A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
POLÍTICAS SOCIAIS PESSOA IDOSA E PESSOA COM DEFICIÊNCIA

Pré-visualização | Página 3 de 3

dos membros do grupo atingido por essa política. Assim, na essência do lema NADA SOBRE NÓS, SEM NÓS está presente o conceito de PARTICIPAÇÃO PLENA das pessoas com deficiência.” (SASSAKI, Romeu KAzumi. Nada sobre nós, sem nós: da integração à inclusão. In Blog Bengala Legal. Junho de 2011. Disponível em http://www.bengalalegal.com/nada-sobre-nos)
Considerando o conteúdo a respeito da participação das pessoas com deficiência, abordado à luz do lema acima e também na Rota de Aprendizagem da Aula 05, assinale a alternativa que apresenta eventos significativos para este grupo populacional na participação e luta por seus direitos:
A - I e II Conferências Nacionais sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência, ocorridas respectivamente em 2006 e em 2008;
31. Leia com atenção a citação que apresenta um conceito acerca de questão social.
A questão social nada mais é senão as expressões do processo de formação e desenvolvimento da classe operária e de seu ingresso no cenário político da sociedade, exigindo seu reconhecimento como classe por parte do empresariado e do estado. (IAMAMOTO, CARVALHO, 2001, p.77)
Tendo em vista, que as expressões da questão social são o objeto do trabalho do assistente social, assinale a alternativa em que é apresentada uma expressão da questão social relacionada à população idosa:
B - Exclusão social justificada pela
 improdutividade e exposição à pobreza e violências decorrentes da desigualdade social;
32. De acordo com o conteúdo da rota de aprendizagem da Aula 04, deficiência mental: é caracterizada por apresentar um desenvolvimento considerado abaixo da média. Pode vir com algumas limitações associadas em condutas comportamentais ou na capacidade do indivíduo responder de forma adequada as demandas da sociedade. (AAMD – Associação Americana de Deficiência Mental).
A deficiência mental, ainda, pode se manifestar em diferentes níveis. Assinale a alternativa que apresenta um dos níveis da deficiência mental e sua correta definição:
D - Profundo – as pessoas com este nível de deficiência, apresentam um retardo intenso e capacidade motora baixíssima;
33. Na Rota de Aprendizagem da Aula 05, quando discutido o conceito de inclusão, foram apresentadas duas citações importantes. Observe com atenção o texto de cada citação sobre o que é a inclusão social:
I [...] igualdade de oportunidades para todos os seres humanos e na construção de valores éticos socialmente desejáveis por parte dos membros das comunidades escolares é uma maneira de enfrentar essa situação e um bom caminho para um trabalho que visa à democracia e à cidadania. (Brasil, 2004, p.9)
II Conceitua-se a inclusão social como o processo pelo qual a sociedade se adapta para poder incluir, em seus sistemas sociais gerais, pessoas com necessidades especiais e, simultaneamente, estas se preparam para assumir seus papéis na sociedade.( Sassaki, 1997, p.3)
Assinale, agora, a alternativa que apresenta a adequada interpretação acerca das citações acima apresentadas:
A - A citação II é complementar à citação I, sendo que para haver inclusão é necessária a promoção de igualdade de oportunidade para todos, bem como desenvolver adaptações para poder incluir pessoas com necessidades especiais;
34. De acordo com o texto da aula 5 os equipamentos de Segurança Alimentar e Nutricional são:
A - A operacionalização do concreto para além das questões administrativas ou de planejamento
35. Quais são os elementos fundamentais para a construção do Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN) segundo o contido no texto da aula 5?
B - Formulação, implementação e monitoramento das políticas públicas
36. Um dos aspectos fundamentais da inclusão da pessoa com deficiência é sua inserção no mundo do trabalho. Acerca deste aspecto, leia com atenção ao fragmento de texto trabalhado na Rota de Aprendizagem da Aula 05:
Valendo-se das palavras de Iamamoto (2009) a acumulação capitalista não rima com igualdade tão pouco companheira da equidade. Portanto, socialmente o sujeito está inadaptado para o mercado em consequência de suas diferenças, a inclusão no mercado de trabalho para Sassaki (1997), não é um sonho impossível, mas desde que seja realizado em parceria com o empregador e empregado, respeitando as limitações e alternância do quadro clínico.
Considere o texto acima citado e assinale a alternativa que apresenta a correta afirmação:
B - A inserção da pessoa com deficiência não é impossível, porém confronta-se com a contradição de um mercado segregacionista, que promove a desigualdade;