresta tropical do mundo precisam de outros recursos muito mais significativos do que a conexão via internet.
c) A revolução técnico-científica alterou significativamente a estrutura de produção e de comercialização. Não há, portanto, necessidade de conexão à internet em populações nas quais não há produção e comercialização, como é o caso das populações ribeirinhas do AM.
d) A microeletrônica, os satélites, a robótica são algumas das invenções que contribuíram para o desenvolvimento de produtos que temos em nossas mãos, como os tablets, smartphones, microcomputadores. Tais equipamentos não estão disponíveis em regiões como a da floresta amazônica tornando desnecessária a conexão via internet.
e) A ideia de uma sociedade estabelecida sob múltiplas redes que organizam áreas de ação, trocas, relação, reforça a certeza de que vivemos uma forte interdependência no mundo globalizado. Nos remete à reciprocidade, à relação dialética que se configura entre nós, os conectados pelas redes.
3) Texto base: (Adaptada - EMESCAM/ES - Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória)
Já é rotina a leitura de notícias sobre a travessia, em barcos toscos e frágeis, de africanos, entre outros refugiados, que tentam vencer o Mediterrâneo e chegar às terras europeias. Os que sobrevivem, em geral, são presos e obrigados a fazer o caminho de volta. A Europa não quer mais imigrantes.
Sobre o conteúdo do texto, é correto afirmar que:
Alternativas:
a) A globalização neoliberal promove a livre circulação de capitais e mercadorias, mas fecha as fronteiras para a força de trabalho.
b) As propostas de civilização europeias destinadas aos imigrantes, em vigor durante o século XX, estão sendo abolidas frente às crises econômicas.
c) O ciclo migratório africano e mundial está em fase de esgotamento, pois a automação crescente das atividades econômicas não prevê mão de obra pouco qualificada.
d) Os acordos econômicos e diplomáticos entre os países de emigração e os de imigração têm sido postos em prática para diminuir a movimentação, principalmente de homens jovens.
e) Os países europeus, em processo de transição demográfica e em plena fase de 3ª Revolução Industrial, já não admitem a entrada de imigrantes em seus territórios.
_______________________________________________________________________________________________
4) Texto base: (Adaptada - Universidade Federal de Alagoas/UFAL)
Um dos temas mais debatidos em várias áreas atualmente é o da globalização e os impactos que tal fenômeno promove. Sobre este tema, assinale V para verdadeiro e F para falso:
( ) A origem do fenômeno pode ser identificada no período mercantilista, iniciado, aproximadamente, no século XV.
( ) A globalização das comunicações tem sua face mais destacada na rede mundial de computadores, que permite um intenso fluxo de troca de ideias e informações.
( ) A globalização das comunicações, paradoxalmente, diminuiu a universalização do acesso a meios de comunicação, apesar da inovação tecnológica. Isso se deve à lógica de mercado do sistema capitalista.
( ) Os efeitos da globalização no mercado de trabalho são evidentes com a criação de modalidades de emprego para países com mão de obra mais barata, voltada à execução de serviços que não exigem alta qualificação.
( ) A globalização intensifica o ritmo das mudanças nos meios de produção, tendendo a um aumento de tecnologias limpas e sustentáveis.
Escolha a alternativa que contém a sequência correta:
Alternativas:
a) F – V – F – F – V.
b) V – F – V – V – V.
c) F – F – V – F – F.
d) V – V – F – V – V.
e) V – F – F – F – V.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes