Buscar

5- Resolução de exercícios Fisiologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS
FISIOLOGIA 2020.1
1. Quais são os mecanismos de controle da contração dos 3 tipos de músculos?
RESPOSTA: Nos músculos estriados esqueléticos e cardíacos, o mecanismo de contração acontece pela ligação do Ca²+ em troponinas, deslocando o complexo troponina-tropomiosina dos sítios de ligação da actina na miosina. Esse processo faz com que a cabeça da miosina se ligue ao sítio ativo da actina, causando o encurtamento dos sarcômeros (através da quebra do ATP). No músculo liso, a contração acontecerá quando o cálcio liberado interagir com a calmodulina. Esse complexo (cálcio + calmodulina) fosforila uma quinase de cadeia leve de miosina e, essa quinase de miosina, vai fosforilar a cabeça da miosina, gerando a contração.
2. Explique o papel da troponina, tropomiosina e do cálcio na contração muscular.
RESPOSTA: Para que ocorra a contração muscular, independentemente do tipo de músculo, deve haver a presença de Ca ²+ (mediador). Esse Ca²+, nos músculos estriados esqueléticos e cardíacos, vai atuar nas proteínas (troponinas e tropomiosinas) retirando elas, fazendo com que o sítio ativo da actina fique “chamando” a cabeça da miosina que vai grudar e fazer o movimento de catraca, para que haja a contração (de forma resumida). Já no músculo liso, o Ca²+ vai interagir com a calmodulina e esse complexo (Ca²+ e calmodulina) vai atuar na miosina para gerar a contração (de forma resumida).
3. Qual é o papel do retículo sarcoplasmático na contração muscular? Como o músculo liso pode contrair se ele pouco possui pouco retículo sarcoplasmático? 
RESPOSTA: O papel do retículo sarcoplasmático na contração muscular é regular o fluxo de íons Ca²+ para que possa haver a realização da contração. Para que haja a liberação desses íons, deve haver a despolarização do retículo. O músculo liso possui pouco retículo sarcoplasmático, mas em tamanho maior (havendo a liberação de Ca²+) e em suas fibras, há uma grande presença de vesículas de pinocitose que vai ajudar na entrada e saída de Ca²+. Com a presença de Ca²+ , haverá todos os outros processos de contração. 
4. Explique os eventos intracelulares que regulam a contração e o relaxamento do músculo liso.
RESPOSTA: Para que ocorra a contração deve haver: a estimulação do retículo para liberação de Ca²+; ativação da calmodulina pela presença de Ca²+ aumentado; formação do complexo Ca²+ e calmodulina; fosforilação de uma quinase de cadeia leve de miosina; fosforilação da cabeça de miosina. Para que ocorra o relaxamento deve haver: a presença de uma bomba de ATP (pega o Ca²+ e joga para o retículo); um trocador de transporte ativo secundário (vai colocar Na+ e tirar o Ca²+ de dentro); a presença de uma ATPase de Ca2+ que vai jogar ele para fora.

Outros materiais