Buscar

ATIVIDADE DISCURSIVA - Direito Político Eleitoral

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ATIVIDADE DISCURSIVA – DIREITO POLÍTICO ELEITORAL
CASO HIPÓTETICO: 
Tício completará 21 anos em 29 de dezembro de 2018. Foi aprovado em um concurso público para a Polícia Militar do Estado do Pará, tendo assumido o cargo em janeiro de 2016. Ao assumir o cargo, ele se mudou para o Pará com a sua família. Ele deseja ser candidato ao cargo de Dep. Estadual no pleito de 2020, e procurou o Partido Democrático Brasileiro (PMB) para se filiar. Como pretende se candidatar, Tício passou a fazer a segurança de alguns comércios da sua cidade, em seus horários de folga, sem cobrar nada por isso e também em dias de trabalho com a viatura da Polícia. Durante alguns meses, ele conseguiu atender quase todos os bairros de sua cidade com essa segurança gratuita, o que deixou os comerciantes e moradores desses bairros felizes e seguros. Além disso, passou a utilizar a sua viatura para levar moradores em consultas médicas e, algumas vezes ao trabalho. De acordo com o caso hipotético apresentado, responda, de forma fundamentada, porque Tício poderá ser candidato, sendo um militar da ativa e com 21 anos incompletos na data do registo e do pleito, e quais ilícitos eleitorais ele praticou com a oferta gratuita de serviços e utilização de viaturas com fins eleitorais: 
RESPOSTA FUNDAMENTADA: 
· Baseando-se no Art. 14º, §8º, Tício deverá ser afastado da sua atividade como Policial Militar do Estado do Pará, assim que tiver seu registro de candidatura deferido. Uma vez que ele possui menos de 10 anos no exercício da função, onde assumiu seu cargo no ano de 2016. 
“Art. 14. A soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos, e, nos termos da lei, mediante:
§ 8º O militar alistável é elegível, atendidas as seguintes condições:
I - se contar menos de dez anos de serviço, deverá afastar-se da atividade;
II - se contar mais de dez anos de serviço, será agregado pela autoridade superior e, se eleito, passará automaticamente, no ato da diplomação, para a inatividade.”
· A certa da filiação partidária, fica exposto no Art. 142, 3º da CF, que é vedada aos militares o direito a filiação partidária: 
“Art. 142, 3º Os membros das Forças Armadas são denominados militares, aplicando-se-lhes, além das que vierem a ser fixadas em lei, as seguintes disposições:
V - o militar, enquanto em serviço ativo, não pode estar filiado a partidos políticos;”
Mais uma resolução do TSE (Res. 21.608/04) abriu um precedente para a filiação desde que o candidato seja escolhido nas convenções eleitorais, ou seja, ele faz o pedido de registro de candidatura em convenção, suprindo assim a obrigatoriedade da filiação partidária, disposto no Art.14, §3º, V da CF. 
· Outra problemática vista nesse caso é a respeito da idade de Tício, na data em que Tício almeja ser candidato ao cargo de Dep. Estadual no pleito de 2020 o mesmo possuirá idade mínima de 21 anos, que serão completados em 29 de dezembro de 2018, conforme exige a CF no Art. 14, VI, c. Assim ele terá todas as condições de elegibilidade e assim estar livre para concorrer ao cargo de Dep. Estadual. Reforçada ainda no Art. 11, §2º da Lei 9.504/97.
“§ 3º São condições de elegibilidade, na forma da lei:
I - a nacionalidade brasileira;
II - o pleno exercício dos direitos políticos;
III - o alistamento eleitoral;
IV - o domicílio eleitoral na circunscrição;
V - a filiação partidária; Regulamento
VI - a idade mínima de:
a) trinta e cinco anos para Presidente e Vice-Presidente da República e Senador;
b) trinta anos para Governador e Vice-Governador de Estado e do Distrito Federal;
c) vinte e um anos para Deputado Federal, Deputado Estadual ou Distrital, Prefeito, Vice-Prefeito e juiz de paz;
d) dezoito anos para Vereador.”
Art. 11.  Os partidos e coligações solicitarão à Justiça Eleitoral o registro de seus candidatos até as dezenove horas do dia 15 de agosto do ano em que se realizarem as eleições.
§ 2o  A idade mínima constitucionalmente estabelecida como condição de elegibilidade é verificada tendo por referência a data da posse, salvo quando fixada em dezoito anos, hipótese em que será aferida na data-limite para o pedido de registro. 
· Quanto aos ilícitos eleitorais, ele poderá responder por Crime de Peculato, disposto no Art.312 do CP. Por utilizar da viatura em benefício próprio e alheio, tendo como agravante responder também pelo Art.303 do Código Penal Militar.
“Art. 312 CP. - Apropriar-se o funcionário público de dinheiro, valor ou qualquer outro bem móvel, público ou particular, de que tem a posse em razão do cargo, ou desviá-lo, em proveito próprio ou alheio:
Pena - reclusão, de dois a doze anos, e multa.”
“Art. 303. Apropriar-se de dinheiro, valor ou qualquer outro bem móvel, público ou particular, de que tem a posse ou detenção, em razão do cargo ou comissão, ou desviá-lo em proveito próprio ou alheio:
Pena - reclusão, de três a quinze anos.”
E ainda responder por improbidade administrativa, como discorre o Art. 9º, IV da Lei 8.429/92 por ofertar serviços gratuitos e a utilização de viaturas para fins eleitorais, abuso econômico também para fins eleitorais. Devendo a justiça eleitoral julgar se ele cometeu ilícitos apurados de acordo com os Art. 14, § 9º e 10º da CF. Tornando- o inelegível caso seja comprovado os ilícitos. 
Art. 1º Da Lei Complementar 64/90 (alterada pela Lei Complementar 135/2010 – Lei da Ficha Limpa). Nestes termos Tício poderá ter a sua candidatura impugnada.

Outros materiais