Buscar

TRABALHO DE ESTÁGIO BÁSICO I

Prévia do material em texto

FACULDADE GALILEU
 Reconhecimento Portaria nº 422 de 29/04/2015 Publicado DOU 29/04/2015
 Avenida Marginal 200, nº 680 - Vila Real - Botucatu/ SP
 Telefone: (14) 3354-1315 - www.faculdadegalileu.com.br
Curso: Psicologia - 5° Termo - Data: 26/03/2021
Disciplina: Estágio Básico 1
Professora: Amanda Rocha
Aluno: Maria Flávia Tavares Carneiro Santiago 
ANÁLISE DO VÍDEO DE CARL ROGERS 
 O vídeo demonstra bem o uso do método criado por Carl Rogers: a abordagem centrada na pessoa ou no cliente.  Nos mostra o conflito da cliente entre seus sentimentos, suas crenças e suas ações e sua utopia pessoal quando não está em conflito, tudo é ouvido e compreendido por Rogers. Ele desenvolve com sua cliente uma relação de confiança para o fortalecimento psicológico de Glória. A empatia foi um fator essencial na sessão. Em nenhum momento ele a induz a responder aquilo que ele quer ou a responder aquilo que ela não quer. Ele simplesmente a faz perceber que ele está ali para recebê-la e fazer com que ela vá transpondo seus obstáculos e barreiras de maneira que ela possa ir se abrindo e que gradativamente e naturalmente vá avançando.
 É muito perceptível à forma com que ele se senta um pouco curvado e em direção à sua cliente também pode ser observado que seu olhar está sempre dirigido a ela. Ele tem sempre a voz suave como seus gestos o são. Suas roupas são sobreas e podemos observar que uma cadeira de frente para outra facilita em muito a comunicação.
 Enquanto a cliente fala ele vai concordando com a cabeça e sonoriza um humru como forma de dizer a ela: estou aqui, estou lhe ouvindo, você é importante para mim. Quando ele intervém parafraseia Glória, ou seja, devolve para ela a sua própria fala para que possa se ouvir e assim confirmar se é mesmo aquilo que ela queria dizer e se era isso mesmo que ele havia entendido. Noutras vezes ele parece fortalecer aquilo que ela estava querendo dizer fazendo-lhe perguntas certeiras para que Glória reflita se está sendo congruente com ela mesma. Também é muito interessante que ele em nenhum momento faz julgamentos. Rogers procura promover a autonomia da cliente para que ela mesma possa decidir sobre o que fará com os seus problemas e como poderá resolvê-los da melhor maneira possível.
 Vídeos de simulações de psicoterapia são muito bons para a nossa formação como psicólogo, uma vez que precisamos de modelos para seguir, além de auxiliar-nos no desenvolvimento das habilidades de observação e escuta que devem ser muito bem trabalhadas dentro do quadro terapêutico. 
1

Continue navegando