A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
Aols 3 Introdução a profissão de nutrição

Pré-visualização | Página 1 de 2

41256 . 7 - Introdução À Profissão (Nutrição) - 20211.C
Avaliação On-Line 3 (AOL 3) - Questionário
Avaliação On-Line 3 (AOL 3) - Questionário
Agraene Barros Fernandes de Carvalho
Nota finalEnviado: 20/04/21 20:34 (BRT)
9/10
Assignment Content
Assignment Content
	Pergunta 1
/1
A (o) _________________________________ foi instituído pela Lei nº 6.321, de 14 de abril de 1976 e regulamentado pelo Decreto nº 5, de 14 de janeiro de 1991, que priorizam o atendimento a pessoas de baixa renda, isto é, aqueles que ganham até cinco salários mínimos mensais. Este Programa, estruturado na parceria entre Governo e empresa e. Assinale a alternativa correta que preenche corretamente a lacuna acima: 
Ocultar opções de resposta 
		SAPS 
		UAN    
		PNAE . 
		PAT 
 Resposta correta
		SISVAN 
		
	Pergunta 2
/1
 A Nutrição em Saúde Pública é a parte da Saúde Pública que enfoca os aspectos da alimentação e nutrição relacionados ao bem-estar de saúde das populações. O interesse no estudo da nutrição humana por parte dos profissionais de saúde pauta-se na influência que os fatores nutricionais, sejam por deficiência ou por excesso, exercem no perfil de morbimortalidade das nações. Assinale a alternativa correta a respeito da nutrição e saúde pública. 
Ocultar opções de resposta 
		 A transição nutricional pode ser conceituada como um fenômeno no qual não ocorrem mudanças nos padrões de distribuição dos problemas alimentares de uma população. 
		Embora se disponha de conhecimentos técnicos para solucionar a maior parte dos problemas de nutrição existentes, a atuação profissional do nutricionista no campo da Saúde Pública está bem avançado no país. 
		 O aumento expressivo do excesso de peso observado no Brasil também tem ocorrido em vários países do mundo. Desse modo, atualmente, o excesso de peso – que compreende o sobrepeso e a obesidade, porém, ainda não tem sido considerado um dos maiores problemas de saúde pública, em função da magnitude e velocidade de sua evolução, bem como, por afetar todas as faixas etárias. 
		 O direito à alimentação é um direito do cidadão, portanto, dever do Estado e responsabilidade da sociedade. Nesse sentido, a busca em garantir o direito à alimentação de qualidade para todos os indivíduos, passa pela construção de um novo paradigma de sociedade, que tenha como eixo central a saciedade da fome do ser humano. 
		No Brasil, inúmeros são os desafios encontrados para que a população alcance um nível ótimo de nutrição. A complexidade dos problemas alimentares, advindos da transição nutricional em curso no país, tem imposto reformulações que possam ser solucionadas em longo prazo ao setor, a fim de responder as novas demandas alimentares. Resposta correta
	Pergunta 3
/1
 O Programa de alimentação do trabalhador- PAT busca promover a saúde do trabalhador e prevenir as doenças relacionadas ao trabalho ao garantir a sua alimentação. Assinale a alternativa que não condiz com o PAT. 
Ocultar opções de resposta 
		O PAT é um programa, estruturado na parceria entre Governo, empresa e trabalhador, tem como unidade gestora o Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho da Secretaria de Inspeção do Trabalho.    
		A proposta é garantir que, independentemente do salário, o trabalhador terá acesso a uma alimentação apropriada. 
		O Pat priorizam o atendimento aos trabalhadores de baixa renda, isto é, aqueles que ganham até três salários mínimos mensais. Resposta correta
		PAT não é obrigatória nem para a empresa nem para o trabalhador, portanto, é uma aderência voluntária. 
		o PAT busca promover a saúde do trabalhador e prevenir as doenças relacionadas ao trabalho ao garantir a sua alimentação. 
		
	Pergunta 4
/1
 Os nutricionistas ministram cursos de aperfeiçoamento profissional, especializações, cursos técnicos e outros na área de nutrição e saúde, participando de um corpo docente. Também realizar estudos, pesquisas e trabalhos experimentais em alimentação e nutrição”. Assinale a alternativa que condiz com a área descrita no trecho acima. 
Ocultar opções de resposta 
		Nutrição no ensino, pesquisa e na extensão.     Resposta correta
		Nutrição na cadeia de produção e comércio de alimentos. 
		Nutrição esportiva. 
		PAT. 
		PNAE. 
		
	Pergunta 5
/1
O nutricionista é o profissional responsável pela alimentação adequada em todas as faixas etárias. Compreende a anatomia e fisiologia da glândula mamária e do sistema digestivo do lactente, conhece a técnica de amamentação e sabe prevenir e tratar os problemas que podem complicar o processo de amamentação. Assinale a alternativa que contém a subárea do nutricionista que se relaciona com o texto acima. 
Ocultar opções de resposta 
		 Assistência nutricional e dietoterápica personalizada 
		 Assistência Nutricional e Dietoterápica em Centrais de Terapia Nutricional. 
		 Assistência Nutricional e Dietoterápica em Bancos de Leite Humano (BLH) e Postos e Coleta. Resposta correta
		 Assistência Nutricional e Dietoterápica em Instituições de Longa Permanência.  
		 Assistência Nutricional e Dietoterápica em Lactários.  
		
	Pergunta 6
/1
A nutrição esportiva é uma especialidade que cresce a cada dia no Brasil. Cada vez mais, não só atletas, como também praticantes de atividade física descobrem o quanto ela pode trazer de benefícios ao seu desempenho e à sua saúde. Isso torna o mercado da nutrição esportiva uma área de extrema valorização e procura. Assinale a alternativa que se refere a nutrição esportiva. 
Ocultar opções de resposta 
		Atualmente a nutrição esportiva é considerada por alguns autores como o único fator que mais influencia o desempenho de atletas. 
		Nutrição esportiva é a área que aplica a base de conhecimentos em nutrição, alimentação e produção de alimentos.  
		 Nutrição esportiva é bem mais abrangente do que parece, uma vez que atende apenas atletas profissionais. 
		A suplementação para atletas como maratonistas por exemplo, é importante devido ao grande gasto energético que este atleta apresenta, esta suplementação não necessariamente deve ser controlada para que não sobrecarregue o organismo do atleta.  
		Dentre os principais objetivos da nutrição esportiva estão a promoção da saúde, melhora do desempenho e otimização da recuperação pós-exercício.    Resposta correta
	Pergunta 7
/1
Devido a transição epidemiológica e nutricional vivida no Brasil marcada pela dupla carga de doenças, com a convivência de doenças infecciosas e transmissíveis, desnutrição e carências nutricionais específicas e de Doença Crônicas Não-transmissíveis (DCNT) relacionadas à alimentação, em todas as faixas de renda da população, em particular entre as famílias de menor poder socioeconômico viu-se a necessidade de implantar um profissional Nutricionista para dar suporte às ESF. Assinale a alternativa que apresenta qual especialidade deste nutricionista. 
Ocultar opções de resposta 
		 Nutrição de alimentação coletiva 
		 Nutrição hospitalar.    
		 Nutrição esportiva 
 
		 Nutrição em Saúde pública. Resposta correta
		 Nutrição clínica. 
		
	Pergunta 8
/1
O suporte profissional do nutricionista deve ser prestado durante o controle do pré-natal, durante o parto, no puerpério e na primeira infância. O nutricionista possui algumas atribuições que são da sua profissão no banco de leite humano. Assinale a alternativa que não condiz com uma atribuição específica do nutricionista no banco de leite. 
Ocultar opções de resposta 
		Promover campanhas para captar doadoras de leite humano, divulgando as atividades do Banco de Leite Humano .
		Participar do planejamento e execução de programas de treinamento para pessoal técnico e auxiliar  
		Garantir a qualidade higiênico-sanitária do leite humano, desde a coleta até a distribuição  
		Incentivar o aleitamento materno 
		Realização de cardápios de acordo com a necessidade do paciente     Resposta correta
	Pergunta 9
/1
A (o)

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.