A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
7 pág.
Projeto Práticas educativas em tempo de ensino a distância, Estágio Currícular OBRIGATÓRIO III , PROTAGONISTAS, GESTÃO ESCOLAR

Pré-visualização | Página 1 de 2

3
7
	
	
	
	
	
	
	
	
	Centro Universitário Leonardo da Vinci
	
	
	
	
	
	
	
NOME DO(A) ACADÊMICO(A): ADRIANA DA SILVA LEITE	Comment by Jessiel: Insira aqui seu nome (ou dupla de estágio)
JANILSON SILVA E SILVA
LITERATURA EM PEDAGOGIA(PED3311)
TUTOR EXTERNO: CLARISSA DE OLIVEIRA PINHEIRO
PROJETO DE ESTÁGIO: PROTAGONISTAS, GESTÃO ESCOLAR
MÃE DO RIO
2021/7SEMESTRE 
	Comment by Jessiel: Atualizar o número das páginas de acordo com a estrutura do trabalho finalizado.
PARTE I: PESQUISA	3
1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA: ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E JUSTIFICATIVA	3
1.2 OBJETIVOS	3
1.3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA DA PESQUISA	4
PARTE II: PROCEDIMENTOS DE ESTÁGIO	6
2.1 METODOLOGIA	6
2.2 CRONOGRAMA	7
REFERÊNCIAS	8
APÊNDICES	9
1 PARTE I: PESQUISA
1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA: ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E JUSTIFICATIVA 
Área de concentração: METODOLOGIA DE ENSINO
Programa de Extensão: METODOLOGIA E ESTRATÉGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM
Projeto de Extensão: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA EM TEMPOS DE ENSINO A DISTÂNCIA
Produto Virtual: TRILGA PEDAGOGICA
Tema: GICANA CULTURAL: BATALHA RÍTMICA
Metodologia de ensino foi escolhida com o área de concentração , pois reúne estratégias de intervenções necessárias, para viabilizar meios para o discente construir o conhecimento, durante o processo de ensino-aprendizagem. 
 Em tempos de ensino à distância, as práticas pedagógicas devem ser dinâmicas e criativas para garantir a interação de todos. “Organizar as interações e atividades de modo que cada aluno se diante constantemente com situações didáticas que lhe sejam as mais fecundas” (Perrenoud, 1995, p.28). 
Para a eficácia desses métodos, o contexto escolar necessita de uma gestão preparada, inovadora e democrática, que abrace os desafios do cotidiano, buscando soluções que priorizem as expectativas de aprendizagem, efetivando a proposta política pedagógica da escola. E como toda democracia, os sujeitos que fazem parte da comunidade escolar devem participar ativamente. 
Partindo desse pressuposto, será analisado a função da gestão escolar e seus protagonistas, evidenciando a importância de metodologias eficazes em tempo de ensino a distância. 
1.2 OBJETIVOS	Comment by Jessiel: Descrever quais são os objetivos do seu estágio
· Analisar o papel fundamental da gestão escolar no processo ensino de Aprendizagem.
· Identificar os protagonistas atuantes na gestão educacional.
· Enfatizar a importância da metodologia do ensino utilizada no contexto escolar.
· Detectar práticas pedagógicas inovadoras e eficazes em tempo de ensino a distância. Evidenciar a necessidade da utilização das tecnologias da informação e comunicação para viabilizar o ensino Aprendizagem.
1.3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA	Comment by Jessiel: Trazer as fundamentações teóricas relacionadas ao tema que foi escolhido. Usar citações de autores que pesquisaram temáticas semelhantes, sempre referenciando adequadamente de acordo com as normas da ABNT.
A escola é composta por Profissionais da educação que atua coletivamente para promover um ensino de Aprendizagem e qualidade. A gestão exercer função fundamental nessa trajetória, com protagonistas atuantes, o Diretor e o coordenador pedagógico, que enfrentam desafios para organizar e direcionar de forma participativa o processo educacional. Buscam continuamente metodologias inovadoras e motivacionais para tornar as atividades escolares interativas e interessantes com o objetivo de gerar resultados concretos. 
Atualmente, devido a pandemia, a gestão escolar enfrenta algumas dificuldades para realizar suas práticas pedagógicas por meio da educação a distância. Tornou-se necessário fazer adequações e se adaptar ao chamado “ novo normal”. Os projetos escolares foram adaptados as plataformas tecnológicas e incorporados no contexto escolar, através do trabalho em equipe com novas significações e muita criatividade. O uso da internet e consequentemente das tecnologias da informação e comunicação, tornaram-se primordiais para a comunidade escolar. .
As Tecnologias digitais de comunicação e de informação , sobretudo o computador e o acesso a internet, começam a participar das atividades de ensino realizadas nas escolas brasileiras de todos os níveis. Em algumas, elas vêm pela conscientização da importância educativa que esse novo meio possibilita. Em outras são adotadas pela pressão externa da sociedade, dos pais e da comunidade. Na maioria das instituições, no entanto, elas são impostas, como estratégias comercial e política, sem adequação e reestruturação administrativa, sem reflexão e sem a devida preparação do quadro de profissionais que ali atuam. (KESNKI,2 006, P. 70). 
 Através das Tecnologias de Informação e Comunicação, a Gestão escolar propôs diferenciações nos métodos pedagógicos tradicionais, com a implementação de avaliações e aprendizagens baseadas numa pedagogia transformadora, alcançando mais autonomia e legitimidade. Isso só foi possível, porque todos os sujeitos da comunidade escolar, “abraçaram a causa e vestiram a camisa da educação inovadora” 
Tais atividades levaram à compreensão de que o uso das TIC nas escolas, principalmente com o acesso a internet, contribui para expandir o acesso à informação atualizada, per mite estabelecer novas relações com o saber que ultrapassa m os limites dos materiais instrucionais tradicionais, favorece a criação de comunidades colaborativa que privilegiam a comunicação e permite eliminar os muros que separam a instituição da sociedade . (ALMEIDA, 2003 , P113-114
2 PARTE II: PROCEDIMENTOS DE ESTÁGIO
2.1 METODOLOGIA	Comment by Jessiel: - Detalhar como as atividades de estágio serão realizadas a partir das definições do projeto de estágio (item I), relatando qual a instituição concedente que foi escolhida, qual será o produto virtual a ser elaborado, de acordo com o Programa e Projeto de Extensão.- Detalhar as informações para elaboração dos apêndices do Projeto de Estágio: Roteiro de Entrevista
A gestão escolar desenvolve métodos objetivando o desenvolvimento físico, psicológico, intelectual e social dos discentes. Para efetivar suas metas, articulam estratégias que incentivem a participação dos alunos e o grupo docente, com atividades diversificadas e convidativas. Procuram exercer uma gestão democrática e participativa. Segundo Ludke e André (2003, p. 15), “[...] não existe um método que possa ser recomendado como melhor ou mais efetivo [...] a natureza dos problemas é que determina o método, isto é, a escolha do método se faz em função do tipo de problema estudado”.
Observando a atuação da Gestão escolar durante a vivência do estágio, foi escolhido o Projeto de Extensão: “Práticas pedagógicas na educação básica em tempos de ensino à distância ”, resultando na criação de uma Gincana Cultural com a temática: Batalhas rítmicas. Foi desenvolvido atividades totalmente virtuais, utilizando uma abordagem atraente, com o intuito de alcançar a todos os discentes.
Com a permissão da Gestão escolar do Colégio Maria Odete Freitas, o projeto educacional foi apresentado e aprovado. Com uma temática convidativa “ Batalha rítmicas”, instigando a competição entre os alunos, além de trabalhar a interdisciplinaridade e a autonomia dos participantes.
2.2 CRONOGRAMA	Comment by Jessiel: Apresentar o cronograma copiando as datas já publicadas no AVA, no campo Notas e Avaliações.
	ETAPA
	AÇÃO A SER REALIZADA
	DATA PARA POSTAGEM (Flex) ou ENTREGA (Semipresencial)
	Etapa 1
	Escrita do Projeto de Estágio.
Postar/Entregar o Projeto de Estágio.
	03/07/2021
	Etapa 2