Buscar

A arquitetura romana e suas estruturas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A arquitetura romana e suas estruturas
Por: Lucas Vicente Nunes
	Durante o período em que o império romano tinha força e seguia seu curso de dominação e integração dos territórios e povos vizinhos a arquitetura e arte produzida por este povo atingiu o “apogeu”, edificando grandes estruturas sustentadas por arcos e colunas, teatros com eficiência acústica ainda hoje invejáveis e sistemas urbanísticos munidos de todos os sistemas básicos existentes a época para a melhor qualidade de vida do seu povo. Dentre os feitos do império romano os mais significativos foram os aquedutos, as termas, os arcos triunfais e os teatros;
· Os aquedutos: Eram grandiosas estruturas geralmente em pedra, que podiam tanto serem subterrâneas quanto suspensas por grandes arcos estruturais que suportavam sobre si uma canaleta pela qual a agua era conduzida usando somente a força da gravidade, desta forma os gregos abasteciam suas cidades que muitas vezes se situavam distantes de fontes naturais de agua. Os aquedutos permitiram que os romanos levassem a todos os seus reinos a qualidade de vida pela qual este povo tanto presava, mesmo aos reinos conquistados os romanos levavam fontes de agua limpa e banhos públicos além disso os aquedutos tinham função de abastecer com agua a mineração, a agricultura e os jardins. Os aquedutos contavam ainda com tanques de sedimentação que tinham a função de eliminar qualquer detrito que pudesse conter a agua.
· As termas: Também conhecida como banho público, este espaço tinha para o povo romano várias funções, dentre as quais estavam a higiene pessoal, a terapia através das aguas e o convívio social do povo, as termas tinham geralmente seu uso dividido entre homens e mulheres de acordo com os períodos do dia, sendo que durante a manhã tais espaços eram reservados as mulheres e a tarde ficavam restritos aos homens, tais termas possuíam ainda a divisão entre banhos de vapor, banhos quentes e banhos frios, sendo chamados a época respectivamente de caldarium, tepidarium e firigdarium. Acredita-se que tal costume tenha surgido na Grécia antiga e tenha sido incorporado a cultura romana no decorrer da conquista da Grécia pelo império romano, o costume ainda foi passado para outros povos, visto que os romanos moldavam cultural e economicamente os povos por eles conquistados.
· Arcos Triunfais: Eram estruturas geralmente decorativas, construídos a mando dos imperadores, comumente ao final de guerras com o intuito de comemorar vitorias e ou demonstrar o poder do imperador, vários arcos triunfais foram construídos durante o império romano como comemoração da ascensão de novos reis ao poder, conquistas de novos territórios, a construção de pontes ou estradas e até mesmo para celebrar e ou memorar a morte de algum membro da família imperial. Estes arcos possuíam uma ou mais passagens, projetadas com a largura de uma rua, e eram geralmente decorados com esculturas, relevos e dedicatórias.
· Os teatros: Os teatros romanos eram divididos em três tipos, o Circo romano, onde eram realizadas corridas de cavalos, o Anfiteatro romano, onde eram feitos os duelos entre os gladiadores e o Teatro romano, onde eram encenadas as peças teatrais e apresentações musicais. O teatro romano deriva diretamente dos teatros gregos, sendo assim possuem grandes semelhanças, como a planta em semicírculo e a utilização da encosta de morros para formação das arquibancadas. A principal diferença entre os teatros gregos e romanos surgiu algum tempo depois com a introdução de arquibancadas de concreto por parte dos romanos, o que permitiu a elevação das arquibancadas, possibilitando a construção de tais obras em quaisquer terrenos, como o Teatro de Marcelo, que construído em um terreno relativamente plano possui 111 metros de diâmetro em uma planta semicircular e comportava aproximadamente 15 mil espectadores em uma arquibancada dividida em dois níveis.

Outros materiais