A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
POLÍTICAS SOCIAIS PESSOA IDOSA E PESSOA COM DEFICIÊNCIA

Pré-visualização | Página 2 de 3

assinale a alternativa correta:
B - A gerontologia compreende uma especialização focada nas especificidades do envelhecimento. Assistentes sociais podem ser gerontólogos;
19. Considerando o conteúdo da Aula 02, acerca dos Envelhecimento, analise a seguinte afirmativa:
“A velhice e a juventude são pontas da mesma história”
Agora, assinale a alternativa que apresenta a correta interpretação sobre esta afirmação:
A - Afirmar que velhice e juventude são pontas da mesma história relaciona-se ao fato de não haver uma interrupção na história do indivíduo quando este envelhece, e as condições vivenciadas ao longo de sua história terão seu impacto na forma de vivenciar sua velhice;
20. Analise o seguinte fragmento de texto, relacionado à Aula 02, sobre o tema “Conceitos”.
“A palavra terceira idade, atualmente tão usada, teve sua origem na França, na década de 1960, e era utilizada para descrever a idade em que a pessoa se aposentava. Na época em que a expressão terceira idade foi criada, procurou-se garantir a atividade das pessoas depois da aposentadoria, que ocorria na França por volta dos 45 anos. Com o avanço contínuo da esperança de vida, a expressão ‘terceira idade’ passou a designar a faixa etária intermediária, entre a vida adulta e a velhice.”
Considerando a explicação acima sobre o termo “terceira idade”, é possível afirmar que:
C - Terceira idade distingue-se dos conceitos de idoso e velhice
21. De acordo com a Rota de Aprendizagem da Aula 01, quando trata de Conceitos acerca da Seguridade Social brasileira, assinale a alternativa que apresenta corretamente o conceito de “seguridade social”:
A - É o conjunto de princípios, de regras e de instituições destinado a estabelecer um sistema de proteção social aos indivíduos contra contingências que os impeçam de prover suas necessidades pessoais básicas e de suas famílias;
22. Analise o texto do Parágrafo Único do Artigo 34 do Estatuto do Idoso, acerca do Benefício de Prestação Continuada:
“O benefício já concedido a qualquer membro da família nos termos do caput não será computado para os fins do cálculo da renda familiar per capita a que se refere a Loas.”
Assinale a alternativa que apresenta a adequada interpretação do texto acima:
B - O fato de um idoso já ser beneficiário do BPC não se trata de um impeditivo para que outro idoso, do mesmo domicílio seja beneficiado pelo benefício. O valor referente ao BPC recebido por um não será considerado na composição da renda familiar quando requerido o BPC para uma segunda pessoa idosa;
23. Considerando o conteúdo da Aula 02, acerca do Processo de Envelhecimento Brasileiro, analise as seguintes afirmativas:
I – “A população brasileira vem envelhecendo de forma progressiva, com crescente ampliação do percentual da faixa etária de idosos frente ao todo da população”;
II – “A população brasileira oscila em seus processos de envelhecimento, sendo que em alguns anos o índice de idosos cresce e em outros diminui. Desta forma torna-se difícil calcular a estimativa do envelhecimento para os próximos anos e décadas”
Agora, assinale a alternativa que melhor corresponde à avaliação destas afirmativas:
B - Está correta apenas a afirmativa I;
24. Dentre os diferentes tipos de deficiência abordados na Rota de Aprendizagem da Aula 04, estão as deficiências mentais, sensoriais, de linguagem, múltipla, motora e física. Cada tipo se manifesta de diferente forma no indivíduo, estabelecendo limites e necessidades que lhes são peculiares.
Considerando o acima exposto, complete a frase a seguir:
“A deficiência auditiva e a deficiência visual podem ser consideradas _____________”.
B – Deficiências sensoriais
25. O exercício da inclusão pela sociedade, por muitas vezes, precisa ser exigido por vias legais para que seja respeitado. No Brasil um marco disso é a Lei da Acessibilidade. Leia o fragmento de texto a seguir, referente ao conteúdo da Rota de Aprendizagem da Aula 05:
A Lei Federal n.º 10.048 e  Lei n.º 10.098 , avançaram mais em relação à implantação da acessibilidade para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. Em 2004, o Decreto n.º 5.296, chamado de decreto da acessibilidade, regulamentou ambas as leis [...]
Considerando o fragmento de texto acima destacado, bem como o conteúdo da aula 05, assinale a alternativa correta:
D - A legislação que trata da acessibilidade, regula questões como: espaços, mobiliários e equipamentos urbanos, edificações, serviços de transporte e dispositivos, sistemas e meios de comunicação e informação
26. As conquistas na proteção social da pessoa com deficiência tiveram, assim como tantas outras demandas sociais, um marco de conquistas legais na Constituição Federal de 1988. No caso das ações voltadas à pessoa com deficiência, houve desdobramento dos artigos constitucionais em diferentes políticas setoriais, tais como a saúde, a educação, a assistência social, entre outras.
Analise atentamente os itens abaixo, que correspondem aos objetivos de uma política setorial e possuem relação com o atendimento às pessoas com deficiência:
IV – A habilitação e reabilitação das pessoas portadoras de deficiência e a promoção de sua integração à vida comunitária;
V  – A garantia de um salário-mínimo de benefício mensal à pessoa portadora de deficiência e ao idoso que comprovem não possuir meios de prover a própria manutenção ou de tê-la provida por sua família.
Os objetivos acima elencados estão previstos no texto da lei orgânica de qual política setorial?
C – Assistência Social
27. Um dos aspectos de maior reforço na construção de sociedades inclusivas é a conquista dos direitos de inclusão em vias legais, conduzindo à práticas coletivas de inclusão e respeito às pessoas com deficiência.
Observe estas duas conquistas legais que foram apresentadas na Rota de Aprendizagem da Aula 05:
I “Em 24 de abril de 2002, foi editada a Lei nº 10.436, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras”;
II “Em 27 de junho de 2005, foi estabelecida a Lei nº 11.126, que dispõe sobre o direito da pessoa com deficiência visual de ingressar e permanecer em ambiente de uso coletivo acompanhado de cão-guia”
Considerando as conquistas legais acima apresentadas, assinale a alternativa correta:
C - Os itens I e II referem conquistas para as pessoas com deficiências sensoriais;
28. A história da relação das sociedades com as pessoas com deficiência apresenta distintas formas de interpretação de sua condição, bem como de efetivar sua inclusão ou exclusão.
Observe o seguinte fragmento de texto, presente na Rota de Aprendizagem da Aula 04:
Observando a história antiga e medieval, as pessoas com deficiência “receberam dois tipos de tratamento: por um lado a rejeição e eliminação sumária e de outro lado a proteção assistencialista e piedosa. Na Roma Antiga, todos tinham autorização, tantos plebeus, quanto nobres, para sacrificar os filhos que se desenvolviam ou nasciam com alguma deficiência” (SILVA, 1987, p. 46 Igualmente em Esparta, estes eram lançados ao mar ou precipícios. De acordo com o texto apresentado, assinale a alternativa correta:
D - Na Roma Antiga e em Esparta, a rejeição das pessoas com deficiência era naturalizada, inclusive legitimando o sacrifício de crianças nascidas com deficiência
29. A intervenção do assistente social junto às pessoas com deficiência exige-lhe conhecimento de suas demandas e especificidades, passando pelo reconhecimento e distinção dos diferentes tipos de deficiências.
Leia com atenção à seguinte definição, trabalhada na Rota de Aprendizagem da Aula 04:
“é a pessoa que apresenta comprometimento parcial ou completo de uma ou mais segmentos do corpo acarretando implicando o desenvolvimento físico”
Assinale a alternativa que apresenta o tipo de deficiência ao qual esta definição está se referindo:
D – Física
30. No movimento de defesas de direitos das pessoas com deficiência há um forte lema “Nada sobre nós, sem nós!”. Leia, uma explicação sobre esta máxima:
“O lema comunica a idéia de que nenhuma política deveria ser decidida por nenhum representante sem a plena e direta participação