Buscar

artigo de opinião

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ARTIGO DE OPINIÃO
Dentre os diversos textos opinativos publicados diariamente nos jornais, destaca-se o artigo de opinião. Nesse gênero de texto, o autor é responsável pelas opiniões ali expressa. Por isso, artigos de opinião sempre trazem a assinatura de quem os escreveu, seja um jornalista que trabalha para o jornal – também chamado de articulista -, seja um colaborador especializado em um assunto específico. Agora veremos mais sobre este gênero tão importante.
1-O QUE É UM ARTIGO DE OPINIÃO? 
	É um texto opinativo, de cunho argumentativo. Trata-se de um gênero em que a opinião de um autor sobre um assunto de relevância é defendida, através de recursos argumentativos: comparações, exemplificações, depoimentos, dados estatísticos, etc.
2-CARACTERÍSTICAS.
* Liberdade estrutural ( de acordo com a proposta);
* O autor domina o assunto:
* É assinado.
* A linguagem costuma variar conforme o perfil dos leitores ( formal ):
* Apresenta uma clara intenção persuasiva.
3-ESTRUTURA.
	Artigo de opinião: texto de opinião, dissertativo, que traz a interpretação do autor sobre um fato ou tema (político, cultural, comportamental, científico, social, etc.). É assinado e não reflete necessariamente a opinião do jornal ou da revista que o
publica.
	
Estrutura
	· Título: reflete o assunto principal do artigo e a opinião do autor.
	
	· Introdução:
· é a base da construção do texto;
· apresenta o assunto e a opinião do autor, dando abertura para o
debate.
	
	· Desenvolvimento:
· Argumentação a favor ou contra o assunto;
· Deve responder às perguntas: Como? e/ou Por quê?
· Como deixar a argumentação mais convincente?
· Não fazer afirmações baseadas em emoções, crenças pessoais ou preconceitos;
· Usar argumentos baseados em dados estatísticos, pesquisas de renome, informações extraídas da filosofia, sociologia, biologia, física, química, geografia, história, linguística, matemática, etc.;
· Evitar o “lugar-comum” (Ex.: A culpa é do governo...).
	
	· Conclusão: fechamento das ideias construídas no desenvolvimento; apresenta soluções que podem resolver ou minimizar a situação-
problema apresentada na introdução do artigo.
	Linguagem
	· Formal; atende às exigências da norma culta da língua portuguesa; às vezes, impessoal (uso da 3ª pessoa); outras, com certa subjetividade (uso da 1ª pessoa).
COMO COMEÇAR UM ARTIGO DE OPINIÃO?
	Deve-se ter preocupação fundamental com o tema oferecido, levando-se em conta que o parágrafo introdutório é o norteador de toda a estrutura dissertativa, aquele que carrega uma ideia nuclear a ser utilizada de maneira pertinente em todo o desenvolvimento do texto. Existem diversas maneiras de se elaborar a introdução de um artigo de opinião. Mas o que veremos a seguir, vale ressaltar, são alguns modelos sugestivos, e não regras. As mais comuns são:
1. Declaração inicial: abre-se o parágrafo com uma afirmação. É a forma mais comum de se desenvolver a introdução.
Ex: “Política e televisão são duas instâncias da sociedade brasileira que parecem reunir o maior número de pessoas despreparadas e desqualificadas. É como se escolhessem a dedo as piores pessoas ( com raras exceções) para legislar ou executar, animar shows de auditório ou de entrevistas, etc.”
2. Definição. Quando se tem por objetivo conceituar algo( um processo, uma ideia, uma situação).
Ex: “Violência é toda ação marginal que nos atinge de maneira irreversível: um tiro que nos é dado, um assalto sem que esperemos, nosso amigo ou conhecido que perde a vida inesperadamente através de ações inomináveis...”
3. Apresentando dados estatísticos sobre o assunto enfocado pelo tema.
Ex: “Hoje, nas grandes cidades brasileiras, não existe, sequer um indivíduo que não tenha sido vítima de violência: 48% das pessoas já foram molestadas, 31% tiveram algum bem pessoal furtado, 15% já se defrontaram com um assaltante dentro de casa, 2% presenciaram assalto a ônibus...”
4. Interrogação ou uma sequência de interrogações. É uma forma criativa de envolver e despertar a atenção do leitor. Atenção! Deve-se tomar cuidado com o número de interrogações; todas deverão ser respondidas por você nos parágrafos argumentativos pois, afinal, é você quem estará opinando e não deve esperar que seu leitor responda por você, muito menos quem vai corrigir.
Ex: “ É verdade, que, depois da porta arrombada, uma tranca é sempre nela colocada? Foi pensando assim que o governo nomeou a procuradora aposentada Anadyr de Mendonça Rodrigues para comandar a corregedoria Geral da União, que tem status de ministério, porque visa à apuração de todas as irregularidades cometidas no país.”
5. Alusão Histórica. Organiza-se uma trajetória que vá do passado ao presente, do presente para o passado, ao comparar social, histórica, geograficamente fatos, ações humanas, ideologias, etc.
Ex: “Na Idade Média, no Renascimento ou até mesmo durante o Século das Luzes, a mulher esteve sempre a disposição da família, dos trabalhos domésticos e da criação dos filhos; somente no século XX ela ganha, ainda que não suficientemente, coragem para inserir-se no “mundo dos homens”; pilota, dirige grandes empresas, constrói edifícios.”
 CARACTERÍSTICAS DO GÊNERO TEXTUAL
· Questão polêmica;
· Acontecimento que o levou a escrever esse artigo;
· Posição do autor a respeito da polêmica;
· Argumentos usados para justificar sua posição;
· Apresenta argumentos de pessoas que discordam;
· Proposta de solução para a polêmica;
· Objetivo do autor.
ALGUMAS ORIENTAÇÕES:
1. Após a leitura de vários pontos de vista, anote num papel os argumentos que mais lhe agradam, eles podem ser úteis;
2. A linguagem deve ser adequada ao gênero e ao papel do leitor;
3. Escolha argumentos que podem fundamentar a ideia principal do texto, e desenvolva-as.
4. Pense num enunciado capaz de expressar a ideia principal que pretende defender;
5. Pense na melhor forma possível de concluir o texto, retome o que exposto ou confirme a ideia principal ou faça uma citação de alguém importante na área relativa ao tema;
6. Crie um título que desperte o interesse e a curiosidade do leitor;
7. Após o término do texto, releia e observe se nele você se posiciona claramente sobre o tema; se a ideia está fundamentada em argumentos fortes e se estão bem desenvolvidos; se a linguagem está adequada ao gênero; se o texto apresenta título e se é convidativo e, por fim, observe se o texto é como um todo . É persuasivo.

Outros materiais