A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
Av1

Pré-visualização | Página 1 de 1

Av1 - Sociedade Brasileira e Cidadania
Existia uma forte conexão entre o poder do monarca absolutista com as prerrogativas do Estado, que passam a ser questionadas, pois começa a ocorrer o crescimento da economia e da burguesia europeia. Com tal crescimento, surge uma equivalente demanda pela ampliação de direitos civis e políticos desta camada social. Assim, o poder que se encontrava concentrado no soberano até então, passa a ser progressivamente compreendido como uma afronta à liberdade individual e o estabelecimento de limites para a intervenção do Estado nas vidas privada e coletiva passa a ser vigorosamente defendido.
Com base nesse contexto, identificamos que o liberalismo político reduz as funções do Estado, que passa a ser classificado como:
Alternativas:
· a)
Estado mínimo ou de policia.
· b)
Estado médio ou de imposição.
· c)
Estado soberano ou de colonia.
· d)
Estado feudal ou de classe.
· e)
Estado inferior ou de renda.
2)
A democracia ou, em grego antigo, o "governo do povo", pressupõe um regime político no qual a condução dos afazeres da sociedade seja definida pelos cidadãos, agindo diretamente neste processo de tomada de decisões ou por meio de representantes eleitos para tal finalidade. Assim, o estabelecimento de processos eleitorais regulares, de mecanismos de participação popular, de partidos políticos e da observância da vontade majoritária são, certamente, requisitos fundamentais para uma democracia.
 
Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
 
I - A a democracia não consiste apenas em participações e representações, engloba também aspectos substantivos das condições de vida experimentadas pelo cidadão, com o bem estar humano, preservação de sentimento e segurança, proteção de minorias e capacidade de resoluções de conflitos de uma sociedade.
 
PORQUE
 
II - A criação de direitos e a viabilização de meios efetivos para o exercício destas prerrogativas, também são elementos indispensáveis a uma democracia, exigindo que, em certas situações, o Estado tenha uma conduta de abster-se de interferir na vida cotidiana dos cidadãos, em benefício, por exemplo, de seu direito à propriedade.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativas:
· a)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
· b)
As asserções I e II são proposições falsas.
· c)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
· d)
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
· e)
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
3)
O comportamento consumista causa profundos impactos no ambiente em que vivemos,  seja porque os recursos naturais são utilizados na produção destes bens e serviços, na condição de insumos do processo produtivo, seja porque seu consumo produzirá resíduos ou descartes prejudiciais ao ambiente. Estes impactos ambientais podem ser considerados externalidades negativas da dinâmica econômica, isto é, efeitos não propositais de uma atividade econômica que acaba afetando, neste caso, negativamente, pessoas que sequer participaram desta atividade.
 
A respeito do comportamento consumista e de seus impactos, analise as afirmações a seguir:
 
I - Temos a necessidade de mantermos padrões éticos também no que se refere aos níveis de consumo que desejamos enquanto indivíduos e sociedade.
II - Uma fábrica que polui, ou um carro que produz fumaça e contribui para a poluição, constituem exemplos de decisão individual, não afetando o coletivo.
III - No Brasil existe uma prática habitual que se refere à consolidação da reciclagem e isso constitui uma ética no campo ambiental.
IV - Compartilhar bens e serviços reduz os custos ambientais e diminui o consumismo, como dar carona ou dividir eletrodomésticos de uso esporádico entre vizinhos ou familiares.
É correto o que se afirma em:
Alternativas:
· a)
I, III e IV, apenas
· b)
I, II e III, apenas.
· c)
I e II apenas.
· d)
I e III apenas.
· e)
I apenas.
4)
Consumir significa adquirir um bem ou um serviço que satisfaça alguma necessidade, já o consumismo significa a intensificação do processo, atingindo níveis elevados de compra, que nem sempre apresentam uma utilidade real ou relevante. O consumismo pode ser interpretado como a aquisição frequente de produtos desnecessários, nesse caso simbolizando um status elevado na sociedade em que vivemos.
 
A respeito de consumo e consumismo, analise as afirmativas a seguir, julgando-as como V (verdadeiras) ou F (falsas):
 
(__) Artigos de luxo e a compra de outros bens, como forma de compensar algum sentimento desagradável, podem ser considerados desnecessários.
(__) A publicidade fornece um reforço ao prazer e ao prestigio decorrente do consumismo e a oferta também o estimula.
(__) Empresas produzem produtos com validade curta para que se quebram facilmente e assim possam sugerir uma nova compra.
(__) Obsolescência programada se refere à necessidade de compra de produtos alimentares básicos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequencia correta:
Alternativas:
· a)
V - F - V - F
· b)
F - V - F - V
· c)
V - V - V - F
· d)
F - V - V - F
· e)
V - F - V - V
5)
Hannah Arendt estabelece fortes vínculos entre o indivíduo e a sociedade. 
Sua compreensão da liberdade também é entendida quando focamos em outra aptidão humana: a responsabilidade. 
A renúncia ao processo individual de pensar, ou a tentativa de se tornar irresponsável por um juízo crítico ("Quem sou eu para julgar?", "Se fazem assim é porque deve estar certo...") acaba por negar a própria condição de pessoa que é inerente aos seres humanos. 
Arendt, reafirmando a autonomia no exercício de pensar, desenvolve uma série de críticas sobre a ideia de responsabilidade coletiva ("É porque todo mundo faz desse jeito")  pois a responsabilização coletiva impede que cada um assuma a sua responsabilidade individual.
 
Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
 
I - Além do usufruto do livre arbítrio, o exercício da liberdade pode até mesmo aparecer vinculado ao consumo desenfreado e ao acúmulo de riquezas.
PORQUE
II - Na modernidade, quando o homem exerce seu trabalho de forma exaustiva e individualista, ele é levado à insatisfação pessoal constante.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativas:
· a)
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
· b)
As asserções I e II são proposições falsas.
· c)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
· d)
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
· e)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.