Buscar

Pulpite e teste térmico

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ENDODONTIA
1) Como proceder um teste térmico?
 O teste térmico mais utilizado é através do frio, no qual deve-se aplicar um gás refrigerante sobre a superfície de um cotonete, que será levado sobre o dente seco, primeiro na superfície de um dente sem sintomatologia dolorosa, de 3-5s a fim de verificar a resposta normal do dente, e em seguida o teste é reaplicado sobre o dente algógeno por 5s no qual deverá revelar algum estímulo, caso contrário reaplicar o teste por no máximo 3 vezes. Também pode ser feito o teste com calor, aquecendo uma guta percha e encostando sobre o dente seco e com vaselina, entretanto podem ocorrer falsos negativos por isso é pouco utilizado.
2) para que serve esse teste?
O teste frio estimulará forças hidrodinâmicas com movimento de contração do fluido dentinário, vasoconstrição e consequente ação sobre as fibras nervosa da polpa dentária. Sendo assim, em caso de resposta dolorosa intensa, o teste pode indicar a presença de uma pulpite irreversível sintomática quando o declínio de dor após o teste for lenta ou pulpite reversível ou dente sadio quando o declínio for rápido.
3) Descreva as características de uma pulpite irreversível.
A pulpite irreversível pode ser sintomática ou assintomática. Em casos sintomáticos há dor espontânea, intensa, contínua, que aumenta com o calor, inicialmente o frio causa dor porém em estágios finais o frio pode aliviar a dor, nesses casos a dor não melhora com o uso de analgésicos. Enquanto a pulpite irreversível assintomática não tem dor espontânea e pode ter resposta normal aos estímulos.

Outros materiais