Buscar

Ansiedade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Curso: Psicologia
Disciplina: Psicologia do Desenvolvimento
ANSIEDADE
Todos nós somos ansiosos, umas pessoas em uma escala menor e outras em uma escala maior. A ansiedade não é apenas considerada um fenômeno patológico e sim que ela é algo que também está presente no ciclo de vida do ser humano e olha algumas fases do desenvolvimento. Todo mundo já se sentiu um pouco nervoso ou ansioso mas para algumas pessoas a ansiedade é algo mais frequente, ou seja, algo que convivi diariamente, que atrapalha o normal da vida ao qual esses indivíduos podem sofrer do Transtorno de Ansiedade, uma doença séria que se manifesta de diversas maneiras e precisa ser tratada para que não afete totalmente a pessoa e sua vida (FREUD 1976f).
A ansiedade é um estado psíquico natural que é muito útil para nos alertar de um perigo e fazer com que nos preparemos para enfrentá-lo. Ela tem sido definida e dita, de certa forma como um estado emocional desagradável acompanhado de desconforto físico e que possui relação com o medo. A ansiedade afeta de forma geral a vida de quem possui esse transtorno, prejudicando a vida social, profissional e até mesmo pode ocorrer o desenvolvimento de doenças físicas.
Esse ano fomos surpreendidos por um vírus ao qual ninguém esperava que ocasionou um grande isolamento e grande afastamento da vida real e muitas pessoas sofreram com isso e adquiriram o mal chamado ansiedade. As pessoas não estavam prontas para tais mudanças repentinas e isso acabou causando um grande alvoroço e aumento na busca pela psicoterapia pela ajuda de psicólogos. Segundo uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde a ansiedade é o transtorno mais presente durante a pandemia de Covid-19. Além da ansiedade foi encontrado uma presença moderada de transtorno do estresse pós-traumático e uma leve proporção de depressão grave mais baixa. Desde o início da pandemia, foi observado que a ansiedade está só presente na população em geral e, principalmente, nos profissionais de saúde atuantes na linha de frente.
É de grande importância que a psicoterapia não depende só do psicólogo mais sim do paciente em conjunto e que o paciente esteja aberto a compreender novas questões que possam surgir, e ajudar o psicólogo a interpretar as diferentes formas que o paciente possa ter de comportar-se diante de situações de ansiedade. Na psicoterapia são trabalhados os pontos que podem causar mais tensão na vida do paciente, e o porquê de ele sentir-se assim frequentemente. O objetivo da psicoterapia é mostrar ao paciente quais são as formas de lidar com o que sente ou está passando, como agir quando sentir que a ansiedade está incomodando ou atrapalhando a sua vida, ou mesmo prever e remediar quais situações poderão deixá-lo ansioso, onde ele já saberá como poderá enfrentar isso.
Estar ansioso ou ter problemas com a ansiedade não é diretamente um problema, desde que isso não atrapalhe a rotina ou mesmo as demais pessoas ao redor ou cause problemas. A ansiedade pode ser tratada e o tratamento adequado pode diminuir e até eliminar as crises de ansiedade, proporcionando maior conforto e qualidade de vida ao paciente. Freud acreditava que a ansiedade era nada mais nada menos que uma resposta do nosso inconsciente aos nossos conflitos internos e a situações comuns do nosso dia a dia e da nossa relação com o ambiente em que vivemos e acreditava que a ansiedade para tratar a psicanálise era uma alternativa para evitar os problemas psicológicos e psiquiátricos relacionados a esse quadro clínico (FREUD 1976a).
A manifestação da ansiedade nada mais é do que uma resposta do nosso inconsciente a situações que consideramos de perigo ou traumáticas. A grande maioria dos nossos traumas e conflitos internos reside no nosso inconsciente e somos incapazes de percebê-los sozinho. A psicanálise é a técnica de psicoterapia mais indicada para a resolução de problemas relacionados com o inconsciente, por isso ela é considerada ideal para resolver sintomas de ansiedade, ela definitivamente é considerada a chave para aprender a lidar. Uma pessoa que sofre de ansiedade pode se beneficiar bastante de um tratamento baseado em premissas da psicanálise, já que essas técnicas desenvolvidas por Freud são específicas para atingir e tratar as manifestações do nosso inconsciente (FREUD 1976f).
REFERÊNCIAS
FREUD, S. (1976a). Análise terminável e interminável. In S. Freud, Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud (J. Salomão, trad., Vol. 23). Rio de Janeiro
FREUD, S. (1976f). Inibições, sintomas e ansiedade. In S. Freud, Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud (J. Salomão, trad., Vol. 20). Rio de Janeiro
Ministério da Saúde divulga resultados preliminares de pesquisa sobre saúde mental na pandemia. Portal Ministério da Saúde. https://antigo.saude.gov.br/noticias/agencia-saude/47527-ministerio-da-saude-divulga-resultados-preliminares-de-pesquisa-sobre-saude-mental-na-pandemia
Ministério da Saúde quer saber como anda a saúde mental do brasileiro. Portal Ministério da Saúde. http://antigo.saude.gov.br/noticias/agencia-saude/46845-ministerio-da-saude-quer-saber-como-anda-a-saude-mental-do-brasileiro

Outros materiais