Buscar

Aval_1_Contexto Histórico-Filosófico da Educação

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1 - d
2 - b
3 - b
4 - b
5 - c
6 - b
7 - a
8 - c
9 - a
10 - d
1.	No final do século VIII, Carlos Magno conseguiu reunir grande parte da Europa sob seu domínio. Para unificar e fortalecer o seu império, decidiu executar uma reforma na educação. Como esta reforma ficou conhecida?
	a) Renascimento Patrístico.
	b) Renascimento Alcuíno.
	c) Renascimento Escolástico.
	d) Renascimento Carolíngio.
 
 
2.	Não havia um sistema pedagógico formal estabelecido para a educação na Roma Antiga, mas somente um punhado de conhecimentos e saberes que eram agrupados de forma linear. A transmissão desses conhecimentos ocorria de formas diversas, segundo a condição social dos indivíduos. Com relação às características da educação romana na Antiguidade, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) As famílias da elite romana traziam professores gregos para educarem seus filhos, estes professores, ainda que em condição de escravos, eram reconhecidos como importantes para as famílias.
( ) O educador Quintiliano teve destaque na escola de retórica em Roma, defendendo princípios como o de que a leitura e a escrita deveriam ser aprendidas separadamente.
( ) A vida intelectual romana foi bastante prolífica, como podemos identificar nas obras de Plotino, que recuperou as ideias de Platão e influenciou várias tradições de pensamento posteriores.
( ) Uma das principais funções educacionais na Roma Antiga era a formação de um tribuno, por isso existiram várias Escolas de Retórica que ensinavam os homens da elite a falar bem no Senado.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	a) F - F - F - V.
	b) V - F - V - V.
	c) F - V - F - F.
	d) V - V - F - F.
 
 
3.	O filósofo Platão, ao criar a Academia em Atenas, inaugura a noção de instituição de ensino, conceito este que influenciou a cultura pedagógica ocidental. As etapas do desenvolvimento educacional estabelecidas por Platão na Academia foram publicadas em seu célebre livro chamado "A República". Sobre as etapas da educação, analise as sentenças a seguir:
I- Da primeira etapa de vida até os três anos, a criança realiza sua educação nas atividades do convívio familiar.
II- Dos seis aos treze anos, o currículo escolar inclui conhecimentos da matemática, letramento e cultura.
III- Dos dezesseis aos vinte anos, a etapa se dedica à educação física e ao preparo militar.
IV- Dos vinte aos trinta anos, a educação deve ser integralmente militar e dedicada ao preparo físico.
Assinale a alternativa CORRETA:
	a) As sentenças I, III e IV estão corretas.
	b) As sentenças I, II e III estão corretas.
	c) As sentenças I, II e IV estão corretas.
	d) As sentenças II, III e IV estão corretas.
 
 
4.	Na história do pensamento ocidental, o período Patrístico é característico de importantes contribuições não somente para o avanço teológico cristão, mas também para outras áreas do conhecimento e setores da sociedade. Isso porque, nesse período, os movimentos intelectuais vinculados à Igreja Cristã refletiam diretamente nas sociedades em que a religião cristã era predominante. Sobre a Patrística, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Por Patrística é compreendida a teologia cristã, surgida após o desenvolvimento da Escolástica, no Ocidente, por volta do século XI, e continuou influente até o final da Idade Média, por volta do século XV.
( ) Nesse período, com o Concílio de Niceia, no qual se teve o credo dos apóstolos, o cristianismo se torna doutrina oficial do Império e certas questões teológicas, como a definição das doutrinas cristãs, ganham não somente um cunho religioso, mas também uma aplicação social e política.
( ) A Patrística, enquanto movimento intelectual, foi fecunda em diversos sábios que buscaram aliar o conhecimento advindo com a filosofia grega de Aristóteles aos ditames da fé.
( ) A principal obra de Agostinho de Hipona, expoente desse período, sobre a educação foi o De Magistrum, um diálogo do autor com um discípulo, no qual aponta sua visão de educação, onde havia a necessidade de uma iluminação divina para que o processo educativo pudesse ser desencadeado.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	a) V - F - F - F.
	b) F - V - F - V.
	c) V - F - V - F.
	d) F - F - V - V.
 
 
5.	Por antiguidade oriental, muitos historiadores compreendem um tempo e um espaço geográfico ocupado por civilizações, como os egípcios, persas, fenícios e mesopotâmicos. Sobre o mundo e a educação na antiguidade oriental, analise as sentenças a seguir:
I- A influência hebraica para a civilização ocidental é incomensurável, por ser ela a base para as religiões monoteístas judaica, cristã e islâmica.
II- Os mesopotâmicos desenvolveram um tipo de escrita denominada escrita cuneiforme.
III- A palavra mesopotâmia quer dizer "terra entre rios".
IV- O faraó era a principal autoridade política mesopotâmica.
Assinale a alternativa CORRETA:
	a) Somente a sentença II está correta.
	b) Somente a sentença IV está correta.
	c) As sentenças I, II e III estão corretas.
	d) As sentenças III e IV estão corretas.
 
 
6.	Considerado uma das mais ricas formas de expressão da Arte, o teatro, na Antiguidade, incluía espetáculos de mímica, música, dança e recitação de poesias. Conta-se que seu início se deu em território ateniense, espalhando-se, porém, muito rapidamente por toda a região da Grécia. A respeito do teatro, assinale a alternativa CORRETA:
	a) Sendo uma apresentação ao público, em construções ao ar livre, em termos culturais, o teatro teve poucos aspectos significativos, na Grécia.
	b) O Teatro de Dionísio era considerado uma das principais casas de espetáculo, neste lugar apresentavam-se as tragédias e as comédias.
	c) Diz-se que os rituais religiosos que deram origem às tragédias e comédias eram realizados em honra à Atena, deusa da sabedoria e das artes.
	d) O teatro, na antiguidade grega, teve duas grandes vertentes, que ficaram conhecidas como drama e comédia.
 
 
7.	A Patrística foi um dos mais importantes períodos da teologia cristã. Foi a época em que grande parte da dogmática foi estabelecida. Dentre as ideologias formuladas, podemos compreender as concepções doutrinais sobre a educação. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta o principal livro sobre a temática educativa, escrito durante o período da teologia cristã conhecida como patrística:
	a) De Magistro - Santo Agostinho.
	b) De Civitate Dei - Santo Agostinho.
	c) Epitoma Rei Militaris - Flávio Vegécio Renato.
	d) A Vulgata - São Gerônimo.
 
 
8.	Sócrates é considerado um dos filósofos gregos que deu importante contribuição para a educação ocidental. Desenvolveu um método prático baseado no diálogo e no questionamento e que tem a razão como seu fundamento principal. Seu método consta de duas fases: a ironia e a maiêutica. Com relação a outras características que podem ser atribuídas ao método socrático, analise as sentenças a seguir:
I- A filosofia de Sócrates possui uma característica de ser incômoda, pois levanta questionamentos sobre tudo, especialmente sobre a própria existência humana, seus valores e ações, procurando avivar as consciências individuais. 
II- A filosofia de Sócrates estava baseada nos mitos, o objetivo fundamental é a análise de definições opinativas, a qual reconhece nosso conhecimento das definições oferecidas pela sociedade que são a própria verdade.
III- A filosofia socrática tinha como característica a ortodoxia, por isso foi considerada coerente com os valores vigentes da época e foi aclamada por contribuir com a educação da juventude.
IV- A filosofia de Sócrates, a partir do método da maiêutica, tinha por finalidade levar as pessoas a darem à luz novas ideias.
Assinale a alternativa CORRETA:
	a) As sentenças II e III estão corretas.
	b) As sentenças I e II estão corretas.
	c) As sentenças I e IV estão corretas.
	d) As sentenças III e IV estão corretas.
 
 
9.	Quando falamos de sociedades ágrafas, ou
sem escrita, é importante ter em mente algumas características que elas têm em comum. Apesar das diferenças culturais de cada grupo étnico, podemos, de modo geral, elencar tais características comuns. Sobre essas características, analise as sentenças a seguir:
I- As trocas econômicas são naturais, não sendo necessário o uso de moedas como símbolo econômico.
II- Grande parte da divisão do trabalho é sexual, assim como é bem presente e explícita a divisão de classes. 
III- Questões ligadas à caça e à pesca são normalmente atribuídas aos homens e de preparo do alimento e coleta de frutos e grãos às mulheres.
IV- A baixa estatura dos membros das sociedades ágrafas é uma característica comum em praticamente todos os grupos.
Assinale a alternativa CORRETA:
	a) As sentenças I e III estão corretas.
	b) As sentenças I e II estão corretas.
	c) Somente a sentença II está correta.
	d) As sentenças III e IV estão corretas.
 
 
10.	Sociedades ágrafas ou sem escrita ainda existem em vários lugares do planeta. É evidente que houve um decréscimo destas sociedades devido ao processo de encontro de culturas, programas de alfabetização, desenvolvimento de tecnologias educacionais, entre outros fatores que tornaram possível o desenvolvimento da escrita de diversas línguas nativas e a alfabetização destes grupos. De qualquer modo, quando falamos de sociedades ágrafas, podemos distinguir certas características que estas têm em comum. A respeito destas características, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) As trocas econômicas não dependem do uso de símbolos econômicos, como as moedas, são naturais. 
( ) As divisões de classes, que se tornou comum entre as mais diversas sociedades ocidentais e orientais, são ausentes nestas sociedades. 
( ) A divisão do trabalho, em grande parte, é sexual, algumas tarefas pertencendo às mulheres e outras aos homens.
( ) As sociedades ágrafas são sociedades estritamente nômades, ou seja, ocorre a ausência de agricultura, por isso pratica-se a coleta de frutos e raízes.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	a) F - V - F - F.
	b) V - F - F - V.
	c) F - F - V - V.
	d) V - V - V - F.
Acadêmico:
Rogério Martins Soares (2735292)	
Disciplina:
Contexto Histórico-Filosófico da Educação (LEE23)
Avaliação:
Avaliação I - Individual FLEX ( Cod.:648895) ( peso.:1,50)
Prova:
22130746
Nota da Prova:
10,00

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais