Buscar

Gerenciamento de Pessoas Discursivas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

GERENCIAMENTO DE PESSOAS
1 – Oliveira (2008) define um sistema como sendo um conjunto de partes integrantes e interdependentes que, conjuntamente, formam um todo unitário com determinado objetivo e efetuam determinada função. Descreva o significado de administração para esse autor e como podemos entender o sistema de administração de recursos humanos a partir da definição do autor.
É o sistema estruturado que consolida um conjunto de princípios, processos e funções para alavancar o processo de planejamento de situações futuras desejadas e a direção dos recursos das organizações para os resultados esperados minimizando os conflitos, assim entenderemos que o sistema de administração de recursos humanos representa um olhar para a área como um conjunto de subsistemas, mas que precisam de convivência harmônica para o cumprimento de seus principais objetivos.
 
2 – Maslow estudou a motivação e considerou que a todo momento alguém está motivado. No entanto, uma motivação mais sublime só se manifestará quando motivações mais básicas estiveram satisfeitas. A partir disso e pensando que motivação é a arte de fazer as pessoas fazerem o que você quer que elas façam porque elas o que querem fazer, descreva os cinco itens da teoria de hierarquia das necessidades de Maslow.
Autorrealização - Desafios mais complexos, trabalho criativo, autonomia, participação nas decisões
Auto-estima - Ser gostado, reconhecido, promoções, responsabilidade por resultados
Afetivo-social - Bom clima, respeito, aceitação, interação com colegas, superiores e clientes etc.
Segurança - Amparo legal, orientação precisa, segurança no trabalho, estabilidade, remuneração
Fisiológicos - Alimentação, moradia, conforto físico, descanso, lazer etc. 
3 – Porque é falso afirmar que a integração do novo funcionário não é importante?
4 – Pensando na hierarquia das necessidades como algo cíclico na qual as necessidades se revezam continuamente pois, a medida que uma necessidade não é satisfeita, ela prevalecerá em detrimento de outra, descreva cada uma das necessidades abaixo:
- necessidades fisiológicas: as necessidades fisiológicas são consideradas básicas e referemse à sobrevivência do homem, ou seja, alimento, sono, sexo. Para Maslow, se essas necessidades não forem satisfeitas, as outras oferecerão pouca motivação.
- necessidade de segurança: quando a necessidade fisiológica é atendida, surge a necessidade de segurança. Necessidade de estar livre do medo do perigo físico e da privação das necessidades básicas. Se essa necessidade não for satisfeita, não surgirão outras.
- necessidades sociais: Uma vez satisfeitas as necessidades fisiológicas e de segurança, surgem as necessidades sociais, ou seja, tendo alimento, descanso, condições para suprir as necessidades básicas e de segurança, a pessoa quer pertencer a um grupo ou a vários grupos. As organizações atendem a essas necessidades nos processos de integração, nos grêmios, nas confraternizações etc.
- necessidade de estima: A partir do momento em que a pessoa pertence a um grupo, ela deseja ser reconhecida por esse grupo ou ser estimada. O atendimento dessa necessidade faz com que a pessoa sinta-se confiante, útil, com poder e prestígio. Quando um colaborador recebe um elogio, é promovido ou reconhecido pelo seu trabalho, ele experimenta esses sentimentos.
- necessidade de autorrealização: Depois de satisfeita a necessidade de estima, surge a necessidade de autorrealização. Segundo Hersey e Blanchard (1986), Maslow afirmou que essa necessidade está ligada ao desejo de nos tornarmos aquilo que somos capazes de ser, quando ele diz: “o que um homem pode ser deve sê-lo”. Para ele, essa é a necessidade mais difícil de ser suprida, uma vez que ela se manifesta de formas diferentes. A organização tenta atender a essas necessidades ao oferecer bolsas de estudo, incentivos aos colaboradores naquilo que eles são capazes.
5 – Qual o grau de rigidez que deve ser assumido no gerenciamento eficaz?
A eficácia do processo depende da estratégia e do cumprimento dos prazos. Uma vez que os indicativos são fornecidos, a equipe gerencial deve ser envolvida nos esforços de progresso, pois é uma responsabilidade de toda a empresa.
6 – Quanto ao alinhamento das necessidades pessoais e organizacionais, podemos afirmar que:
Trata-se do novo modelo de gerenciamento de pessoas, visa trazer satisfação para ambas as partes (trabalhador e empresa) e visa trazer melhoria na competividade focada nas estratégias organizacionais.
Pode levar a uma mudança comportamental dentro da organização.
7 – Explique o que é a administração de cargos e os seus principais métodos.
A administração de cargos consiste na base de todos os processos da área de Gerenciamento de Pessoas, visto que alimentam, com importantes informações, os processos de recrutamento e seleção, administração salarial, treinamento, avaliação de desempenho, higiene e segurança do trabalho. Também informa ao gestor imediato o conteúdo e as especificações dos cargos de sua equipe, pois descrição e análise de cargos é uma responsabilidade de linha e uma função de staff, ou seja, esse subsistema de Gerenciamento de Pessoas necessita da constante participação dos gestores de área, pois, sem eles, o processo ficará distorcido, já que estão intimamente relacionados com os cargos com que lidam cotidianamente.
8 – Qual foi a principal contribuição do modelo humanístico para a empresa?
9 – O alto desempenho deve estar relacionado ao alcance de objetivos organizacionais. Explique os motivos 
Desempenho da organização depende do envolvimento de todos alinhados a estratégias organizacionais, para tanto ela precisa que os indivíduos estejam comprometidos com seus objetivos e motivados na realização de suas tarefas com pleno atendimento de suas necessidades pessoais.
10 – Porque é falso afirmar que a integração do novo funcionário não é importante?
A integração é de fundamental importância para o alcance dos objetivos pessoais e da empresa, deve haver uma adaptação a rotina e as normas da empresa para que o novo funcionário conheça os novos objetivos da organização adaptando ambos a forma de trabalho, esclarecendo duvidas e acolhendo o novo colaborador.
11 – A partir da idéia de Chiavenato (2002) a respeito da relação estabelecida no processo de interação entre pessoas e organização, cite três destas relações de interação e explique cada uma delas:
As pessoas como seres humanos – dotadas de personalidade própria, com uma história particular e diferenciada, possuidoras de conhecimentos, habilidades e capacidades para a adequada gestão dos recursos organizacionais. 
 As pessoas como ativadoras inteligentes de recursos organizacionais – as pessoas como fonte de impulso próprio que dinamiza a organização e não como meros recursos da organização. 
 As pessoas como parceiras da organização – capazes de conduzi-la à excelência e ao sucesso.
12 – Defina qual o conceito de competência, identificado com as atividades do trabalho.
As definições de competência enfocam a condição de aplicação adequada de conhecimentos, habilidades e destrezas com atitudes e compromissos, bem como com a capacidade integral de exercer uma atividade. Essa definição se contrapõe à aplicação do conceito em um campo restrito da educação, em que se considera competência como o desenvolvimento de múltiplas capacidades. Uma pessoa competente em seu trabalho deve adquirir conhecimento e desenvolver habilidades variadas para a tomada de decisão, a solução de problemas e conflitos e para negociar. Trabalhar com competência é ter conhecimentos, habilidades e atitudes em lugar do antigo esquema de conhecimento e de destrezas.
(É o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes demonstrados pela pessoa na realização de uma tarefa diante das tarefas dadas pela organização.)
13 – No livro texto, no item que descreve o subsistema de manutenção de recursos humanos, foi apresentada a diferença entre salario e remuneração. Descreva as seis (06) diferentes definições aplicadas para o conceitode salario e remuneração e explique cada uma delas:
• salário: valor pago ao trabalhador pelo trabalho desenvolvido na organização; 
• remuneração: é o valor atribuído ao cargo (aqui incluído tanto o salário direto como o indireto); 
• salário direto: é o que o trabalhador recebe em dinheiro ao final do mês; 
• salário indireto: são os benefícios sociais recebidos pelo trabalhador e que se tornam um complemento, como: planos de saúde, tíquete-alimentação, entre outros; 
• salário nominal: é o salário bruto, sem descontos;
• salário real: é o valor efetivamente recebido pelo trabalhador, já incluídos os descontos, tanto os previstos em lei como os específicos de cada organização, que devem ser acordados entre ela e seus trabalhadores.
14 – Quanto as necessidades pessoais e organizacionais, podemos afirmar que:
Quando as necessidades pessoais e organizacionais estão alinhadas são atingidos maiores níveis de produtividade e criatividade, gerando satisfação pessoal e atingindo os objetivos da organização.
15 – O que vem a ser paradigma?
Trata-se de uma idéia que adotamos como um ponto de apoio, a qual, muitas vezes, não estamos muito receptivos a mudar. Por exemplo: fazer sempre o mesmo caminho de casa ao trabalho e vice-versa.

Continue navegando