Buscar

Gestão da Qualidade em Saúde e Acreditação Hospitalar (HOS17)

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Andressa da Silva Domiciano da Conceição (1589483)
	
	Disciplina:
	Gestão da Qualidade em Saúde e Acreditação Hospitalar (HOS17)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual ( Cod.:671606) ( peso.:1,50)
	Prova:
	28363996
	Nota da Prova:
	8,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Uma Unidade de Tratamento Intensivo de saúde dentro de um hospital define-se como um local reservado, em que o paciente permanece monitorado e sob tratamento contínuo até sua melhora. Diante dessas informações, sobre as Unidades de Tratamento Intensivo que podem atender a pacientes graves ou de risco que requerem assistência intensiva ininterrupta, analise as afirmativas a seguir:
I- Os pacientes portadores de doenças ou intervenção cirúrgica, neurológica, cardíaca e outros são acomodados na Unidade de Terapia Intensiva Especializada.
II- Os pacientes destinados à assistência intensiva com idade entre recém-nascido a 40 dias são internados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal.
III- As Unidades de Terapia Intensiva Pediátrica acomodam pacientes de 41 dias até 18 anos e são para qualquer tipo de enfermidade grave ou de risco.
IV- Pacientes que necessitam de assistência intensiva com idade igual ou superior a 18 anos são acomodados na Unidade de Terapia Intensiva Adulto, não impedindo de atender a pacientes entre 15 a 17 anos, obedecendo às normas de cada instituição.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas II e IV estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I e IV estão corretas.
	 c)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 d)
	As afirmativas III e IV estão corretas.
	2.
	O Sistema Único de Saúde é composto por diferentes partes que têm a finalidade de promover a saúde e melhorar a qualidade de vida dos brasileiros. A saúde tem como definição o bem-estar do indivíduo, incluindo saúde física, mental e o afastamento de qualquer tipo de doença. Para isso, o indivíduo deverá estar ligado a alguma entidade de saúde. O Brasil tem um sistema público único de saúde, para atender a toda a população gratuitamente, conhecido por SUS. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O Sistema Único de Saúde (SUS) é um sistema público de saúde garantido pela Constituição Federal, com direito à saúde para toda população, mas exames de alta complexidade não são destinados gratuitamente.
(    ) É dever da União, Estados e Municípios dar toda a assistência necessária ao cidadão em atendimento, sendo beneficiado com programas de prevenção à saúde.
(    ) Os três poderes têm como dever a distribuição de medicamentos, atendimentos em postos de saúde, fornecimento de vacinas, consultas, exames, atendimentos ambulatoriais e acompanhamento em qualquer situação.
(    ) Os hospitais públicos, universitários, postos de saúde, vigilâncias e outros setores também fazem parte do sistema, proporcionando a saúde, que é um direito de todos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - V.
	 b)
	V - V - V - F.
	 c)
	V - V - V - V.
	 d)
	V - F - F - F.
	3.
	Muitas situações em um ambiente de saúde pode gerar graves problemas, principalmente algum tipo de contágio nas pessoas que estão em atendimento. Sobre as críticas na integração das práticas de saúde, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Pode-se considerar que as práticas de infração são observadas sem critérios de avaliação.
	 b)
	As críticas quanto ao atendimento fortalecem que a interação, que é bem praticada pelos atendentes aos clientes no ambiente hospitalar.
	 c)
	Uma das maiores críticas é que as pessoas possuem um atendimento que não abrange todo o sistema hospitalar.
	 d)
	Uma das maiores críticas é que o foco é no atendimento geral e não na pessoa.
	4.
	Doenças inesperadas acontecem para muitas pessoas, e estas devem procurar atendimento em hospitais para a cura das enfermidades, assim como os serviços de assistência direta ao paciente que se concentram em diversos locais. De acordo com os serviços que fazem parte do grupo de assistência direta, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Serviços de análises clínicas, diagnóstico por imagem e banco de sangue.
	 b)
	Unidade de tratamento intensivo, centro cirúrgico e obstétrico.
	 c)
	Serviço hospitalar, material esterilizado e serviços médicos.
	 d)
	Tomografia computatorizada, radiologia, ressonância magnética e ultrassonografia.
	5.
	Na década de 1990, o foco da hotelaria hospitalar esteve ligado à estrutura física da instituição de saúde. Já nos anos 2000, foram introduzidos novos softwares e tecnologia, e a maior parte dos programas de acreditação começou a ser implementada, acelerando a profissionalização dos serviços de hotelaria. Atualmente, a valorização do ambiente está em evidência, assim como o foco das atenções sobre as pessoas (BOERGER, 2017). Considerando a evolução da hotelaria hospitalar nos anos 2000, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: BOERGER Marcelo. Hotelaria Hospitalar: implantação e gestão. Curitiba: Intersaberes, 2017.
	 a)
	A arquitetura exerce um importante papel na hotelaria hospitalar, oferecendo um novo cenário de hospedagem e infraestrutura nos serviços de saúde, e o profissional hoteleiro é fundamental nesse cenário.
	 b)
	Os quartos sofrem modificações e ganham novas acomodações para uma hospedagem mais confortável, moderna e acolhedora.
	 c)
	São feitos investimentos em equipamentos de ponta, como também em programas gerenciais hospitalares.
	 d)
	Os avanços tecnológicos são significativos para os hospitais.
	6.
	No Brasil, existem áreas endêmicas. A título de exemplo, pode ser citada a febre amarela, comum na Amazônia. No período de infestação da doença, as pessoas que viajam para tal região precisam ser vacinadas. A dengue é outro exemplo de endemia, pois são registrados focos da doença em um espaço limitado, ou seja, ela não se espalha por toda uma região, ocorre apenas onde há incidência do mosquito transmissor da doença. Sobre o tipo de situações de doenças, classifique V para a sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Uma doença é considerada uma epidemia quando há número de casos acima do esperado em diversas localidades.
(    ) A endemia é uma doença localizada em um espaço limitado denominado faixa endêmica. Isso quer dizer que endemia é uma doença que se manifesta apenas numa determinada região, de causa local.
(    ) Uma doença é considerada uma endemia quando há número de casos acima do esperado em diversas localidades.
(    ) A epidemia é uma doença localizada em um espaço limitado denominado faixa epidêmica. Isso quer dizer que epidemia é uma doença que se manifesta apenas numa determinada região, de causa local.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: Disponível em: <http://www.universitario.com.br/noticias/n.php?i=8628>. Acesso em: 3 out. 2016.
	 a)
	F - V - V - V.
	 b)
	V - F - F - F.
	 c)
	F - V - V - F.
	 d)
	V - V - F - F.
	7.
	Várias etapas foram conquistadas na evolução do crescimento histórico para a criação do Sistema Único de Saúde (SUS). Desde o início do Ministério da Saúde, em 1953, até os dias de hoje, os acontecimentos históricos foram importantes na conjuntura desse processo, principalmente com a participação popular, sendo decisiva para efetivar o SUS como o sistema mais importante na geração de atendimento na saúde. Dentro do contexto dos princípios legais do SUS, encontramos os princípios considerados fundamentais a toda a sistemática do SUS. O sistema dá suporte à política de saúde em nosso país e tem como objetivo as ações de vigilância e assistência à saúde. Portanto, podemos destacar algumas características propostas pelo SUS, por exemplo, os princípios doutrinários. Considerando que o SUS adota os princípios da universalidade, da integralidade, e da equidade, analise as sentenças a seguir:
I- O princípio doutrinário da universalidade se destaca nas ações de promoção, prevenção, reabilitação e cura.
II- A equidade promove o amparode todo cidadão de acordo com sua necessidade.
III- Toda pessoa tem direito à saúde, independentemente de seu grupo étnico, garantida pelo princípio da integralidade.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença I está correta.
	 c)
	Somente a sentença II está correta.
	 d)
	As sentenças I e III estão corretas.
	8.
	O Ministério da Saúde, com as esferas governamentais, objetiva e proporciona o bem-estar da população brasileira, promovendo saúde gratuita a toda a população. Considerando que existem vários serviços que compõem a estrutura de atendimento aos usuários do sistema de saúde, encontramos os serviços técnicos, que são operados por uma equipe de apoio para disponibilizar um atendimento integral e seguro. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) É indispensável que o serviço de nutrição esteja presente nos pontos principais de atenção ao paciente, ou seja, na atenção primária, secundária e serviço terciário.
(    ) O serviço de reabilitação, com as mudanças evolutivas no atendimento à saúde, encontra-se atualmente presente na atenção intra-hospitalar, como também na atenção extra-hospitalar.
(    ) O Departamento de Materiais Esterilizados tem como finalidade principal executar os serviços de arquivo médico, providenciando a guarda e a segurança dos documentos, como prontuários médicos.
(    ) O serviço de hotelaria hospitalar é basicamente responsável pela manutenção e processos de preparar os produtos e materiais destinados ao uso dos procedimentos ambulatoriais e unidade cirúrgica.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - F.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	V - F - F - V.
	 d)
	V - V - F - F.
	9.
	Desde a antiguidade e ao longo da história, a preocupação com o bem-estar social vem evoluindo. No decorrer dos séculos, a ?saúde? passou por diversos processos de modificações, em que o foco principal era apenas tratar as doenças e ir em busca da cura, com conhecimentos limitados. A saúde do mundo foi marcada por nomes ilustres, como Thomas Green Morton, inventor da anestesia; Joseph Lister, ligado à assepsia cirúrgica; Louis Pasteur, cientista; Laude Bernard, cientista. As descobertas desses célebres cientistas, como toda evolução e avanços na saúde pública, foram decisivos para a eclosão do sistema de saúde. Existem diferenças e particularidades nos sistemas de saúde. O modelo prevalecente em saúde nos países Europeus é o Sistema Nacional de Saúde, que apresenta como característica:
	 a)
	Existe a obrigatoriedade na contratação de um plano de saúde particular.
	 b)
	A totalidade dos serviços ofertados são privados, e o pagamento pelos serviços prestados cabe à parte interessada no serviço de saúde.
	 c)
	O financiamento das despesas com o programa é concretizado com as contribuições ao seguro social.
	 d)
	Permite acesso universal, custeado pelo Estado; entretanto, apresenta lista de espera nos atendimentos e liberdade de escolha de profissional bastante limitada.
	10.
	Nossa Constituição estabelece que a saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação. O direito universal à saúde, garantido pela Constituição, reflete uma conquista da sociedade que ocorreu graças a um processo histórico de lutas e movimentos sociais. As políticas públicas são desenvolvidas pelo Estado para assegurar o direito à cidadania, e são constituídas por um conjunto de planos, programas, ações e atividades que integram uma rede regionalizada e hierarquizada, constituindo um sistema único. Sobre os princípios do SUS, associe os itens, utilizando o código a seguir:
                                                                  
I- Princípios Doutrinários.
II- Princípios Organizativos.
(    ) Hierarquização.
(    ) Integralidade.
(    ) Descentralização.
(    ) Participação Social.
(    ) Equidade.
(    ) Universalidade.
(    ) Regionalização.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: BASSINELLO, Greice. Saúde Coletiva, São Paulo: Pearson, 2014.
	 a)
	II - I - II - II - I - I - II.
	 b)
	I - II - II - I - II - II - I.
	 c)
	II - I - I - II - II - I - II.
	 d)
	I - II - I - II - I - II - I.

Outros materiais