Buscar

Antropologia Social e Cultural - Avaliação Final (Discursiva)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Antropologia Social e Cultural (PSI24)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual FLEX ( Cod.:650281) ( peso.:4,00)
	Prova:
	25413655
	Nota da Prova:
	8,00
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	O termo Antropologia vem do grego, sendo o estudo das etnias e variedades humanas. Assim, a Antropologia, em sentido restrito, é o estudo do homem. Disserte sobre a Antropologia.
	Resposta Esperada:
A Antropologia é compreendida como a ciência do homem e de suas várias dimensões e manifestações. Ela tem um campo de investigação extremamente vasto: abrange, no espaço, toda a terra habitada; no tempo, pelo menos dois milhões de anos; todas as populações socialmente organizadas e que se centram no desejo do homem de conhecer a sua origem e a sua capacidade de se conhecer.
	2.
	O conhecimento antropológico tem contribuído muito no ambiente escolar na instrumentalização para o educador de ferramentas teórico-metodológicas, que o permite vivenciar em sua prática pedagógica os paradigmas contemporâneos na educação. A Antropologia tem a capacidade de ser uma ferramenta de grande valia para o aprimoramento da prática do educador em seu cotidiano, facilitando e mediando conteúdos e conhecimentos. A partir do conhecimento antropológico e pensando o ambiente escolar e a diversidade cultural encontrada nesse ambiente, qual deve ser a postura do professor diante da sala de aula, considerando as particularidades de cada turma?
	Resposta Esperada:
*Cada aula é uma aula, cada turma é uma turma, cada escola é uma escola, e apesar do processo educacional que desempenha, a vivência do docente é única. *Por isso, cabe continuar considerando a sala de aula como um espaço de construção de ideias, valores e visões de mundo que o professor provoca para intermediar o que deve ser conhecido e o que apreende a subjetividade do aluno. *Neste sentido, o professor precisa deixar de lado a aplicação de fórmulas pedagógicas que limitam a atuação do aluno. *O professor deve encarar a sala de aula como um espaço onde é socialmente construído ideias, valores e diferentes perspectivas com relação à realidade social. *O professor deve suscitar o livre debate e discussões dessas intermediando o processo entre o conhecimento a ser apreendido e a subjetividade do educando. *Ao estimular o potencial de seus alunos, o professor contribui para a democratização do espaço escolar e sua inclusividade, ao mesmo tempo em que ensina limites ao exercício da liberdade.
Parte inferior do formulário

Outros materiais