Buscar

caso 5 mod3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CASO 05	
Título: “Falha de memoria? Eu?”
Texto:
MBG, 75 anos, encaminhado pelo neurologista, com possibilidade de diagnóstico: Alzheimer. O neurologista ainda informou que fará diagnóstico diferencial com outras demências.
	O paciente procurou atendimento devido à dificuldade progressiva de realizar tarefas cotidianas, tais como vestir-se, além de fala desconexa, mudança de humor e desorientação no tempo e espaço. Negou outras queixas específicas. Vem acompanhado de sua filha que informou que há meses, MBG, vem apresentando falhas na memória com frequência, repetindo a mesma pergunta seguidas vezes.
	O fisioterapeuta resolve aplicar uma avaliação funcional, incluindo o MEMM e MIF, no Sr MBG, percebendo que ele já apresenta apraxia e agnosia. Após minuciosa avaliação, conclui que a melhor forma de tratamento envolve melhora da condição motora. Combina uma visita em domicílio, pelo SAD (Serviço de Assistência Domiciliar), para verificar necessidade de modificações no ambiente doméstico, a fim de evitar possíveis acidentes e acompanhar a evolução do quadro. Explica que deve ser permitido a Sr MBG realizar as tarefas que for capaz, evitando assim um maior grau de dependência.
1-       Descrever os tipos de demência  com sua fisiopatologia e sintomas, ressaltando o diagnóstico diferencial entre elas.
A )Alzheimer
B) Demência Vascular
C) Demência dos corpúsculos de Lewy
D) Demência fronto-temporal
2-       Explicar a avaliação funcional de acordo com a MEEM e MIF
3-       Descrever a intervenção fisioterapêutica nas demências, dando ênfase nas modificações do ambiente doméstico e orientações.
4-       Diferenciar os 4 D’s (Demência, Delírio, Depressão e Doença Mental)

Outros materiais