Buscar

Resolução de exercícios Fisiologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS
FISIOLOGIA 2020.1
1. Qual é o papel das fosfodiesterases na cascata do AMPc?
RESPOSTA: A fosfodiesterase, quando o AMPc termina de executar sua função, vai hidrolisar o AMPc em AMP, inativando a proteína quinase.
2. Cite 3 exemplos de receptores acoplados as Proteínas G.
RESPOSTA: Os receptores acoplados a proteína G captam sinais extracelulares e ativam vias de transdução de sinais no interior das células. Exemplos de receptores: 
· CaR: Hipercalcemia familiar benigna;
· TRH: Hipotireoidismo central;
· Adrenorreceptores α e β. 
3. Explique o mecanismo de ação dos receptores intracelulares. Dê exemplos.
RESPOSTA: Os receptores intracelulares são proteínas receptoras, localizadas dentro das células, geralmente no seu citoplasma ou no seu núcleo. Geralmente os ligantes desses receptores são hidrossolúveis ou moléculas grandes e necessitam, muitas vezes, de uma proteína transportadora. Os ligantes hidrossolúveis não precisam entrar nas células. Eles ativam o receptor e esse, por sua vez, ativa os segundos mensageiros para que esse último realize a tarefa de ativar as quinases. Como acontece esse mecanismo:
1. O mensageiro atravessa a membrana;
2. O mensageiro liga-se ao receptor;
3. Receptor dimeriza;
4. Proteína co-ativadora liga-se;
5. O complexo se liga ao DNA;
6. Transcrição ligada ou desligada;
7. A síntese proteica é ativada ou inibida.
Exemplos de receptores intracelulares: acoplados a proteína G e TKR.
4. Explique o mecanismo de toxicidade da toxina da cólera.
A cólera é causada quando a bactéria Vibrio cholerae produz uma grande desordem intestinal, quando coloniza o intestino do hospedeiro. Os sintomas são causados pela ação de uma proteína chamada Toxina colérica (CT) e, o principal, é a diarreia profusa, que pode causar a morte do infectado em poucos dias pela desidratação. A CT é uma proteína com estrutura tridimensional AB5. Cada subunidade B pentamérica vai se ligar ao receptor gangliosídeo GM1, principalmente através da galactose terminal. A subunidade A sofre uma clivagem proteolítica por uma protease, na posição R192 (essa clivagem é importante para que a ponte dissulfeto seja desfeita). Após a ligação da toxina ao GM1, CT é levada para dentro das células intestinais (via endocitose). A proteína segue até o Retículo Endoplasmático, onde é desmontada e a subunidade A é secretada no citosol, catalisando a transferência de uma unidade de ADP-ribose para um resíduo de arginina de proteínas Gs, promovendo a ativação da adenilato ciclase. Esse processo faz com que a atividade da proteína Gs ( de transformar GTP em GDP) seja perdida. Dessa forma são produzidas quantidades cada vez maiores de adenosina monofosfato cíclica (cAMP), causando uma abertura de canais de Cl- na membrana celular, fazendo com que saiam muitos íons e água para luz intestinal, causando a forte diarreia.
5. Explique o que é dessensibilização de receptores e amplificação de sinal. Dê exemplos. 
RESPOSTA: A dessensibilização de receptores é uma responsividade diminuída que ocorre quando eles são expostos repetidas vezes ou a altas concentrações do agonista e é uma característica geral da maioria dos receptores de membrana. Exemplo: hormônio de liberação das gonadotropinas. Amplificação de sinal se refere ao aumento do número de proteínas e outas moléculas que participam da transdução, causando uma cascata de sinal para a formação de uma grande resposta. Uma molécula se liga ao receptor e manda um sinal para a geração de outras milhares moléculas. Exemplo: cascata de sinalização de MAPK.
REFERÊNCIAS:
Guanabara Koogan. 2ª ed, 1996. -SILVERTHORN, D. Fisiologia Humana: Uma Abordagem Integrada, 7ª Edição, Artmed, 2017.
SLIDES DA UFRGS: http://www.iq.ufrgs.br/biolab/images/courses/Aula-7-8-Receptores---estrutura-e-funo.pdf 
TESE: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/46/46131/tde-16092007-181850/publico/TeseAnaPMAreasIntroducao.pdf

Outros materiais