Buscar

AVALIACAO FINAL DISCURSIVA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Legislação Trabalhista e Previdenciária (RHU04)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:668650) ( peso.:4,00)
	Prova:
	29161837
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	Para que exista uma relação de emprego, entre outros requisitos essenciais, encontra-se o da onerosidade, em que o empregado recebe salário pelos serviços prestados. De outro lado, tem-se o trabalho voluntário, que contém previsão legal na Lei nº 9.608, de 18 de fevereiro de 1998. A referida legislação contempla o conceito e demais particularidades desta espécie de atividade laboral. Sobre trabalho voluntário, descreva suas particularidades.
	Resposta Esperada:
O serviço deve ser prestado pela própria pessoa física, não sendo permitida a prestação por pessoa jurídica. O trabalho é gratuito, ou seja, não recebe salário. É realizado para órgão público ou privado que preste serviços de qualquer natureza, desde que não tenha como objetivo o lucro; é uma atividade cuja característica principal é a doação do serviço sem troca, reciprocidade salarial, são trabalhos humanitários e desinteressados. Quem prestar tal qualidade de serviços deve assinar um termo de adesão entre voluntário e entidade a quem serão prestados os serviços, onde constarão o objeto e as condições de trabalho. Este serviço não gera vínculo de emprego, não possuindo as caracterizações da figura do "empregado", reiterando que não gera qualquer obrigação de natureza trabalhista.
	2.
	O trabalho noturno, por ser mais penoso ao empregado, é remunerado de forma diferente do prestado diurnamente. Considera-se noturno, nas atividades urbanas, o trabalho realizado entre as 22 horas de um dia e as 5 horas do dia seguinte. Entretanto, o trabalhador rural que labora no período noturno também possui direito ao adicional, com algumas diferenças comparadas ao prestado pelo trabalhador urbano. Nesse sentido, descreva as diferenças existentes entre o adicional noturno do trabalhador urbano e rural.
	Resposta Esperada:
Para o trabalhador urbano, é considerado noturno o trabalho prestado entre as 22h de um dia e as 5h do outro, já o trabalhador rural, é das 21h às 5h para o agricultor, e das 20h às 4h para os pecuaristas. Enquanto o adicional do trabalhador urbano é 20%, o rural é de 25%. A hora noturna do trabalhador urbano é reduzida, ou seja, 52 minutos e 30 segundos, enquanto o trabalhador rural não tem direito a hora reduzida.
Parte inferior do formulário

Outros materiais