Buscar

Avaliação Final: Tópicos Especiais

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Tópicos Especiais (TE2015)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:669369) ( peso.:3,00)
	Prova:
	30595313
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	O saneamento básico é constituído de infraestruturas para oferecer melhores condições de vida para a população e fornecer recursos hídricos de boa qualidade, em contrapartida do pagamento de taxas pela população. Sobre as doenças causadas pela ausência desse saneamento, analise as seguintes afirmativas:
I- Cólera, hepatite infecciosa e febre tifoide são doenças relacionadas com a água.
II- Disenteria bacilar, diarreias e febre tifoide são doenças relacionadas com a água.
III- Diarreias, infecções de pele e olhos e infecções causadas por piolhos são doenças relacionadas com a falta de higiene pessoal e doméstica.
IV- Infecções causadas por piolhos, cólera e febre tifoide são doenças relacionadas pela falta de higiene pessoal e doméstica.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 c)
	Somente a afirmativa III está correta.
	 d)
	Somente a afirmativa IV está correta.
	2.
	Está amparada, principalmente, nos avanços tecnológicos, assim como nas relações sociais e econômicas, no mercado da conectividade e da virtualidade. É abordada como sendo a responsável por alterar a forma de comunicação entre as pessoas. No entanto, também pode proporcionar tanto a inclusão como a desigualdade social. Sobre a que se refere essa informação, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Pós-modernidade.
	 b)
	Determinismo tecnológico.
	 c)
	Globalização.
	 d)
	Modernidade.
	3.
	A concepção curricular que articula o Ensino Médio à formação técnica, estabelecendo o diálogo entre os conhecimentos científicos, tecnológicos, sociais e humanísticos, representa a quebra da hierarquização de saberes. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta o nome desse currículo:
	 a)
	Tradicional.
	 b)
	Integrado.
	 c)
	Tecnicista.
	 d)
	Profissionalizante.
	4.
	O Brasil possui uma divisão sociopolítica, na qual encontramos o Primeiro Setor (caracterizado pelo Estado), o Segundo Setor (que abarca as instituições privadas) e o Terceiro Setor contempla as Organizações Não Governamentais (ONGs), que têm algumas particularidades:
"No que concerne às formas como as ONGs se movem no espaço público, vale chamar a atenção para o potencial de construção de redes, abrangendo os espaços locais, regionais e globais, como também as potencialidades de incluir, nessas redes, desde organizações internacionais, como as do sistema ONU e fundações financiadoras, até grupos semimarginalizados em bairros da periferia das grandes cidades. A noção de rede em relação às ONGs pode ser pensada de duas formas: uma é a rede entre ONGs incluindo também os movimentos sociais, na qual cada organização é ponto de transmissão para outras, maiores ou menores, locais ou globais. Outra forma de pensar a rede é como um espaço tridimensional onde as ONGs funcionam não apenas como pontos de transmissão, mas como pontos nodais, que acumulam e distribuem informações, acumulam poder, credenciam-se como representantes fazendo a ligação entre o Estado e a sociedade em geral." (PINTO, 2006, p. 658)
Sobre as ONGs, analise as afirmativas a seguir:
I- Atualmente servem para pressionar o governo para que tenha uma atuação mais social, e não apenas com fins políticos.
II- Por depender de repasses financeiros, as ONGs possuem uma limitação em um determinado conjunto da sociedade.
III- Tem fins políticos e financeiros e prestam poucos serviços sociais, apenas se limitando a uma classe social.
IV- A maior preocupação das ONGs são os serviços sociais, para todas as classes sociais mais especificamente com as de baixa renda, que não possuem acesso a determinados serviços.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: PINTO, C. R. J. As ONGs e a política no Brasil: presença de novos atores. DADOS ? Revista de Ciências Sociais, Rio de Janeiro, v. 49, n. 3, 2006.
	 a)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	 c)
	Somente a afirmativa II está correta.
	 d)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	5.
	Órgãos como sociedades, associações, fundações, institutos, ONGs (Organizações Não Governamentais) e OSCIPs (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) fazem parte de um setor instalado como alternativa no sentido de intermediar, gerenciar e prestar serviços de interesse público em situações que outros setores não alcançam. Sobre esse setor, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Setor privado.
	 b)
	Terceiro setor.
	 c)
	Setor público.
	 d)
	Primeiro setor.
	6.
	No Brasil, a partir do governo Lula e da entrada do PT no comando do país, o terceiro setor ficou mais evidente. Tudo isso por conta da origem do partido, que surgiu de organizações sociais e por movimentos populares na época da ditadura. Os vínculos desse partido com os movimentos sociais influenciaram a supervalorização do terceiro setor, e colocou o segundo setor como agente social de destaque. No Brasil, é algo relativamente ?novo?, que começou a aparecer com mais frequência a partir da década de 60. No entanto, nos últimos anos, tem ganhado uma importância ainda maior e, principalmente, o apoio das empresas, que se mostram cada vez mais ligadas à responsabilidade social. No que se refere ao terceiro setor, analise as afirmativas a seguir:
I- Trabalho voluntário sem remuneração pelos serviços prestados.
II- Não possui importância com fins lucrativos, mas apenas para sobreviver e reinvestir os valores sobressalentes.
III- A gestão não pode sofrer interferência externa.
IV- Foi criado para criar empregos com salários altos e que pouco auxiliam a população na parte social.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: Disponível em: <http://terceiro-setor.info/>. Acesso em: 3 ago. 2015.
	 a)
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	 b)
	Somente a afirmativa IV está correta.
	 c)
	As afirmativas I e IV estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	7.
	Uma Organização Social é uma qualificação, um título, conferido a uma entidade para que ela possa receber determinados benefícios do Poder Público. As Organizações Sociais devem atender a uma demanda específica da comunidade, estando presentes atualmente na gestão de hospitais, museus e institutos de fomento à pesquisa. Sobre as Organizações Sociais no Brasil, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Podem apresentar fins lucrativos.
	 b)
	Apresentam uma gestão determinada pelo poder público.
	 c)
	São de iniciativas privadas que buscam suprir uma utilidade de ordem pública.
	 d)
	São de iniciativa pública.
	8.
	De acordo com Razzoline Filho (2012), o transporte pode ser definido como um elemento de ligação fundamental entre a expedição de produtos acabados de uma organização e seus clientes finais, pois o objetivo dos transportes é movimentar bens e pessoas. Ainda assim, é possível classificar os transportes em três meios. Analise as afirmativas a seguir:
I- Sendo o principal transporte, os meios aquaviários envolvem todos os tipos de transportes que necessitam da água para movimentar-se.
II- O fluvial é um transporte terrestre, realizado em rios.
III- O meio de transporte mais rápido do planeta é o terrestre.
IV- Para os brasileiros, o deslocamento de cargas é realizado, na maior parte, pelo transporte rodoviário.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: RAZZOLINE FILHO, Edelvino. Transporte e modais: com o suporte de TI  e SI. Curitiba: InterSaberes, 2012.
	 a)
	As afirmativas II e IV estão corretas.
	 b)
	Somente a afirmativa III está correta.
	 c)
	Somente a afirmativa IV está correta.
	 d)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	9.
	A globalização está amparada, principalmente, nos avanços tecnológicos, assim como nas relações sociais e econômicas, no mercado da conectividade e da virtualidade.É abordada como sendo a responsável por alterar a forma de comunicação entre as pessoas em diversas sociedades. No entanto, também pode proporcionar tanto a inclusão como a desigualdade social. Sobre o fenômeno que consiste a globalização, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Recente, ocorrendo a partir da criação das redes sociais.
	 b)
	Antigo, em meio às sociedades que procuravam intercambiar produtos, tecnologias e informações.
	 c)
	Recente, totalmente dependente das novas tecnologias.
	 d)
	Antigo, ganhando forte impulso ao final da década de 1960, quando ocorreu a queda do Muro de Berlim e do fim da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS).
	10.
	A questão da saúde no Brasil é complexa e dependente da atuação dos vários agentes que a compõem. Cada um desses agentes tem suas responsabilidades sobre a qualidade da saúde no país. Contudo, devemos ter claramente definido o conceito de saúde e suas implicações. Sobre o conceito de saúde, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Ausência total de doenças, enfermidades.
	 b)
	Um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não consiste apenas na ausência de doença ou de enfermidade.
	 c)
	Um estado de bem-estar mental, consistindo na ausência parcial de doenças ou de afecções, mantendo-se a capacidade física.
	 d)
	Bem-estar mental e social.
	11.
	(ENADE, 2010) O uso ordenado dos recursos ambientais é fundamental para a efetivação do desenvolvimento sustentável. Nesse contexto, os princípios do usuário-pagador e do poluidor-pagador preconizam a cobrança pelo uso desses recursos. Segundo a Lei n.º 9.433/1997, a cobrança pelo uso da água tem por objetivo:
FONTE: Disponível em: <http://www.mma.gov.br/port/conama/legiabre.cfm?codlegi=370>. Acesso em: 9 jul. 2018.
	 a)
	Reconhecer a água como bem econômico e dar ao usuário uma indicação do seu real valor.
	 b)
	Assegurar o controle quantitativo e qualitativo dos usos da água e o efetivo exercício dos direitos de acesso à água.
	 c)
	Diminuir os custos de combate à poluição das águas, mediante ações preventivas permanentes.
	 d)
	Assegurar às águas qualidade compatível com os usos mais exigentes a que forem destinadas.
	12.
	(ENADE, 2008) O filósofo alemão Friedrich Nietzsche (1844-1900), talvez o pensador moderno mais incômodo e provocativo, influenciou
várias gerações e movimentos artísticos. O Expressionismo, que teve forte influência desse filósofo, contribuiu para o pensamento contrário ao racionalismo moderno e ao trabalho mecânico, através do embate entre a razão e a fantasia. As obras desse movimento deixam de priorizar o padrão de beleza tradicional para enfocar a instabilidade da vida, marcada por angústia, dor, inadequação do artista diante da realidade. Das obras a seguir, a que reflete esse enfoque artístico é:
	
	 a)
	Figura A.
	 b)
	Figura C.
	 c)
	Figura D.
	 d)
	Figura B.
Parte inferior do formulário

Continue navegando