A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
14 pág.
Artigo Coordenação PEDAGÓGICA 2

Pré-visualização | Página 3 de 4

ao público, o Centro Municipal de Educação Básica Lívia Lorene Bueno Maia atende nos turnos matutino e vespertino, tem início no período de 7h15 as 11h15 e das 13h às 17h horas de segunda a sexta-feira com alunos com turmas do 1° ao 5° do Ensino Fundamental. A escola possui 27 professores e atende 645 alunos.
Como instrumento metodológico de coleta de dados utilizou-se uma entrevista e questionário com um roteiro de 10 questões, que foi realizada com a coordenadora a pedagógica da escola.
De acordo com Lüdke e André (1986, p.33), a entrevista firma sua relevância quando é “uma das principais técnicas de trabalho em quase todos os tipos de pesquisa utilizados nas ciências sociais. Ela desempenha importante papel não apenas nas atividades cientificas como em muitas outras atividades humanas”. Esta entrevista leva a formulação das ideias apresentadas pelos professores e os pressupostos teóricos existentes, contemplando coerência ou não, apresentando assim os pontos de discussão. 
De acordo com a Coordenadora Pedagógica entrevistado, é função também de um Coordenador Pedagógico, acompanhar o professor na realização das atividades em sala de aula sugerindo melhorias a partir de diagnósticos realizados na turma. Além de buscar novos métodos e materiais para sugerir aos professores novas possibilidades de melhorar a prática em sala de aula. 
Pode-se observar no Centro Municipal de Educação Básica Lívia Lorene Bueno Maia, o trabalho do coordenador pedagógico se torna sobrecarregado, pois o mesmo além de ter que assumir sua função ainda tem que assumir o trabalho de alguns professores na sala de aula quando os mesmos estão ausentes, pois a escola não possui outros profissionais para substitui-los, o que acaba acarretando o trabalho do mesmo.
Reforçando a esse problema observado, a Coordenadora Pedagógica reforça que o mesmo enfrenta vários desafios para desenvolver seu trabalho e o principal fator do cotidiano escolar que dificulta ou interfere na ação do coordenador pedagógico hoje e a escola não possuir pessoal de apoio para assumir a sala de aula na ausência de professores e aí o coordenador acaba indo para sala de aula e deixa seu trabalho a desejar. Assim, a ideia dos autores abaixo está em consonância com as palavras do profissional entrevistado:
O desvio de função (DIAS-DA-SILVA e LOURENCETTI, 2002; CLEMENTI, 2001) é um dos maiores problemas presente no trabalho diário. Muitas atividades realizadas pelo Coordenador Pedagógico não são atribuições da função e sim de outros da equipe gestora, impossibilitando o coordenador de realizar atividades especificamente pedagógicas. (VIANA, 2017, p. 24).
O coordenador pedagógico ressalta ainda que: “Que fique bem claro que a função de um Coordenador Pedagógico é assessorar os professores e não fazer por eles”.
Para Libâneo (2001) o coordenador pedagógico é aquele que responde pela viabilização, integração e articulação do trabalho pedagógico, estando diretamente relacionado com os professores, alunos e pais. Junto ao corpo docente o coordenador tem como principal atribuição a assistência didática pedagógica, refletindo sobre as práticas de ensino, auxiliando e construindo novas situações de aprendizagem, capazes de auxiliar os alunos ao longo da sua formação. (LIBÂNEO, 2001 apud OLIVEIRA e GUIMARÃES, 2013, p. 01)
Conforme a Coordenadora Pedagógica, as atribuições são inúmeras, mas considero como mais importantes auxiliar o professor na busca de melhorar o processo ensino aprendizagem além de incentivar a busca constante da pesquisa. As principais ações desenvolvidas pelo Coordenador Pedagógico é realizar diagnósticos das turmas a fim de sugerir que possam auxiliar o professor a melhorar o aprendizado das turmas; coordenar as ações previstas no PPP da escola e motivar a equipe na realização das atividades além de assumir a função de professor também. 
E quanto às solicitações que recebe periodicamente de seu gestor, a Coordenadora Pedagógica ressalta que algumas são condizentes com a função, pois estão dentro das atribuições do cargo como, por exemplo, acompanhar os professores durante o planejamento; fazer visita nas salas de aula para verificar a ambiência dentro de outras atividades.
E sobre a relação entre a gestão escolar e ação do coordenador pedagógico, o profissional entrevistado ressalta que considera tal relação democrática, pois sempre compartilham decisões e buscamos soluções conjuntamente para os problemas. O coordenador pedagógico relata ainda que a influência está relacionada ao fato que ninguém consegue chegar a um objetivo sozinho, é preciso buscar juntos então nesse momento a gestão democrática é a melhor saída.
Portanto, segundo Porto (2015, p.08) sendo a escola, esse espaço educativo, socializador, e democrático a existência de uma boa relação entre gestão e coordenação pedagógica é fundamental no cotidiano escolar para que se alcance a aprendizagem e o sucesso escolar dos estudantes. É necessário nessa perspectiva, que gestão e coordenação compreendam que sob o termo gestão estão implícitas tarefas agrupadas. 
E ainda no que se refere à relação gestor e coordenador pedagógico a autora reforça ainda que:
Assim, como dizem Libâneo; Oliveira; Toschi (2011) dirigir e coordenar significa assumir, no grupo a responsabilidade por fazer a escola funcionar mediante o trabalho conjunto, para isso, precisa reconhecer que sua ocupação tem uma característica genuinamente interativa. (PORTO, 2015, p.08)
E para finalizar a entrevista o profissional entrevistado salienta que o trabalho pedagógico é de suma importância, pois é por meio dele que a escola consegue a sua função social já que a coordenação pedagógica é um das responsáveis pela organização das atividades e motivação da equipe em envolver para que os objetivos sejam alcançados.
Portanto, com o desenvolvimento da pesquisa campo pode-se notar que a Coordenadora Pedagógica muitas vezes assume a função de professor também. Sendo assim, a falta de profissionais para assumir a sala de quando os professores regentes estão ausentes é o maior desafio enfrentado pela Coordenadora Pedagógica no Centro Municipal Lívia Lorene Bueno Maia, deixando o seu o trabalho a desejar.
No entanto, segundo Diascânio (2019), o trabalho do coordenador pedagógico como muito complexo, pois não é fácil lidar com indivíduos, cada um com seus entendimentos da vida, suas necessidades, seus fracassos, seus receios, mas como a principal atribuição desse profissional é desenvolver uma formação continuada de qualidade, com empenho, dedicação, favorecendo as relações interpessoais, entendeu-se que ele precisa se preocupar em manter um ambiente de crescimento coletivo, no qual todos possam gostar de estar, de fazer parte de uma equipe. Claro, que é primordial a vontade individual, mas é sempre bom priorizar o planejamento coletivo, levando os indivíduos a se fortalecerem nessa equipe, com ações que possam se sentir responsáveis, comprometidos em suas práticas pedagógicas, valorizando o crescimento individual e coletivo, favorecendo o protagonismo estudantil.
3. C0NSIDERAÇÕES FINAIS
O presente estudo teve como objetivo analisar e refletir sobre a importância da atuação do Coordenador Pedagógico na construção da Gestão democrática e os desafios por eles enfrentados no Centro Municipal de Educação Básica Lívia Lorene Bueno Maia como analisar e compreender sobre os principais conceitos de gestão democrática na escola, qual a função de um Coordenador Pedagógico e a importância do seu trabalho no âmbito escolar.
Pode-se entender que Gestão Democrática é uma forma de administrar uma escola ou qualquer instituição, de maneira que aconteça a participação de todos os envolvidos: gestores, Coordenadores, professores e os demais funcionários da instituição, os alunos e a família, para que a instituição possa alcançar seus objetivos de forma coletiva.
 Percebe-se que apesar das inúmeras atribuições cargo de Coordenador Pedagógico citado no decorrer desse estudo, o mesmo, enfrenta muitos desafios para desenvolver seu trabalho e contatou-se

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.