A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
Avaliação I - Fundamentos do Treinamento Desportivo

Pré-visualização | Página 1 de 2

Disciplina:
	Fundamentos do Treinamento Desportivo (LEF105)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual ( Cod.:669884) ( peso.:1,50)
	Prova:
	30148311
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Existe uma ampla gama de qualidades físicas. Elas estão classificadas entre qualidades de força, velocidade ou resistência. Uma das qualidades físicas importantes a ser avaliada é a resistência aeróbia. Sobre como pode ser dividida a resistência aeróbia, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Capacidade e potência aeróbia.
	 b)
	Força e potência anaeróbia.
	 c)
	Resistência aeróbia e anaeróbia.
	 d)
	Capacidade e força aeróbia.
	2.
	Dentro das qualidades físicas treináveis, a força é uma das valências importantes para ser trabalhada na maioria dos esportes. Existem subdivisões dentro da força, tais como a força dinâmica e a força explosiva. Uma das maneiras de avaliar a força dos indivíduos é por meio dos saltos verticais. Sobre estes métodos, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O salto com contramovimento (CMJ) investiga os processos neuromusculares e metabólicos.
	 b)
	O salto com contramovimento (CMJ) não investiga a reutilização de energia elástica.
	 c)
	O salto contínuo (CJ) investiga a reutilização de energia elástica.
	 d)
	O salto com contramovimento (CMJ) investiga a reutilização de energia elástica.
	3.
	O desenvolvimento da aptidão aeróbia é importante tanto para a melhora na realização das atividades diárias como para atletas que visam ao alto rendimento. Por isso, é importante desenvolvermos essa qualidade física ao longo de toda vida e, principalmente, sabermos como ocorre a produção de energia no nosso organismo. Sobre a produção de energia, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A respiração aeróbia ocorre dentro de uma organela conhecida como mitocôndria.
(    ) A respiração aeróbia não depende do oxigênio para ser realizada.
(    ) A fosforilação oxidativa é iniciada com uma molécula denominada acetilcoenzima A.
(    ) O ciclo de Krebs é fundamental para a produção de energia aeróbia.  
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - V.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	F - F - F - V
	 d)
	V - V - V - F.
	4.
	Os testes físicos são extremamente importantes para os profissionais de Educação Física, pois fornecem informações valiosas para a prescrição do treinamento. Assim, diversos testes têm sido utilizados para determinar a condição física do indivíduo. Dentre esses testes destaca-se a espirometria, que é utilizada para determinar componentes da aptidão aeróbia do indivíduo. Sobre o principal indicador de potência aeróbia avaliado pela espirometria, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Frequência cardíaca.
	 b)
	Limiar ventilatório.
	 c)
	Velocidade máxima.
	 d)
	Consumo máximo de oxigênio.
	5.
	A produção de energia para o exercício ocorre através das vias metabólicas. O ATP (adenosina trifosfato) é a principal fonte de energia para a contração muscular. Quando o exercício inicia ocorre uma ativação simultânea das três vias metabólicas em maior ou menor grau. No entanto, no início do exercício a predominância da produção de energia é através do metabolismo anaeróbio e a medida que o tempo passa essa predominância se torna aeróbia. Sobre o exposto, ordene os itens a seguir:
I- Via glicolítica.
II- Fosfocreatina.
III- Fosforilação oxidativa.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA da ativação das vias no início do exercício:
	 a)
	III - I - II.
	 b)
	I - II - III.
	 c)
	III - II - I.
	 d)
	II - I - III.
	6.
	O lema olímpico "Citius, Altius, Fortius", ou seja, "mais rápido, mais alto, mais forte", escrito pelo Barão de Coubertin com inspiração "nos valores dos Jogos Olímpicos Helênicos, expressa a mensagem que o Comitê Olímpico Internacional dirige aos atletas de todo o mundo, convidando-os a superar-se de acordo com o espírito olímpico" (SILVA; RUBIO, 2003, p. 70). O espírito de superação contido no lema olímpico também está presente no dia a dia dos atletas e de jovens em fase de iniciação esportiva durante o treinamento esportivo, devendo ser ponderado e bem trabalhado pelo professor de Educação Física. Sobre a organização lógica do treinamento, analise as sentenças a seguir:
I- A sequência: o treinamento físico específico, o treinamento físico geral e o aperfeiçoamento das capacidades biomotoras devem ser trabalhados durante o planejamento mensal, com o objetivo de chegar ao final deste e ter-se um melhor rendimento.
II- Nos primeiros anos da infância, os alunos devem ser encaminhados para modalidades específicas, de modo que a preocupação do professor vai estar voltada ao aperfeiçoamento físico específico da modalidade.
III- Na adolescência, durante a fase da puberdade, o professor trabalhará visando ao desenvolvimento geral e global dos alunos o desenvolvimento do organismo como um todo a partir de atividades mais lúdicas.  
IV- Ao final da puberdade, o jovem poderá começar o trabalho de desenvolvimento e aperfeiçoamento das capacidades biomotoras, buscando o aprimoramento das qualidades físicas, como força, potência, resistência e velocidade.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: SILVA, M. Lúcia; RUBIO, Katia. Superação no esporte: limites individuais ou sociais?. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto, Porto, v. 3, n. 3, p.69-76, jul. 2003.
	 a)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença IV está correta.
	7.
	O sedentarismo tem sido considerado o mal do século. Crianças e adolescentes nos dias de hoje têm se tornado cada vez mais sedentárias. Existem diversas recomendações de exercícios para que esta parcela da população se torne mais ativa fisicamente. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Recomenda-se o treinamento de força sistematizado que promoverá um aumento da massa óssea.
(    ) Recomenda-se o treinamento de flexibilidade diário por sua característica de pouca carga imposta ao organismo.
(    ) Recomenda-se o treinamento de esportes coletivos por suas características motivacionais e de inclusão.
(    ) Recomenda-se o treinamento de corrida individual pela possibilidade de controle preciso da carga de treino.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - F.
	 b)
	F - V - F - F.
	 c)
	V - F - F - F.
	 d)
	F - V - F - V.
	8.
	Um dos aspectos mais importantes no treinamento esportivo é o desenvolvimento da aptidão aeróbia e anaeróbia, que se referem a diferentes formas do organismo produzir energia para realizar determinadio trabalho. Para tanto, são necessários conhecimentos de fisiologia do exercício que ajudarão na definição das formas de avaliar estas aptidões, bem como administrar cargas de treinamento a fim de modificá-las e melhorar o desempenho desportivo. Sobre a aptidão aeróbia e anaeróbia, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A aptidão aeróbia pode ser dividida em capacidade aeróbia e a potência aeróbia. A capacidade aeróbia está relacionada à resistência de um indivíduo (ou seja, o organismo deste) em sustentar esforços físicos por um longo período de tempo.
(    ) A aptidão anaeróbia está relacionada aos esforços físicos que são caracterizados pela sustentação por um longo período de tempo e dessa forma em intensidades mais baixas. São exemplos a maratona e o triátlon.
(    ) A aptidão anaeróbia se refere à capacidade do organismo produzir energia sem a presença de oxigênio. A produção desta energia pode ocorrer por meio do metabolismo anaeróbio alático e o anaeróbio lático, ou seja, o primeiro vai produzir o ATP sem produzir lactato e o segundo terá a produção de lactato.
(    ) A aptidão aeróbia está relacionada com os esforços físicos de curta duração e alta intensidade, sendo exemplos as provas curtas na natação, o 100 e o 200 metros