Buscar

Forum bioquimica basica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Estudo de caso – Bioquímica Básica
Em diabéticos, o processo de acidose ocorre frequentemente. Explique o porquê dessa acidose e cite algum procedimento clínico rotineiro empregado para regular o pH do paciente.
Em diabéticos ocorre um descontrole, uma ausência completa da insulina, e uma elevação na quantidade de glicose no sangue. Esta insulina é responsável por fazer com que a glicose que está na corrente sanguínea entre nas células e gere energia. Quando há falta da insulina, o nível de açúcar no sangue do paciente fica elevado, e falta energia nas células, e assim, o organismo passa a usar a gordura para gerar esta energia, e manter as funções do corpo, evitando que as células parem de funcionar. Ao usar essa gordura, forma-se as cetonas. A presença em excesso de corpos cetônicos faz com que haja diminuição do pH do sangue, deixando-o mais ácido, e quanto mais ácido é o sangue, menor é a capacidade do corpo de realizar as suas funções, o que pode levar a pessoa ao coma e, até mesmo, ao óbito.
O procedimento empregado é a hidratação endovenosa com 1,0 a 1,5L de Soro Fisiológico 0,9% em 1 hora, e a administração intravenosa de insulina, com o objetivo de regular os níveis de insulina e manter uma alimentação equilibradas de 3 em 3 horas, para evitar que a cetoacidose diabética volte a surgir.

Outros materiais