Buscar

A importância da geografia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A importância da geografia
O termo geografia surge das palavras gregas "geo" e "graphos", que significam terra e escrever. Pode-se dizer que ela se caracteriza pelo estudo científico da superfície da Terra.  Além de explorar a área territorial do planeta, também estuda a relação dos habitantes com ele. A geografia busca descrever e analisar fenômenos físicos, biológicos e humanos que ocorrem no globo terrestre.
A geografia, é uma ciência que estuda o espaço geográfico, as sociedades e as dinâmicas naturais, assim como o uso e a apropriação de todos os recursos disponíveis no planeta. Ela tem como objetivo entender como ocorre a interação humana no globo terrestre, seja na demografia, no crescimento econômico ou no desenvolvimento urbano e rural.
A importância da geografia está relacionada com a necessidade do homem de conhecer o espaço geográfico e sua influência sobre ele. Ela ajuda as pessoas a se familiarizarem sobre as condições naturais de um país, clima, vegetação, recursos naturais, riqueza mineral, além de permitir o desenvolvimento do indivíduo sobre às relações sociais, políticas e econômicas das nações.
 Portanto o estudo da geografia permite aperfeiçoar o sentido de direção, a leitura de mapas, a compreensão das relações espaciais, o conhecimento do tempo, do clima e dos recursos naturais, além do desenvolvimento de outras áreas de conhecimento.

Outros materiais