Buscar

fundamentos das analises clínicas aula 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

MATÉRIA: FUNDAMENTOS DAS ANÁLISES CLÍNICAS - aula 1
INTRODUÇÃO AS BOAS PRÁTICAS LABORATORIAIS
Sistema da qualidade relativo à organização e às condições sob as quais os estudos em laboratório e no campo são planejados, realizados, monitorados, registrados, relatados e arquivados. (ANVISA 2001)
Esse conceito abrange todos os tipos de laboratórios de forma geral sem focar em nenhum tipo específico, contemplando os produtos para a saúde humana, vegetal, animal e ao meio ambiente, como nos seguintes casos: 
DEFINIÇÃO: Boas práticas de laboratório são o conjunto de normas que dizem respeito à organização e às condições sob as quais estudos em laboratório] e/ou campo são planejados, realizados, monitorados, registrados e relatados.
PRINCÍPIOS: Fixar os padrões mínimos para um laboratório funcionar adequadamente visando o homem/vegetais/animais e o meio ambiente.
ABRANGÊNCIA: Os princípios das BPL são aplicáveis a estudos relacionados à saúde humana, vegetal, animal e ao meio ambiente, nos casos previstos nas respectivas normas.
INFRAESTRUTURA LABORATORIAL
Atualmente, no Brasil, a legislação que regulamenta esse setor é a RDC nº 50 de 21 de fevereiro de 2002, que dispõe sobre o regulamento técnico para planejamento, programação, elaboração e avaliação de projetos físicos de estabelecimentos assistenciais de saúde. O layout de um laboratório pode também ser considerado um tipo de contenção laboratorial conhecida como barreira secundária. Os níveis de riscos em biossegurança são estabelecidos de acordo com o agente patológico de maior classe de risco envolvido, e as características físicas, estruturais e de contenção de um laboratório estão relacionadas justamente ao nível de risco que será manipulado naquele local.
SEGURANÇA NO LABORATÓRIO
Por se tratarem, na sua maioria, de reagentes químicos e biológicos, um dos pontos críticos diz respeito à estocagem e ao armazenamento desses produtos, que devem seguir rigorosamente as normas técnicas e regulações dos órgãos competentes.
A fim de se garantir a segurança no laboratório e minimizar riscos de acidentes, todos os laboratórios deverão ser sinalizados de forma a orientar e advertir quanto aos potenciais riscos ali presentes. Para isso existe um padrão de sinalização com símbolos que representam riscos e prevenções. Vejamos algumas simbologias de riscos a seguir: PISO MOLHADO / CHOQUE ELÉTRICO / NÃO FUME / RADIAÇÃO/PERIGOS VÁRIOS / EXTINTOR / TÓXICO / NOCIVO/ CORROSIVO/INFLAMÁVEL/ EXPLOSIVO / OXIDANTE / 
Além da simbologia, também é utilizado um sistema padrão de cores, regulamentado pelo Ministério do Trabalho, visando a prevenção de acidentes e identificando os equipamentos de segurança, delimitando áreas de risco, identificando os sistemas de condução de líquidos e gases nas indústrias e, principalmente, advertindo contra os possíveis riscos de acidentes. É importante ressaltar, porém, que somente a utilização de um sistema de cores não é
suficiente para garantir a qualidade de um sistema de segurança e que este deve estar associado a outras estratégias de prevenção de acidentes.
Dessa forma, é possível compreendermos que para cada material deverá existir um local definido e identificado para o armazenamento, assim como um fluxo de entrada e saída de materiais, a fim de se garantir a segurança e o armazenamento desses produtos. Esses ambientes geralmente necessitam de controle de temperatura e umidade. Alguns produtos de origem biológica também precisam de armazenamento sob refrigeração para se garantir uma estocagem segura e sem riscos para a comunidade e para os trabalhadores.
Parte superior do formulário
1. Aprendemos que as Boas Práticas Laboratoriais (BPL) são um conjunto de normas que dizem respeito à organização e às condições sob as quais estudos em laboratórios e/ou campo são planejados, realizados, monitorados, registrados e relatados. As BPL abrangem diferentes áreas. Assinale a alternativa que não representa uma abrangência das BPL:
Produtos farmacêuticos / Aditivos de alimentos / Produtos veterinários /Produtos químicos / Produtos têxteis
Parte inferior do formulário
Comentário Parabéns! A alternativa "E" está correta.As BPL apresentam como princípios os padrões mínimos para um laboratório funcionar adequadamente visando a proteção do homem/vegetais/animais e o meio ambiente. São aplicáveis a estudos relacionados à saúde humana, vegetal, animal e ao meio ambiente, nos casos previstos nas respectivas normas, não se enquadrando a produção têxtil.
Parte superior 2. Os extintores de incêndio podem também ser considerados Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC). Existem cinco tipos de extintores classificados de acordo com o tipo de material e a classe de incêndio. Se durante o trabalho no laboratório uma centrífuga em funcionamento pega fogo, qual tipo de extintor deve-se utilizar?
Areia / Espuma física /Espuma química /Neve carbônica /Pó normal
Parte inferior do formulário
Comentário Parabéns! A alternativa "B" está correta.
Espuma física (mistura de água e substâncias tensoativas por injeção mecânica de ar) é o extintor preconizado para apagar fogos da classe de incêndio C, que ocorre em equipamentos energizados.

Continue navegando