Buscar

A psicologia

Prévia do material em texto

TEXTO 1
 A PSICOLOGIA
OU AS PSICOLOGIAS
 Existe um domínio da vida que pode ser entendido como vida por excelência: é o cotidiano. No nosso cotidiano tudo flui, as coisas acontecem, nos sentimos vivos, que vivemos a realidade. O senso comum significa o conhecimento adquirido pelo homem do mundo, é informações e conhecimentos úteis no cotidiano.
 O conhecimento espontâneo é o conhecimento recebidos por heranças. São tradições, valores, emoções e juízos pessoais, conhecimentos intuitivos, tem como principais características em ser conhecimento imediato, individual, uma sabedoria individual.
 O senso comum mistura outros saberes simplifica, com isso cria uma visão de mundo. O cotidiano e o conhecimento científico que temos da realidade aproxima-se e se afastam. Aproximam-se porque a ciência se refere ao real; afastam-se porque a ciência abstrai a realidade para compreende-la melhor, ou seja, a ciência afasta-se da realidade, transformando em objeto investigação, que permite a construção do conhecimento científico sobre real.
 O conhecimento está diretamente ligado ao homem, à sua realidade. Os conhecimentos pretendem realizar o bem-estar do ser humano, logo o conhecimento advém das relações do homem com o meio. É, uma forma de explicar os fenômenos das relações, seja, entre sujeito/objeto, homem/realidade. A forma de explicar e entender o conhecimento passa por várias vertentes como: conhecimento empírico, conhecimento científico, conhecimento filosóficos, conhecimento teólogo
 A ciência compõe-se um conjunto de conhecimentos, sobre fatos da realidade (que chamamos de objetos de estudos), expresso por meio de uma linguagem precisa e rigorosas. A ciência tem ainda uma característica fundamental: ela aspira a objetividade. Suas conclusões devem ser passíveis de verificações e isentas de emoção, para assim tornarem válidas para todos. As demais características são racionalidade e a objetividade.
 O objeto de estudo da psicologia é o comportamento humano. Se a palavra for dada a um psicólogo psicanalista, ele dirá que o objeto de estudo da psicologia é inconsciente. Outros dirão que é a consciência humana, e outros ainda a personalidade.
 A subjetividade é simples, é a síntese singular é individual que cada um de nós vai constituindo. Conforme vamos nos desenvolvendo e vivenciando as experiências da vida social e cultural; é uma síntese que de um aldo nos identifica, por ser única; e de outro lado nos iguala, na medida em que os elementos que a constituem são experienciados no campo comum da objetividade social. 
A subjetividade é a maneira de sentir, pensar, fantasiar, se comportar, sonhar, amar de cada um.
 A subjetividade é constituída por fatores internos e externos, na qual a forma de o individuo se perceber está relacionada com o modo como os homens estabelecem as relações sociais em um contexto específicos, decorrente de condições históricos sociais.
 Alguns dos conhecimentos da psicologia tem levado os psicólogos a buscarem respostas em outros campos do ser humano. Com isso, algumas práticas não psicológicas tem sido associada as práticas advinhatórias e /ou místicas. Essas não são práticas da psicologia, são outras formas de saber sobre o humano que não podem ser confundidas com a psicologia, pois não são construídas no campo da ciência, a partir do método e dos princípios científicos.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

11 pág.
Unit II

UNINASSAU MANAUS

User badge image

AMP Divulga

10 pág.
Unit IV

UNINASSAU MANAUS

User badge image

AMP Divulga

Perguntas Recentes