A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
37 pág.
PEDAGOGIA UNINTER Relatório Estágio na Educação Infantil e Séries Iniciais

Pré-visualização | Página 1 de 7

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
TURMA: Pedagogia – Segunda Licenciatura
NOME DO ALUNO: Melissa Samanta Holetz.
RU: 1724886
	Comment by Denise Bloise: •	Veja no MANUAL DA UNINTER – ORIENTAÇÕES ESTÁGIO SUPERVISIONADO LICENCIATURA EM PEDAGOGIA – EDUCAÇÃO INFANTIL – EaD as orientações e modelos para a capa e folha de rosto, e sumário.
ESTÁGIO SUPERVISIONADO:	Comment by Denise Bloise: Fonte arial 12
DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
NAVEGANTES
2017
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
TURMA: Pedagogia – Segunda Licenciatura
NOME DO ALUNO: Melissa Samanta Holetz.
RU: 1724886
	Comment by Denise Bloise: •	Veja no MANUAL DA UNINTER – ORIENTAÇÕES ESTÁGIO SUPERVISIONADO LICENCIATURA EM PEDAGOGIA – EDUCAÇÃO INFANTIL – EaD as orientações e modelos para a capa e folha de rosto, e sumário.
	Comment by Denise Bloise: Arial 12
RELATÓRIO DE ESTÁGIO
Relatório de Estágio Supervisionado Docência na Educação Básica: apresentado ao curso de Licenciatura em Pedagogia do Centro Universitário Internacional UNINTER.
NAVEGANTES
2017
SUMÁRIO	Comment by Denise Bloise: Arial 12
	1. Introdução
	03
	2. Estágio na Educação Básica
	05
	2.1. Descrição da 1ª etapa de estágio: educação infantil
	05
	2.1.1 Concepção Pedagógica do Colégio Salesiano Itajaí
	05
	2.1.2. Descrição e análise reflexiva das atividades de estágio
	05
	2.1.3. Plano de Ação (etapa 1 - educação infantil)
	09
	2.2. Descrição da 2ª etapa de estágio: séries iniciais
	12
	2.2.1 Concepção Pedagógica do Colégio Ilka
	12
	2.2.2. Descrição e análise reflexiva das atividades de estágio 
2.2.3. Plano de Ação (etapa 2 – séries iniciais)
	12
17
	3. Considerações Finais
	21
	4. Apêndices
	23
	4.1. Estágio na Educação Infantil
4.2. Estágio nas Séries Iniciais
	23
26
	5. Anexos
	33
	5.1. Ficha de Frequência Estágio na Educação Infantil
5.2. Ficha de Frequência Estágio nas Séries Iniciais
	33
34
	6. Referências
	36
1. INTRODUÇÃO 	Comment by Denise Bloise: Arial 12	Comment by Denise Bloise: •	Numeração de páginas conta desde a capa, mas aparece apenas a partir da introdução, no canto superior direito.
No presente relatório há informações referentes ao estágio supervisionado realizado através da disciplina “Docência na Educação Básica: Educação Infantil e Séries Iniciais.”, oferecida pelo curso de Pedagogia – Segunda Licenciatura, do Centro Universitário Internacional UNINTER em cumprimento a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) 9.394/96, conforme estabelece o art. 82.
O Estágio foi realizado em duas etapas: Educação Infantil e Séries Iniciais. O Estágio na Educação Infantil foi realizado no Colégio Salesiano, instituição particular no centro de Itajaí, em uma turma de Infantil II, com 17 alunos, crianças de 3 a 4 anos de idade e que possuem duas professoras: Ana Carla (regente) e Brenda (auxiliar). Enquanto o Estágio de Séries Iniciais foi realizado na Escola Municipal Professora Ilka Muller de Mello, localizada no bairro de Gravatá, em Navegantes, em uma turma de 3º ano do Ensino Fundamental I, composta por 23 alunos entre 8 e 9 anos e que tem a professora Carmen como regente (não há auxiliares). 
No Colégio Salesiano, as salas de aula são amplas e confortáveis, com boa iluminação e ventilação. A sala em que fiz o estágio possui mobiliário adequado, cantinho da leitura, espelho grande, cabideiro para fantasias, armários para os materiais e estantes para os brinquedos e as mochilas dos alunos, banheiros próprios e uma pequena biblioteca. Nas paredes da sala estão expostos produções e desenhos realizados pelos alunos. Tem caixa de som, microfone, lousa com projetor, computador e internet (em todas as salas). O Colégio Salesiano funciona nos turnos matutino e vespertino, atendendo turmas do Maternal ao 3º ano do Ensino Médio.
Na Escola Ilka, também há boas condições de funcionamento, as salas de aula são amplas, arejadas e o mobiliário é adequado à faixa etária dos alunos. Têm armário para guardar materiais, mesa para a professora, mesas e cadeiras de tamanho apropriado para a idade dos alunos. A sala contém painéis educativos e trabalhos expostos dos alunos. Além disso, as salas possuem lousa digital e internet, que auxiliam no desenvolvimento da aprendizagem, tornando as aulas mais atrativas para os alunos. A mesma funciona nos turnos matutino e vespertino, atendendo turmas de 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental.
O Colégio Salesiano realiza encontros semanais com os professores e gestor, com o objetivo de elaborar projetos educativos, promovendo momentos de reflexão e delimitando suas prioridades. Já a Escola Ilka, promove reuniões não tão periódicas, mas também, através da Prefeitura, assim como o Salesiano, realiza cursos e encontros pedagógicos, preocupando-se com a formação continuada dos seus professores. Percebe-se que, em ambos os casos, o convívio e as relações dos professores e dos demais funcionários escolares são harmônicas, essencial para um bom desempenho das funções escolares. 
Durante o estágio, pude observar que as aulas foram dinâmicas, onde as atividades propostas permitiram que os alunos interagissem, perguntassem, criassem, errassem, aprendessem com seus erros e reaprendessem. As duas escolas trabalham com uma proposta educativa construtivista, valorizando e colaborando para que os professores participem do processo de construção do Projeto Político Pedagógico, assim como toda comunidade escolar. 
Os objetivos desse estágio são, dentre outros: reafirmar a relação teoria-prática; verificar a prática pedagógica, por meio da observação e intervenções, buscando compreender sua organização e dinâmica; reconhecer a importância do professor enquanto pesquisador de sua própria prática; favorecer a formação do profissional consciente nas práticas educacionais; analisar as concepções diferenciadas que permeiam a prática pedagógica, as propostas curriculares e o processo de avaliação; elaborar projeto de ação pedagógica; registrar a prática vivenciada através da produção escrita e outras formas de registro. 
Por ser uma oportunidade de ver o que estudou na prática, comparando grandes teóricos à realidade educativa, conhecer o ambiente escolar, preparar seu próprio plano de ação e atuar frente a um grupo de educandos, considero de fundamental importância o Estágio para a formação profissional do acadêmico em Pedagogia.
A natureza deste relatório é, por excelência, critico reflexivo e é constituído pelo desenvolvimento, onde serão apresentadas as descrições dos estágios, tanto da Educação Infantil como das Séries Iniciais, formado por Concepções pedagógicas, Descrição e análise reflexiva das atividades do estágio e Plano de Ação, seguido pelos apêndices, anexos, conclusão e referências bibliográficas.
2. Educação Básica	Comment by Denise Bloise: Fonte Arial 12
2.1. Descrição da 1ª etapa de Estágio: Educação Infantil
6.1.1. Concepção Pedagógica do Colégio Salesiano Itajaí:
O Colégio Salesiano Itajaí tem por finalidade formar bons cristãos e honestos cidadãos, baseado nos Princípios do Sistema Preventivo de Dom Bosco: Razão, Religião, Amorabilidade. A proposta de trabalho para a Educação Infantil está fundamentada no Projeto da Rede Salesiana de Escolas. Todo o trabalho tem a finalidade de despertar no aluno a construção da sua identidade, desenvolvendo valores; levando a brincadeira a sério, como estratégia significativa de aprendizagem; buscando um ser integral, protagonista da sua própria aprendizagem; respeitando a diversidade e buscando a interação com o outro, para que possam ampliar suas aprendizagens. Destaca o educador como mediador dessas situações, que busca compreender a sua prática por meio de ações reflexivas e está em constante formação. 
6.1.2. Descrição e análise reflexiva das atividades do estágio: 	Comment by Denise Bloise: Divida em parágrafos, não faça um texto corrido como você fez pois dificulta a compreensão. Reescreva da forma corrrrrreer.
A rotina das crianças do Infantil II A se inicia com um período de brincadeiras, onde eles podem brincar

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.