Buscar

Atividade 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Instituto Federal de Educação Ciência e tecnologia da Paraíba
Curso: Licenciatura em Física
Disciplina: Filosofia da Educação
Professora: 
Aluno: 
QUESTIONÁRIO: 
1. Qual o papel dos sofistas na antiguidade grega?
Os sofistas tornaram-se importantes para a democracia ateniense, pois ensinavam a habilidade discursiva, algo fundamental, haja vista o fato de que nos tribunais, cada cidadão assumia pessoalmente a defesa de seus direitos.
Em comum, além do ideal educativo baseado na retórica, o fato de serem mestres da areté política e buscarem alcança-la por meio da formação espiritual ao ter, como ofício, a arte da argumentação, e a arte da palavra.
2. Apresente as principais características da Educação empreendida pelos sofistas.
É importante destacar que, com os sofistas, introduz-se na cultura ocidental o ideal de formação, assentada no humanismo, que rompe com a visão política cujos fundamentos se encontravam na idéia de direitos divinos. [...]. A sofistica representa a passagem de uma visão cosmológica para uma visão antropológica, em que a busca e as explicações das causas últimas do universo são substituídas por aqueles referentes à vida na pólis. 
3. No que consiste a filosofia e a educação socrática?
Na filosofia socrática se recusava a ideia de se cobrar pelos ensinamentos. O justo, o verdadeiro, o bom se definem pela escolha dos participantes e não propriamente pela confluência de argumentos que, expurgados até as últimas consequências, vislumbrariam, depois de muitos esforços, a verdade, nos termos propostos por Sócrates.
Sócrates se orienta, em toda a sua atividade filosófica, a partir de duas epígrafes que parecem funcionar como uma espécie de mantra: “conhece-te a ti mesmo” e “sei que nada sei”.
A Filosofia que Sócrates professou em vida não é um simples processo teórico de pensamento, mas funcionou como um convite ao pensar e uma forma de reeducação do pensar. Em Sócrates, aparece este novo elemento que é o mundo interior. A areté de que ele nos fala é de valor espiritual. É por essa via que se desenvolve a ética como expressão da natureza humana, que, pelos dotes racionais, torna o ethos possível.
Sócrates deseja conduzir todos os cidadãos em “virtude política” e à descoberta de novos caminhos para conhecer a verdadeira essência
4. Quais as diferenças entre a maiêutica socrática e a Educação empreendida pelos sofistas? O que a Educação socrática representou para a Paidéia de seu tempo?
A maiêutica instigava os interlocutores a rever posição e aprimorar conhecimento, questionava também os padrões estabelecidos fazendo nascer novas idéias. Os sofistas eram especialistas na busca de formação de valores, vinculado ao estado justo. A educação socrática representa à indagação a introdução ao diálogo na busca de verdade, um convite a reeducação ao pensar.

Outros materiais