Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
10 pág.
Apol Análise Ambiental e Gestão de Resíduos

Pré-visualização | Página 1 de 3

Questão 1/10 - Análise Ambiental e Gestão de Resíduos
Leia a seguinte citação: 
“Os termos lixo e resíduo são muito utilizados em referência a materiais de descarte que não tem mais serventia”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SILVEIRA, Augusto Lima da; BERTÉ, Rodrigo; PELANDA, André Maciel. Gestão de Resíduos Sólidos: Cenários e mudanças de paradigmas. Curitiba. Inter saberes, 2018.
Considerando estas informações e os conteúdos do livro-base Gestão de Resíduos Sólidos: Cenários e mudanças de paradigmas sobre a definição dos termos lixo e resíduo na literatura, analise as afirmativas a seguir e marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
I. ( ) O termo resíduo é considerado todo o material que não possui serventia para o setor produtivo sendo descartado por esse motivo.
II. ( ) Os materiais descartados pelo processo industrial que são reaproveitados como matéria prima são definidos como lixo.
III. ( ) O termo lixo deve ser empregado para nomear os produtos que passam pelos processos de reciclagem.
IV. ( ) Os materiais residuais de processos que são reaproveitados como matéria prima para outras finalidades podem ser definidos pelo termo resíduo.
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	V – F – F - V
	
	B
	F – F – F – V
Você acertou!
A sequência correta é: F – F – F – V
A afirmativa IV é verdadeira e as afirmativas I, II e III são falsas pois: “Na literatura, é comum associar o termo lixo a tudo aquilo que não tem serventia e que, portanto, deve ser descartado. Já resíduo se refere a subprodutos resultantes de processos que podem ser aproveitados para outras finalidades. (livro-base, p. 26).
	
	C
	V – V – F – F
	
	D
	F – F – V – V
	
	E
	V – F – F - F
Questão 2/10 - Análise Ambiental e Gestão de Resíduos
Considere a seguinte citação:
“Os termos lixo e resíduo são muito utilizados em referência a materiais de descarte que não têm mais serventia”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SILVEIRA, Augusto Lima da; BERTÉ, Rodrigo; PELANDA, André Maciel. Gestão de Resíduos Sólidos: Cenários e mudanças de paradigmas. Curitiba. Intersaberes, 2018.
Considerando estas informações e os conteúdos do livro-base  Gestão de Resíduos Sólidos: Cenários e mudanças de paradigmas sobre as definições de resíduo e lixo, assinale a alternativa correta:
 
Nota: 10.0
	
	A
	Todo o material que não possui serventia para o setor produtivo, sendo descartado por esse motivo, é considerado um resíduo.
	
	B
	Lixo é o termo usados para materiais descartados pelo processo industrial que são reaproveitados como matéria-prima.
	
	C
	O termo lixo deve ser empregado para nomear os materiais descartados que passam pelos processos de reciclagem.
	
	D
	Os materiais residuais de processos que são reaproveitados como matéria-prima para outras finalidades podem ser definidos pelo termo resíduo.
Você acertou!
Esta é a resposta correta pois: “Na literatura, é comum associar o termo lixo a tudo aquilo que não tem serventia e que, portanto, deve ser descartado. Já resíduo se refere a subprodutos resultantes de processos que podem ser aproveitados para outras finalidades. (livro-base, p.26).
	
	E
	Os resíduos são materiais que não têm mais serventia no processo produtivo nem para outras finalidades secundárias.
Questão 3/10 - Análise Ambiental e Gestão de Resíduos
 Considere a seguinte citação:
 “A gestão de resíduos sólidos envolve a aplicação de normativas e legislações relacionadas aos materiais descartados. Ela serve de base para que a operações relativas aos resíduos [...] sejam executadas”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SILVEIRA, Augusto Lima da; BERTÉ, Rodrigo; PELANDA, André Maciel. Gestão de Resíduos Sólidos: Cenários e mudanças de paradigmas. Curitiba. Intersaberes, 2018.
Considerando estas informações e os conteúdos do livro-base Gestão de Resíduos Sólidos: Cenários e mudanças de paradigmas sobre as características e classificações dos resíduos radioativos, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	Os resíduos de materiais radioativos são considerados como não inertes pela classificação da ABNT NBR 10004.
	
	B
	São resíduos que não apresentam as características da Classe I, mas que possuem alguma biodegradabilidade e/ou solubilidade em água.
	
	C
	A caracterização e a classificação dos resíduos radioativos são de competência da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN).
Você acertou!
Esta é a resposta correta pois: “Vale destacar que os procedimentos de caracterização e classificação dos resíduos sólidos previstos na ABNT NBR 10004 não são aplicáveis aos resíduos radioativos, pois estes são de competência da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN)”. (livro-base, p. 32).
	
	D
	Pela classificação da ABNT NBR 10004, os resíduos radioativos são considerados como perigosos e pertencentes a Classe I.
	
	E
	Tanto a ABNT NBR 10004 quanto a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) são responsáveis pela classificação dos resíduos radioativos.
Questão 4/10 - Análise Ambiental e Gestão de Resíduos
Leia o seguinte fragmento de texto:
“A classificação da ABNT está baseada na composição e em algumas características dos resíduos. Porém, existem outras formas de classificação, nas quais são consideradas as diversas origens desses materiais”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SILVEIRA, Augusto Lima da; BERTÉ, Rodrigo; PELANDA, André Maciel. Gestão de Resíduos Sólidos: Cenários e mudanças de paradigmas. Curitiba. Intersaberes, 2018.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Gestão de Resíduos Sólidos: Cenários e mudanças de paradigmas sobre a classificação dos resíduos sólidos, associe corretamente cada classe de resíduo da ABNT às suas respectivas características:
1. Classe I
2. Classe II A
3. Classe III B
(     ) Perigoso
(     ) inerte
(     ) não inerte
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	2 – 3 – 1
	
	B
	3 – 1 – 2
	
	C
	1 – 3 – 2
Você acertou!
A sequência correta é 1 – 3 – 2, pois “[...] Considerando-se seus constituintes e suas características químicas, físicas e biológicas, segundo a ABNT NBR 10004, os resíduos se classificam em: Classe I (perigosos); Classe II A (não inertes); Classe II B (inertes).” (livro-base, p. 29).
	
	D
	3 – 2 – 1
	
	E
	2 – 1 – 3
Questão 5/10 - Análise Ambiental e Gestão de Resíduos
Leia o seguinte fragmento de texto:
O crescimento populacional, a adesão de novas tecnologias bem como novos hábitos de consumo da sociedade levaram à geração de resíduos em quantidade e tipologias que demandam novas soluções em disposição e tratamento, visto que a natureza não tem capacidade de depuração desses resíduos da sociedade atual.
Fonte: Texto elaborado pelo autor da questão.
Considerando estas informações e os conteúdos do livro-base Gestão de Resíduos Sólidos: Cenários e mudanças de paradigmas sobre a história sobre o lixo, descarte e saneamento, analise as afirmativas a seguir e marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
I.( ) Antigamente não havia materiais a serem descartados no meio ambiente, por isso essa é uma questão relativa à sociedade atual.
II.( ) Nem todas as atividades geram materiais a serem descartados, apenas as atividades poluentes.
III. ( ) Antigamente os resíduos descartados eram facilmente degradados pela natureza, por isso não havia um problema ambiental.
IV.( ) O desenvolvimento industrial acarretou na geração de resíduos para os quais há maior dificuldade de degradação pois contêm compostos sintéticos.
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	F – F – V - V
Você acertou!
A sequência correta é: F – F – V – V.
As afirmativas I e II são falsas e as alternativas III e IV são verdadeiras pois “Todas as atividades desenvolvidas geram materiais a serem descartados
Página123