A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
avaliação I Psicologia Organizacional e do Trabalho

Você está vendo uma pré-visualização

Pre-visualização do material avaliação I Psicologia Organizacional e do Trabalho - página 1
Pre-visualização do material avaliação I Psicologia Organizacional e do Trabalho - página 2
Pre-visualização do material avaliação I Psicologia Organizacional e do Trabalho - página 3

avaliação I Psicologia Organizacional e do Trabalho

Disciplina:
	Psicologia Organizacional e do Trabalho (PSI52)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual ( Cod.:668488) ( peso.:1,50)
	Prova:
	30197743
	Nota da Prova:
	7,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	A qualidade de vida no trabalho refere-se ao nível de felicidade ou insatisfação com a própria carreira. Diz-se que aqueles que gostam das suas carreiras têm uma alta qualidade de vida no trabalho, enquanto aqueles que são infelizes ou cujas necessidades não são preenchidas, de alguma forma, são considerados com uma baixa qualidade de vida no trabalho. Todavia, para falarmos de qualidade de vida, é preciso seguir alguns critérios. Sobre esses critérios, analise as opções a seguir:
I- Remuneração justa e suficiente, segurança e salubridade, leis e normas sociais.
II- Horários diferenciados, quando o trabalhador solicitar a qualquer tempo.
III- Oportunidade de progresso e segurança, integração social.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As opções I e III estão corretas.
	 b)
	As opções II e III estão corretas.
	 c)
	Somente a opção I está correta.
	 d)
	As opções I e II estão corretas.
	2.
	Em 1983, o professor Howard Gardner desenvolveu estudos voltados a explicar e compreender o pensamento humano, com foco no desenvolvimento e falhas das capacidades intelectuais. Com estes estudos, Gardner identificou e classificou as inteligências múltiplas em: linguística, lógico-matemática, espacial, musical, sinestésica, naturalista, interpessoal e intrapessoal. Por meio da aplicação deste conceito, as empresas buscam em seus processos de recrutamento e seleção identificar nos candidatos as características necessárias para as vagas em aberto. Tendo em vista que a empresa SWB está à procura de um profissional para preencher a vaga de engenheiro mecânico, qual das inteligências múltiplas deve destacar-se neste indivíduo?
	 a)
	Inteligência linguística.
	 b)
	Inteligência interpessoal.
	 c)
	Inteligência musical.
	 d)
	Inteligência lógico-matemática.
	3.
	Com relação aos fenômenos básicos da percepção, dois deles explicam a diferença entre a realidade percebida pelo indivíduo e a realidade observada por ele: a percepção seletiva e a adaptação sensitiva. Com relação a esses fenômenos, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A adaptação sensitiva refere-se à atenção dirigida a um pequeno número de estímulos por vez.
	 b)
	A adaptação sensitiva pode induzir o indivíduo a realizar julgamentos precipitados.
	 c)
	A percepção seletiva postula que um indivíduo exposto a um mesmo estímulo por um longo período, adapta-se a ele e deixa de percebê-lo.
	 d)
	A percepção seletiva refere-se à atenção dirigida a um pequeno número de estímulos por vez.
	4.
	Walton (1972) listou um conjunto de oito critérios para identificar a Qualidade de Vida no Trabalho (QVT): remuneração justa e adequada, condições de trabalho, utilização e desenvolvimento de capacidades, oportunidade de crescimento e segurança, integração social na organização, constitucionalismo, trabalho e vida privada e relevância social do trabalho. Cada um destes critérios possui uma série de indicadores utilizados para mensurar a QTV. Com base no exposto, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: WALTON, R. E. Pacificação interpessoal: confrontações e consultoria de uma terceira parte. São Paulo: Edgar Clucher, 1972.
	 a)
	São indicadores utilizados para mensurar o critério "Oportunidade de Crescimento e Segurança": possibilidade de carreira, crescimento pessoal e perspectiva de avanço salarial.
	 b)
	São indicadores utilizados para mensurar o critério "Relevância Social do Trabalho na Vida": reputação da empresa, responsabilidade social da empresa e direitos trabalhistas.
	 c)
	São indicadores utilizados para mensurar o critério "Constitucionalismo": liberdade de expressão, tratamento imparcial e papel balanceado no trabalho.
	 d)
	São indicadores utilizados para mensurar o critério "Integração Social na Organização": ausência de preconceitos, igualdade e privacidade pessoal.
	5.
	A experiência de Hawthorne, realizada em 1927, em uma fábrica da Western Electric Company, localizada no bairro de Hawthorne, em Chicago, deu origem à Escola das Relações Humanas, isto é, os resultados dessa pesquisa proporcionaram o delineamento dos princípios básicos da Escola das Relações Humanas, também conhecida como Behaviorismo. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta o objetivo dos estudos de Hawthorne:
	 a)
	O objetivo dos estudos de Hawthorne era avaliar a correlação entre o nível de rotatividade dos funcionários e o retorno financeiro da empresa.
	 b)
	O objetivo dos estudos de Hawthorne era verificar por meio de métodos científicos o tipo de atividade ideal para cada tipo de colaborador.
	 c)
	O objetivo dos estudos de Hawthorne era analisar o impacto da infraestrutura do trabalho na produtividade dos trabalhadores.
	 d)
	O objetivo dos estudos de Hawthorne era promover melhores condições de trabalho para os trabalhadores da empresa.
	6.
	Sabe-se que as pessoas reagem de forma diferente ao mesmo estímulo. Isto ocorre porque há vários fatores que influenciam este processo. Sobre os fatores que influenciam no processo de percepção, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Atitudes, motivações e interesses do observador são aspectos que influenciam a percepção.
(    ) O contexto ou ambiente no qual as pessoas e objetos se encontram não influencia a percepção.
(    ) A intensidade, mudança e frequência do estímulo são fatores que influenciam no processo de percepção.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V.
	 b)
	V - F - V.
	 c)
	F - V - V.
	 d)
	V - V - F.
	7.
	A qualidade de vida no trabalho é um tema que vem sendo discutido nas organizações há muito tempo. Além do salário e dos benefícios, os funcionários buscam cada vez mais melhorias no ambiente de trabalho. Sendo assim, sobre a Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), analise as sentenças a seguir:
I- Qualidade de Vida no Trabalho está relacionada desde a segurança do ambiente físico até a forma como se lida com as situações de crise e conflito dentro da organização.
II- Pode-se dizer que Qualidade de Vida no Trabalho tem uma perspectiva biopsicossocial, e o equilíbrio dessas três dimensões (biológica, psíquica e social) reflete na produtividade e no crescimento da organização.
III- Qualidade de Vida no Trabalho refere-se exclusivamente à segurança no ambiente de trabalho e por isso seus programas não precisam envolver temas como bem-estar e lazer.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença III está correta.
	8.
	Processo de atenção é considerado, em Psicologia, um processo psicológico pelo qual as áreas relacionadas à inteligência auxiliam e selecionam estímulos, estabelecendo, desta forma, relações entre eles. Também é considerada um processo psíquico, que permite concentrar a atividade mental sobre um fato determinado. Considerando o que o processo de atenção envolve, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A capacidade de inteligência interpessoal.
(    ) A capacidade de concentração.
(    ) O tempo em que a atenção é mantida em determinado foco.
(    ) A capacidade de sentir um afeto ou desejo.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - F.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	F - V - F - V.
	9.
	Existem três fatores que influenciam no processo de percepção da realidade: estímulo, situação e observador. Com relação a esses três fatores, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Estímulo.
II- Situação.
III- Observador.
(    ) Contexto no qual a percepção de objetos, pessoas ou fatos ocorrem.
(    ) Refere-se às características daquilo que se observa.
(    ) Indivíduo que observa as