Buscar

As populações indígenas ontem e hoje

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão
Campus São Luís- Monte Castelo
Diretoria de Ensino Técnico- DETEC
Departamento acadêmico de Química- DAQ
Curso Técnico em Química Integrado -Turma 305
Disciplina: História
Professor(a): Cristiane Pinheiro Santos Jacinto
As populações indígenas ontem e hoje.
Aluno(a): Juliane Silva Araujo
São Luís- MA
Outubro/2020
Antes dos portugueses, antes dos franceses, holandeses ou qualquer povo europeu habitar as terras brasileiras, já haviam nativos aqui, os povos que foram chamados de indígenas pelos portugueses, fazendo referência as índias, lugar que eles acreditam estar. Havia centenas de povos indígena, diferenciavam uns dos outros pela língua, rituais, culturas, religião. Moravam em aldeias, que suportavam muitos índios, eles podiam ser nômades ou seminômades. Eles tinham sua organização política e social. Os contatos entre as tribos era pelo casamento, guerras. Não podemos nos equivocar, achando que os índios são todos parecidos, com costumes e culturas iguais, um povo homogêneo, existem várias comunidades indígenas
Muitos dos nossos costumes, hábitos, crenças são herança desses povos, dormir em rede, pescar e caçar, mandioca, farinha, milho, Jussara são exemplos.
Os índios tiveram seu primeiro contato com os portugueses através de muito estranhamento, eles nunca tinham olhado algo parecido antes, cultura completamente diferente e foi ali que começou um processo que fez com o número de índios diminuísse drasticamente. O número de índios hoje é muito menor que antes da colonização. Esse número é preocupante .Desde 1500 até nos dias atuais essas populações vem sofrendo um processo de conquista, etnocídio, genocídio e isso vem se agravando cada vez mais.
O Brasil atualmente é um pais que abrange muitas populações, muitas pessoas, porem essa grande massa ainda não conhece a realidade dos índios, seus modos de vida suas histórias, muitas das vezes apenas temos a visão estereotipada do índio, o índio que nos aprendemos na escola, o índio que não se adequou a modernidade e vive isolado do resto da população. Essa visão completamente equivocada nos retarda socialmente, nos faz ignorantes. É de extrema importância entender as sociedades indígenas contemporâneas.
Ultimamente, os índios com seus problemas têm ganhado mais visibilidade nas mídias nacionais, porem esse fato não moveu muito a sociedade para as causas humanitárias. Intolerância, preconceitos, discriminações já podem ser visto como resultado dessa ação, é preciso muito mais que reflexões, precisamos agir e mudar o rumo dessa situação, fazer um futuro diferente, mudar essa visão estereotipada do índio, e reconhecer que eles são cidadãos, que podem e devem fazer parte da política, independente de qual seja nosso papel social, devemos lançar esse olhar e difundir ele para todos os outros cidadãos. Podemos fazer muito mais!

Outros materiais