Buscar

Avaliação Workshop Fundamentos e Metodologia do Ensino de Ciências

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Avaliação Workshop Fundamentos e Metodologia do Ensino de Ciências
A Inteligência Artificial (IA) conseguirá, num futuro próximo, auxiliar no processo educacional, principalmente com o sistema de Tutoria inteligente. Sobre a tutoria inteligente é correto afirmar que:
 I.   Os tutores inteligentes poderão atuar como professores particulares dos alunos.
 II.    Ao capturar emoções, a tutoria inteligente terá condições de verificar os momentos em que o aluno está entusiasmado com o assunto apresentado.
 III.   Uma das características mais marcantes da tutoria inteligente reside no fato de que são capazes de responder ao estilo individual de aprendizagem do aluno.
D - I, II e III
Analise as afirmativas que tratam dos conceitos e definições do ensino híbrido estudados em aula.
I. O ensino híbrido é a combinação de atividades e interações presenciais e atividades não presenciais com o uso de tecnologia digital.
II. É um modelo de ensino que possibilita mais a personalização do ensino, pois facilita combinação, de forma sustentada, do ensino online com o ensino presencial.
III. É um modelo em que o aluno realiza todas as atividades escolares em casa, sem o uso de tecnologias, sem internet, e sem a orientação do professor.
A - I e II
Considerando a formação de professores no Brasil, principalmente a inicial, grande parte se concentrou no aspecto acadêmico, em detrimento da prática pedagógica do professor. Isso pode ser caracterizado como.
C - As licenciaturas estavam muito mais focadas na formação de especialistas (química, física, matemática) do que de fato em professores das licenciaturas nessas disciplinas.
Com relação às aulas síncronas e assíncronas é correto afirmar:
Todas as afirmativas estão corretas.
Leia as afirmativas a seguir a respeito da Inteligência Artificial (IA):
             I.A IA permite soluções tecnológicas de um modo considerado inteligente. 
            II.A IA tem como propósito estudar, desenvolver e empregar máquinas para realizarem atividades de maneira autônoma.
          III.A IA está relacionada à inteligência das pessoas, nada a ver com computadores.
          IV.A IA conseguirá auxiliar no processo educacional, principalmente com o sistema de tutoria inteligente, que pode auxiliar os alunos em seus processos de aprendizagem
C – III
O vírus Sars-CoV-2 ocasionou uma mudança drástica nas rotinas dos professores e, também, nas rotinas das escolas. Assim, no contexto da pandemia, quais mudanças podem ser consideradas no cenário escolar:
Todas as alternativas estão corretas
É incorreto afirmar que o ensino híbrido é norteado e caracterizado por:
Manutenção do modelo tradicional de ensino.
A crise da COVID-19 provocou grandes alterações e mudanças em todos os sistemas educacionais no mundo. De acordo com este cenário, podemos constatar que:
I. A pandemia não aumentou a desigualdade de aprendizado e o desempenho dos alunos no Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa) não deverá ser afetado.
II. Houve uma redução do conhecimento adquirido, por estudantes norte-americanos, na comparação com o conhecimento que esses alunos adquiriram em um ano escolar regular.
III. Estima-se que no Brasil os alunos do ensino fundamental anos finais, deixaram de aprender o equivalente de 14% a 72% comparado a um ano de ensino regular normal (sem pandemia).
 II e III

Outros materiais