Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

Universidade Estácio de Sá – Campus Norte Shopping
Nome: Joyce Souza da Nóbrega de Oliveira Matrícula: 201701174855
Disciplina: Psicologia e Saúde Mental Data: 17/06/2020.
Professora: Vanessa Ferreira Nolasco
Turno: Noite – Turma: 3001 – Av2.
1. O direito à saúde mental é um direito fundamental do cidadão, previsto na Constituição Federal para assegurar bem-estar mental, integridade psíquica e pleno desenvolvimento intelectual e emocional¿. (MPF, 2012)
Comente, de forma suscinta, a afirmativa do Ministério Público Federal correlacionando-a como processo de Reforma Psiquiátrica Brasileira. 
 Este projeto quer contribuir para o avanço dessas novas práticas clínicas, Transformar em possíveis melhoras para a comunidade que necessita de atenção para a saúde mental.
 2. Considerando os aspectos nacionais concernentes à Epidemilogia dos Transtornos Mentais no Brasil discorra sobre os desafios a serem superados pela Rede de Atenção Psicossocial.
 Os desafios são muitos, pois existem na sociedade, pessoas com todo tipo de transtornos mentais, ou excluídos da sociedade buscando ser aceito na sociedade, buscando acolhimento, e o enquanto psicólogo o dever é tratar o psicológico de cada cidadão que pelo Caps passam, entre outros órgãos públicos.
3. Defina anomia conforme Durkheim e conecte a aplicação do conceito a Saúde Mental. 
4. Defina e exemplique o Goffman conceituou como Instituições Totais. 
Goffman, define a instituição total “como um local de residência e de trabalho onde um grande número de indivíduos com situação semelhante, separados da sociedade mais ampla por período considerável de tempo, levam uma vida fechada e formalmente administrada”. 
5. Aborde, com base na teoria Foucaultiana, o surgimento dos manicômios e qual a sua utilidade para a sociedade moderna.
A partir do século XIX surgiram as instituições que acolhiam apenas doentes mentais, oferecendo tratamento médico especializado e sistemático em instituições chamadas de manicômios. Os manicômios na era moderna, não tem utilidade em si benéfica, pois serve como “escape” para a família que deseja isolar um parente com deficiência ou excluído da sociedade, serve para todo tipo de pessoa que é excluída da sociedade. Muita das vezes tratados de forma precária.

Mais conteúdos dessa disciplina