Buscar

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA Direitos Humanos Taynã Silva Alves

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

A LUTA PELOS DIREITOS HUMANOS DOS POVOS INDÍGENAS NO BRASIL
Taynã Silva Alves
01413245
Superior de Tecnologia em Segurança Pública
A população indígena possui um grande valor histórico na formação do Brasil. Nesse contexto, é importante discorrer sobre os Direitos Humanos dos indígenas no Brasil contemporâneo, expondo seus avanços e desmontes recentes, considerando aspectos como: legislação nacional e internacional; movimentos políticos e sociais; além da luta pela terra no Brasil. 
Em primeiro lugar, é necessário abordar as legislações internacionais e nacionais sobre direitos indígenas. De acordo com a Constituição Federal (CF/88) são reconhecidos aos índios sua organização social, costumes, línguas, crenças e tradições, e os direitos originários. Já no âmbito internacional, temos a Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas, trazendo inúmeras garantias, como: direito à autodeterminação; direito a uma nacionalidade; o direito coletivo de viver em liberdade, paz e segurança; dentre outros direitos que protegem os povos indígenas. 
Em segundo lugar, é imprescindível citar movimentos políticos e sociais ligados a proteção indígena. Um desses movimentos é o Acampamento Terra Livre, segundo Luiz Eloy Terena, integrante da diretoria da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB), trata-se da maior mobilização indígena do país, envolvendo movimentos sociais e organizações que representam os diferentes povos indígenas do Brasil. Esses movimentos são fundamentais para a preservação dos direitos do povo indígena, impedindo seu retrocesso, como exemplo desse retrocesso temos a retirada da Fundação Nacional do Índio (Funai) da estrutura do Ministério da Justiça.
Por fim, é necessário discorrer sobre a luta pela terra no Brasil. De acordo com a CF/88, os índios possuem direitos originários sobre as terras que tradicionalmente ocupam, competindo à União demarcá-las. Em relação a luta pelas terras, a população indígena conseguiu alguns avanços, exemplo disso foi o julgamento do caso Raposa Serra do Sol, onde o STF entendeu pela validade da demarcação das terras indígenas em faixa contínua, e não em ilhas ou blocos. Isso é um pequeno avanço, porém uma grande esperança na luta pela preservação dos Direitos Humanos dos índios no Brasil.
Referências: 
TAITSON, Bruno. Acampamento Terra Livre. 2019. Disponível em: https://www.wwf.org.br/informacoes/noticias_meio_ambiente_e_natureza/?uNewsID=70742. Acesso em: 10 fev. 2021.
BRASIL, Constituição (1988), Capítulo VIII – DOS ÍNDIOS, Art. 231. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm. Acesso em: 10 de fev. 2021.
"Declaração Universal dos Direitos Humanos". "Nações Unidas", 217 (III) A, 1948, Paris, art. 1, http://www.un.org/en/universal-declaration-human-rights/. Acessado em 6 de setembro de 2016.
Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas, 2007. Disponível em: <https://www.acnur.org/fileadmin/Documentos/portugues/BDL/Declaracao_das_Nacoes_Unidas_sobre_os_Direitos_dos_Povos_Indigenas.pdf>. Acesso em: 10 fev. 2021.

Outros materiais

Outros materiais