Buscar

Custo Médio Ponderado de Capital

Prévia do material em texto

Custo Médio Ponderado de Capital
O custo total de capital, mais conhecido como custo médio ponderado de capital, representa o mínimo de remuneração exigida do capital investido, ou seja, é a taxa de desconto ou de retorno na qual o investidor espera ser remunerado. 
Esse custo é calculado através da fórmula abaixo: 
Ka = (Wi x ki) + (Wp x Kp) + (Ws x Kr ou n) sendo:
 Ka = custo médio ponderado de capital.
Wi = participação relativa de capital de terceiros na estrutura de capital da empresa. 
Ki = custo de capital de terceiros. 
Wp = participação relativa de ações preferenciais na estrutura de capital da empresa. 
Kp = custo das ações preferenciais. 
Ws = participação relativa de ações ordinárias ou capital próprio na estrutura de capital da empresa.
Kr = custo de novas ações ordinárias. 
Wi + Wp + Ws = 1, ou seja, a soma das participações relativas percentuais de cada parte da estrutura de capital é 100% ou 1.
De acordo com cada fonte de financiamento, fonte própria ou de terceiros, é de suma importância determinarmos o custo total desse financiamento, pois essa informação servirá de orientação para as decisões financeiras. O custo total de capital, mais conhecido como custo médio ponderado de capital, representa:
d) o mínimo de remuneração exigida do capital investido, ou seja, é a taxa de desconto ou de retorno na qual o investidor espera ser remunerado.
O custo médio ponderado de capital é a taxa de desconto ou de retorno, que representa a ponderação do capital próprio com o capital de terceiros, na qual o investidor espera ser remunerado. Dessa forma, podemos expressar na fórmula:
e) Ka = (Wi x ki) + (Wp x Kp) + (Ws x Kr ou n)
Na fórmula do custo médio ponderado de capital, Wi representa a participação relativa de capital de terceiros, Wp representa a participação relativa de ações preferenciais e Ws representa a participação relativa de ações ordinárias ou capital próprio na estrutura de capital. Nesse contexto, a soma das participações relativas percentuais de cada parte da estrutura de capital é de:
b) 100%

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes