Buscar

AD2_2020 2 Questões Étnicas e de Gênero

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB
Curso de Licenciatura em Pedagogia – Modalidade EAD
Avaliação (ADx2) – 2020.2
Disciplina: 
Coordenadora(o): 
Aluno(a): Daniele Araújo Azeredo de Jesus
Matrícula: 16112080300 Polo; Magé 
1) A força da tradição das religiões de matriz africana é fonte de resistências e
ressignificações em muitos campos da cultura nacional. O Candomblé e a Umbanda são religiões afro-brasileiras categorizadas pelo censo, portanto, presentes na população brasileira. No bairro da Liberdade na cidade de Salvador fica a sede de um dos blocos afrobrasileiros mais antigos. Criado em 1974, o bloco transcendeu os limites do Carnaval, justamente, por sua proximidade com as culturas religiosas de matriz africana e afro-brasileira. Veja o link a seguir e responda: 
https://www1.folha.uol.com.br/saopaulo/2019/02/1986465-grito-de-protesto-num-terreiro-de-candomble-como-o-bloco-ile-aiye-virou-monumento-do-carnaval-baiano.shtml
Caracterize os festivais brasileiros que se inspiram na cultura afro-brasileira e as festas sagradas que obedecem a um calendário que se repete anualmente e cite dois exemplos dessas festas sagradas. (4 pontos)
Resposta: Nos festivais brasileiros baseados na cultura afro-brasileira, estão presentes em suas celebrações, ritmos e expressões culturais como o samba, o maracatu, a congada, o jango e a capoeira. São utilizados instrumentos musicais variados, com destaque para o Afoxé, Atabaque, Berimbau e Tambor. Entre os alimentos consumidos nas festas estão o Vatapá, o Abará, o Acarajé, a Cocada e a pamonha. Turbantes, contas, pulseiras, colar e batas, utilizadas como vestimentas e adereços nas festividades, também representam importantes instrumentos de construção e manutenção da identidade negra,
Exemplos de festas sagradas: A Festa do Divino Espírito Santo, que são muito comuns no Maranhão; A Festa de Iemanjá, que acontece na cidade da Pampulha em Belo Horizonte. 
2) Discriminação e preconceito são termos usados para designar as práticas racistas que
ocorrem nas escolas, principalmente no que tange a construção de estereótipos, apesar de condenadas pela constituição brasileira. Na escola, a discriminação e o preconceito racial podem materializar nas práticas racistas e na ausência de materiais didáticos que contemplem a história e a cultura negra. Veja, a seguir, o documentário “Das raízes às pontas” e caracterize pelo menos quatro maneiras de uma Educação Anti-Racista. (3 pontos)
 Documentário: https://vimeo.com/243675623
Resposta: Para que a escola promova uma Educação Anti-Racista, ela deve pesar em alguns aspectos em toda a sua constituição. Não é suficiente que a escola pense em uma prática anti-racista falando do tema em determinadas ocasiões e através de eventos esporádicos. Uma Educação Anti-Racista tem como características,um currículo que trabalha as contribuições dos negros para a química, para a matemática...e ainda os adventos de tais contribuições; o espaço escolar pensado para promover o combate atitudes racistas, onde o aluno negro possa se perceber parte desse espaço e vendo a sua cultura ali valorizada; o corpo docente deve ser formado por professores negros para que se demonstre além das palavras mas também na prática que as oportunidades são iguais a todas as raças; a escola deve ainda, oportunizar em seu território situações onde pessoas negras possam dialogar com os alunos sobre sua cultura, suas contribuições para a sociedade, sobre o quanto são felizes por serem como são, valorizando a beleza que não está somente ligada a padrões estabelecidos, mas justamente na diversidade. 
3) É importante problematizar e pesquisar outras possibilidades pedagógicas que contemplem a diversidade étnico-racial da sociedade brasileira. As explicações tradicionais sobre desigualdades raciais nos indicadores de escolaridade costumam destacar que, por serem mais pobres, as pessoas negras tenderiam a apresentar dados piores que o das pessoas brancas. Leia a matéria do Correio Braziliense, a seguir, e busque exemplos de reforço de estereótipos atribuídos ao negro que acabam por incidir como um estigma sobre as crianças negras. (3 pontos)
Estudante Ndeye Fatou Ndiaye
Fonte: Correio Braziliense 
Link: https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/brasil/2020/06/05/interna-brasil,861433/tres-estudantes-sao-indiciados-por-ataque-racista-a-aluna-do-rio.shtml
Resposta: Na matéria é possível encontrar esteriótipos racistas que ao longo da história foram atribuídos aos negros como o de que o negro tem menos valor do que as outras pessoas, inferiorizando a sua capacidade intelectual; que por ser negra a pessoa não tem nada a acrescentar, causando até prejuízos de modo geral; está presente também a fala preconceituosa quanto ao cheiro da pessoa negra, geralmente nestas manifestações racistas é comum se dizer que o negro“cheira mal”; e ainda a concepção de que todo negro é escravo.

Outros materiais