Buscar

ATIVIDADE DISCURSIVA - MACROECONOMIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Centro Universitário Anhanguera
Jackeline Silva Ramos de Oliveira – Administração – 8º Semestre
Atividade Discursiva – Macroeconomia.
Enunciado:
Em um arranjo democrático, a facilidade da expansão do crédito bancário é um mecanismo extremamente tentador. Isso explica por que Guido Mantega vem suplicando de joelhos para os bancos brasileiros expandirem o crédito a juros baixos. Ele sabe que, no curto prazo, tal medida de fato é bastante eficaz politicamente. O problema vem depois, com a inflação de preços e os ciclos econômicos. Nenhuma economia é capaz de expandir o crédito bancário indefinidamente. Toda expansão sempre termina em recessão. Mas é sim possível postergar recessões com novas rodadas de expansão de crédito, as quais têm de ocorrer em doses cada vez maiores para manter a economia artificialmente aquecida. Adicionalmente, como no Brasil a economia é bastante fechada, qualquer expansão do crédito bancário rapidamente se transforma em inflação de preços, o que faz com que o Banco Central rapidamente volte a aumentar os juros — leia-se "diminuir as injeções de reservas bancárias". Ao passo que um ciclo expansionista dura de 4 a 5 anos nos EUA, aqui no Brasil ele mal chega a dois.
Fonte: ROQUE, Leandro. O sistema bancário brasileiro e seus detalhes quase nunca mencionados. 22 ago. 2012. Instituto Ludwig von Mises Brasil, 2012. Disponível em: <http://www.mises.org.br/Article.aspx?id=1387>. Acesso em: 17 fev. 2016.
Com base nas informações apresentadas, elabore um texto acerca do seguinte tema.
Como o multiplicador bancário interfere no crescimento econômico e na inflação, e como o governo, através do Banco Central pode regular o mercado?
Em seu texto, aborde os seguintes aspectos:
a) O papel do multiplicador bancário.
b) Efeitos da criação de moeda sobre o crescimento.
c) A taxa de compulsório para controle da inflação.
Resposta:
O papel do multiplicador bancário é ampliar a moeda da economia, se tornando uma ferramenta muito importante para os bancos, controle da inflação e concessão de crédito. Isso surge através de empréstimos que os bancos fazem aos seus clientes pelos depósitos que recebem.
Porém quando temos uma grande concentração de concessão de créditos, consequentemente, temos uma grande circulação de moeda. Essa grande circulação de moeda gera inflação, que por sua vez gera desvalorização da moeda, como num ciclo.
É de extrema importância o controle desse efeito na economia, e com isso o banco central junto com o concelho nacional monetário podem agir nesse efeito, aumentando a taxa de juros, para diminuir a concessão excessiva de crédito e determina a parcela dos depósitos que não podem ser concedidos como empréstimo (em forma de crédito).

Outros materiais